6 erros de comunicação que podem estar afastando seus clientes

Erros de comunicação afastando clientes

A comunicação é uma arma poderosa para atrair e reter clientes. Pode até ser um clichê, mas ela é mais pura verdade. Empresas que comunicam bem seus propósitos, expõem de uma maneira inteligente seus produtos e serviços e – principalmente – ouvem o feedback de seu público-alvo elevam sua reputação, conseguem entender os anseios do mercado e desenvolver produtos e serviços inovadores. O contrário disso pode ser desastroso ou, no mínimo, trazer estagnação e falta de competitividade.

A seguir, conheça os erros de comunicação que são campeões em afastar clientes:

1 – Não planejar a comunicação

O plano de negócio é perfeito, os produtos e serviços são de alta qualidade, o público-alvo é promissor… Mas a comunicação falha e as pessoas não entendem direito o que a empresa produz e comercializa. Isso pode ser resultado da falta de planejamento.

Empresas que planejam sua comunicação conseguem visualizar com quem estão falando, como as pessoas gostam de receber as informações e também por quais canais fica mais fácil se aproximar delas.

2 – Erros de comunicação e a falta de diálogo

Há algum tempo aquela máxima da comunicação em que havia um emissor e um receptor deixou de existir. Com a chegada da internet, o público deixou de ser passivo e agora quer interagir com as marcas.

Emitir sem esperar feedback é um erro fatal. Não abrir canais de comunicação onde os consumidores possam expressar o que sentem e contribuir não significa que as pessoas não vão falar sobre a marca. Elas agora têm as redes sociais, os serviços online para fazer reclamações, podem indicar ou não indicar um produto ou serviço e o fazem o tempo todo na internet.

 

3 – Falar com todos os públicos de uma mesma forma

O público de uma empresa não é somente o cliente. Existem vários outros públicos que merecem atenção – colaboradores, parceiros, fornecedores, fãs, influenciadores, etc.

É preciso conhecer estes públicos e encontrar formas para dialogar com cada um deles, saber quais os melhores meios de comunicação e qual o tom que deve ser empregado em cada comunicação. Não dá mais para tratar todo mundo da mesma forma.

4 – Ter apenas um canal de comunicação

Muitas empresas pensam que ter um site corporativo é suficiente. Não é mais assim. É preciso ir até onde o público está, investir em redes sociais, criar ambientes virtuais de interação, promover eventos, etc.

5 – Não investir em conteúdo

Somente a comunicação institucional – aquela em que a empresa fala somente sobre seus produtos e serviços – já não é mais suficiente. Os consumidores são assediados por inúmeras iniciativas de mídia e se dispersam em apenas um clique. A batalha agora é pela atenção.

Por isso, investir em marketing de conteúdo – ou seja, em comunicações que levem valor para a vida das pessoas – é cada vez mais importante para conquistá-las, gerar e manter um relacionamento, mantê-las interessadas na marca e prepará-las para a compra. Isso é mais do que fazer apenas propaganda.

6 – Não ter bom humor

A distância entre empresas e consumidores, cada vez mais, tem que desaparecer. É preciso criar meios e maneiras de se comunicar que os faça se sentirem animados com o contato com a marca. É preciso investir na experiência do consumidor, criando ações de entretenimento e descontração.

As empresas que mais se aproximam de seus consumidores são aquelas que se comunicam com bom humor e fazem de cada comunicação uma oportunidade para a conquista.

 

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