Gestão Administrativa

Pequenos negócios: o crescimento do pequeno varejo no Brasil

Os pequenos negócios representam uma grande fatia do mercado e têm impulsionado, e muito, a economia do país

PUBLICADO EM 31 DE agosto DE 2022 4 minutos de leitura

Se você pensa em abrir um pequeno negócio mas acredita que não será de grande visibilidade, por conta do pequeno porte, temos uma ótima notícia: os pequenos negócios representam uma grande fatia do mercado e têm impulsionado, e muito, a economia do país. Quer saber mais? Continue com a gente até o final deste artigo.

Pequenos negócios representam 30% do PIB do Brasil

É isso mesmo o que você leu! As micro e pequenas empresas vêm tendo uma crescente participação no PIB brasileiro, sendo avaliadas como fator fundamental para a nossa economia. Desde 1985, quando sua participação ainda correspondia a 21%, até 2022, onde atinge a marca de 30% do PIB do país, gerando em torno de R$ 420 bilhões de renda anual.

E o melhor: caso o setor de pequenos negócios siga nesta crescente de pelo menos 3% ano após ano, sua participação poderá chegar a 40%. É o que afirma Carlos Melles, presidente do Sebrae: “Em países desenvolvidos, a participação dos pequenos negócios no PIB fica em torno de 40% a 50%. Se em 10 anos conseguirmos promover esse crescimento, toda a economia sai beneficiada, graças ao poder que as MPE [micro e pequenas empresas] têm de gerar renda e empregos”.

Crescimento exponencial e lucrativo

Além de ser fundamental para a economia, o pequeno varejo no Brasil vem tendo uma onda de crescimento notável. Em 10 anos, de 2012 até 2022, a quantidade de pessoas que começaram a empreender seu pequeno negócio foi de 20,5 milhões para 25,9 milhões, correspondendo a impressionantes 26% de crescimento.

Segundo estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas e Sebrae, as atividades de Comércio e Serviços são os segmentos que mais impulsionam este crescimento do pequeno varejo, correspondendo juntas a 23% da categoria. Acredita-se que isso se dê pelas características especiais do setor, como a presença em cada bairro dos mais de 5.568 municípios brasileiros e o fato de seus clientes serem mais próximos, gerando um maior vínculo e fidelização. Isso faz com que pequenos negócios sejam ainda mais competitivos e lucrativos, tendo grande importância social e econômica no nosso país.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2020, os pequenos mercados cresceram em 10% sobre 2019, faturando mais de R$ 189,7 bilhões e superando o resultado dos supermercados grandes (R$ 119,3 bilhões) e até mesmo dos hipermercados, que faturaram R$ 108,5 bilhões no ano de 2020.

Maior resistência em momentos de crise

Ainda na dúvida sobre a importância do pequeno varejo na economia brasileira? Pois saiba que micro e pequenas empresas têm uma maior tendência de permanecerem firmes, mesmo em momentos de crise financeira. Isso acontece porque, por serem menores, possuem menos funcionários e, consequentemente, são menos propensas a realizar algum tipo de demissão em momentos difíceis. Ou seja: micro e pequenas empresas têm se mostrado mais confiáveis e até mesmo mais estáveis no mercado.  

O pequeno varejo e sua facilidade para se reinventar

Um dos maiores benefícios das micro e pequenas empresas é a facilidade para se reinventar e aplicar rapidamente mudanças no seu negócio. Afinal, os processos e estruturas internas de pequenos negócios são enxutos quando comparados com grandes empresas. Por isso, é relativamente mais simples de aplicar determinadas mudanças de curso, como implementar novos produtos ou reduzir o leque de mercadoria.

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Pequenas empresas beneficiam 40% da população brasileira

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, mais de 86,5 milhões de pessoas se beneficiam por pequenas empresas no Brasil. Este número supera países como França, Reino Unido, Argentina e África do Sul. Ainda este ano, no mês de março, 9 em cada 10 vagas de emprego foram geradas por pequenos negócios. Isso corresponde a  88,9%, mais de 1 milhão de admissões. 

Ou seja: abrir o seu pequeno negócio é sim muito promissor nos dias atuais. O consumidor tem papel fundamental nesta promessa, já que é o responsável pelo lucro das micro e pequenas empresas do Brasil inteiro. E, no final, todos saem ganhando, já que é o pequeno negócio que oferece a maior parte dos empregos e contribui com boa parte da rentabilidade nacional.

Agora que você entendeu como está o mercado do micro e pequeno varejo no Brasil, o que está esperando para tornar o seu sonho realidade? Comece hoje mesmo o seu plano de negócios e dê o primeiro passo rumo ao sucesso do seu negócio. Ah! E conte com a Hiper para tornar essa jornada ainda mais leve e simplificada.

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