Gestão de Estoque

Como saber se está na hora de renovar o estoque da loja?

Entender o melhor momento para renovar o estoque é um mistério pra você? Então confira este texto agora!

PUBLICADO EM 19 DE dezembro DE 2023 4 minutos de leitura

Você já deparou com aquela situação chata quando o cliente deseja um produto da sua linha, mas ele está esgotado no estoque? Provavelmente sim, não é mesmo? 

Mesmo que uma das principais regras seja ter tudo aquilo que você oferece sempre à disposição do cliente, sabemos que não é sempre assim que acontece. Erros de cálculo podem acontecer, um fornecedor pode atrasar uma entrega, mas essa situação ocorre principalmente se seu comércio não realiza um controle de estoque eficiente. 

Mas não se preocupe! Fizemos esse post para te ajudar a saber o momento certo de renovar o estoque da loja e como administrá-lo de maneira eficiente. Boa leitura!

Por que a previsão de estoque é tão importante? 

Erros com a previsão de estoque não é privilégio de pequenas empresas. Pode parecer coisa de amador, mas até a gigante da tecnologia Apple, quando foi lançar seu famoso iPhone 5, em 2012, teve problemas com uma previsão de demanda malfeita. 

Isso porque, na época, o lançamento do smartphone causou tanto alvoroço que muitas mais pessoas tentaram adquirir o aparelho, se deparando com o tempo de espera muito longo, visto que a Apple não estava preparada para esta demanda. 

E, como sabemos, isso não pega bem para a imagem do negócio (tanto que nos demais lançamentos, isso não voltou a acontecer). Para não deixar que algo parecido aconteça no seu comércio, listamos algumas dicas abaixo que irão tornar seu controle de estoque mais eficiente. Veja:

Tenha um controle rígido 

Tudo que o que entra e sai do estoque deve estar devidamente registrado. Se você ainda não possui esse tipo de controle, trate de providenciá-lo, começando por um inventário para catalogar todos os itens que se encontram no seu estoque no momento. 

Outro detalhe importante é observar a data de vencimento dos produtos, se este for o caso, ou em quanto tempo ficarão obsoletos — eletrônicos e roupas, por exemplo, possuem um período de comercialização antes que saiam de moda e deixem de ser desejados pelos consumidores. 

Isso porque, sempre que seu estoque estiver alto, mas com seus produtos chegando ao fim do prazo de validade ou prestes a sair de linha, é interessante realizar uma queima de estoque. Assim, mesmo vendendo-os a um preço mais barato, é possível evitar maiores prejuízos.

Estabeleça processos 

Para evitar falhas e tornar o controle efetivo, você deve estabelecer processos de rotina para atualização do status do seu estoque. Por exemplo, é essencial que sempre que um produto for vendido, você dê baixa dele no seu estoque, para que não aconteça do mesmo item ser vendido duas vezes. 

Defina períodos para fazer inventários, em que você irá conferir se o estoque é o que está no papel. Isso pode ser diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo do volume de vendas e da rotatividade de produtos. E, dependendo do tamanho da empresa, é fundamental capacitar sua equipe para compreender e seguir o processo de atualização do estoque. A conscientização é fundamental para evitar erros. 

Mapeie os fluxos 

Agora que você já tem seu controle definido, é preciso avaliar o histórico do seu estoque e ter a visão exata dos produtos que possuem maior saída, dos que não saem tanto e de em que época do ano acontece o maior fluxo dessas transações. 

Uma boa dica para realizar esse processo com mais efetividade é trocar a velha planilha por um software de gestão. Esses sistemas são bem interessantes pois automatizam os processos, dando baixa no estoque de maneira imediata. Em vez de precisar digitar produto por produto, esses sistemas usam códigos de barras, etiquetas ou scanners para facilitar o processo e evitar erros. 

Além disso, a atividade de administração da loja torna-se integrada e agilizada, permitindo que gestor identifique facilmente os produtos mais vendidos e quais itens dão mais lucro. Assim, será possível planejar melhor as compras e definir facilmente o momento de realizar uma liquidação e renovar o estoque da loja! 

 

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