Entenda as principais normas fiscais e saiba ao que ficar atento

entenda-as-principais-normas-fiscais-e-saiba-ao-que-ficar-atento

No Brasil a tributação é um assunto polêmico, principalmente em razão das elevadas obrigações fiscais e da questionável contrapartida do governo. Entretanto, tal situação não justifica o emprego de iniciativas que vão de encontro ao que determina a legislação fiscal e tributária.

Sendo assim, cumprir com as obrigações e normas fiscais é imprescindível para que uma empresa possa participar ativamente do mercado. Essa atitude permite que ela atue por meio de iniciativas lícitas e que não causem qualquer tipo de prejuízo para a sociedade.

Neste post você vai entender quais são as principais normas fiscais brasileiras, que vão desde o pagamento de tributos até a necessidade de formalização do negócio. Confira!

 

Conhecer as normas fiscais aplicáveis ao negócio

Para saber como aplicar e seguir a legislação é imprescindível conhecê-la. Por isso, o empresário deve estar atento ao seu regime tributário e suas obrigações fiscais e legais vinculados ao seu negócio.

Não é necessário ser um expert em leis para saber quais são as obrigações e a aplicabilidade da lei nas suas tarefas diárias. Para conhecer as normas fiscais aplicáveis ao seu empreendimento, basta contar com uma boa assessoria contábil e um gestor comprometido e preocupado com a manutenção das atividades da empresa.

Além disso, é imprescindível contar com um bom método de gestão que garanta a correta aplicação das normas fiscais e tributárias.

 

Formalizar seu negócio

Uma norma fiscal para a qual muitas pessoas não se atentam é a que diz respeito à formalização do negócio. Para crescer e se destacar no mercado, uma empresa precisa, antes de qualquer coisa, estar devidamente formalizada.

A formalização é essencial para manter o negócio na legalidade. É importante verificar como anda a situação da sua empresa e se ela necessita de alguma mudança no enquadramento, regime tributário ou qualquer outra questão relacionada à formalidade do empreendimento.

 

Recolher os tributos em dia

Recolher os tributos em dia é um dos grandes segredos para o crescimento de qualquer negócio. Entretanto, um dos problemas relacionados à tributação no país, além da sua carga tributária elevada, são os altos juros e multas cobradas em caso de não pagamento de obrigações tributárias e fiscais, que podem levar até mesmo grandes empresas à falência.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a obrigação ou não de pagar determinado tributo, opte sempre por realizar o pagamento e, posteriormente, se for o caso, solicite revisão e devolução dos valores. Jamais deixe de pagar seus tributos nas datas dos vencimentos.

 

 

Emitir e arquivar adequadamente suas notas fiscais

A emissão, controle e arquivamento de notas fiscais é uma estratégia de gestão altamente importante e eficaz para o bom funcionamento de uma empresa.

As normas fiscais são muito claras quanto a obrigatoriedade de emissão adequada e respectivo arquivamento de documentos. Atualmente, o mercado já disponibiliza softwares específicos que agregam funções de emitir, controlar e arquivar as notas fiscais.

 

Utilizar a tecnologia a favor do cumprimento das normas fiscais

A tecnologia é uma aliada dos empresários que trabalham buscando o cumprimento das normas fiscais. É possível encontrar softwares específicos para as necessidades de diferentes modalidades de negócios, visando sempre o controle na gestão fiscal da empresa.

Para sanar qualquer dúvida, busque orientações sobre as ferramentas disponíveis no mercado e quais se adaptam melhor às necessidades do seu negócio. Elas são muito eficientes e poderão te auxiliar no controle das atividades do seu negócio.

É necessário que o empresário tenha sempre em mente que o descumprimento das obrigações fiscais pode causar problemas sérios para a sua empresa. O impacto negativo pode impedir a participação em licitações, reduzir as chances de obter financiamentos, expor o empreendimento à multas e processos judiciais e, em alguns casos, até mesmo levar à falência.

Sendo assim, mantenha sua empresa em dia, invista em um sistema de controle e gestão que auxilie no cumprimento da legislação fiscal e tributária e garanta o pleno funcionamento do seu negócio.

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Emitir Nota Fiscal

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para documentos fiscais