Já faz um tempo que só se fala em crise. E mesmo com tanta coisa contribuindo para a sensação de que a grana está sempre curta, sua empresa precisa vender. Em vez ficar esperando as coisas melhorarem, é preciso pensar em maneiras de atrair o consumidor e aumentar as vendas.
E uma das formas mais eficientes de fazer isso é realizar uma promoção de vendas, ou seja, adotar um conjunto de medidas para aumentar as vendas em determinado período.
O que é uma promoção de vendas?
Para tornar o conceito mais claro, podemos definir a promoção de vendas como uma estratégia de marketing temporária, projetada para incentivar a compra imediata ou alguma outra ação específica dos consumidores. Geralmente, envolve ofertas especiais, descontos, brindes, concursos ou outras vantagens que são oferecidas aos clientes por um período limitado.
Entre os objetivos podem estar:
- aumentar as vendas
- atrair novos clientes
- reter os existentes
- liquidar estoques
- lançar novos produtos
- promover a marca
As promoções de vendas são frequentemente usadas para criar um senso de urgência e estimular os consumidores a tomar decisões rápidas, aproveitando as ofertas vantajosas disponíveis por tempo limitado. Elas podem ocorrer tanto online, em e-commerce, quanto em lojas físicas, eventos promocionais ou em outros canais de vendas.
O sucesso dessa estratégia depende de fatores externos (reação do mercado, posicionamento dos concorrentes) e internos (planejamento, execução). Nosso foco deve ser naqueles que podemos controlar, uma vez que dependem de nossas decisões e ações.
Como planejar uma promoção na loja?
Planejamento é fundamental nessa hora. Comece planejando bem sua promoção. Todas as demais etapas serão bem-sucedidas se o planejamento for minucioso, com atenção a cada detalhe.
Alguns cuidados são essenciais na hora de planejar uma promoção. Confira algumas dicas a seguir.
1. Determine os objetivos da promoção de vendas
Como citamos, a promoção pode ter vários objetivos e é muito importante que você defina o principal. Pode se incentivar a venda de um determinado produto, apresentar um novo produto ou linha, reduzir estoques, conquistar novos clientes ou fidelizar antigos.
Para cada objetivo, existem ações diferentes que podem ser implantadas, daí a importância de saber exatamente o que se deseja. Se a meta é fidelizar, por exemplo, anunciar descontos para quem já está cadastrado na sua base de clientes pode melhorar o relacionamento deles com a marca.
2. Defina o público-alvo para fazer uma boa comunicação
Cada perfil de clientes requer uma abordagem específica. Por isso é tão importante definir a quem se destina a promoção na hora de elaborar as peças de comunicação: spots de rádio, cartazes, outdoors, etc. Uma vez que você saiba quem é seu público, poderá pesquisar quais são os canais preferidos dele e qual o seu jeito de falar.
Planeje a divulgação da campanha com cuidado, de modo a alcançar o maior número possível de pessoas. Certifique-se de que sejam mostradas todas as informações necessárias, de forma clara. É importante que o consumidor possa identificar facilmente os benefícios da oferta e sentir que a promoção é irresistível.
3. Defina quais benefícios serão oferecidos
Pode ser um desconto ou um prazo especial. Ou ainda vales-brindes, sorteios e jogos. O que determina qual é mais adequado é o produto a ser promovido e o perfil do público-alvo. Descreva a mecânica da promoção, ou seja, todas as ações necessárias para a sua realização.
4. Defina a duração
Um dia, uma semana, um mês… uma promoção tem que ter um prazo final. Se ela se estende indefinidamente, o benefício adicional oferecido passa a fazer parte do produto ou serviço, reduzindo, assim, o seu impacto.
Além disso, é preciso calcular por quanto tempo é economicamente viável manter a promoção para que ela não dê prejuízos para o estabelecimento.
5. Avalie os custos da promoção
Identifique os valores dos desembolsos necessários com a produção do material de divulgação, despesas de publicidade, brindes, etc. Assim será possível saber se a promoção é viável.
Normalmente, em uma promoção, a margem de lucro pode diminuir, sendo compensada pelo volume em vendas. Por isso que o sucesso vai depender do objetivo inicial.
6. Tenha um sistema de gestão
Falando em cálculos, um software pode auxiliar no acompanhamento de todos os aspectos essenciais do negócio: a produtividade nas vendas, o controle do estoque, controle financeiro (recebimentos e pagamentos, fluxo de caixa), contabilidade e tributação.
A adoção do software de gestão permitirá poupar tempo, recursos e mão-de-obra, os quais podem ser direcionados para o esforço de vendas. E mais, bons sistemas de gestão ajudam os gestores a terem bons insights sobre o negócio.
7. Revise seu planejamento
Veja se conseguiu prever todas as variáveis importantes: objetivo, benefícios, público-alvo, prazo, recursos, comunicação. Concluído o planejamento, é hora de pôr sua promoção de vendas em ação.