Como se diferenciar da concorrência

Como se diferenciar da concorrência e vender mais?

Entender como destacar a sua empresa frente a seus concorrentes é indispensável para o crescimento do seu negócio.

A vida de empreendedor não é nada fácil. Montar um negócio abrange vários desafios, dentre as dificuldades iniciais, saber como se diferenciar da concorrência e vender mais é uma das dúvidas mais frequentes e que mais tira o sono dos empreendedores, nesse início de jornada.

Essa dúvida é ainda maior e mais frequente quando os produtos/serviços oferecidos são exatamente os mesmos. Muitas vezes, essa é uma dificuldade enfrentada por quem trabalha com varejo e enfrenta concorrentes que estão há mais tempo no mercado.

E nessa busca, a saída mais comum é sempre tentar se diferenciar da concorrência pelo preço. No entanto, esse é um posicionamento que se feito sem planejamento e estrutura pode acabar prejudicando a empresa. Afinal, entrar na guerra por preços prejudica a sua margem de lucro.

Mas a verdade é que não importa qual é a sua área de atuação, é possível conseguir um destaque maior no mercado, fazendo com que a sua empresa se torne uma referência no que oferece, sem necessariamente ter que alterar seu preço.

É por isso que preparamos algumas dicas para colocar a sua marca em posição de destaque e fazer da sua empresa se destacar no mercado.

Conheça os seus concorrentes

Pode parecer uma dica óbvia, mas não são todas as empresas que acompanham e pesquisam sobre o que está de fato sendo feito em seu mercado de atuação. Analisar a concorrência é uma necessidade. Afinal, só assim você saberá quais as brechas de mercado poderá aproveitar e quais os pontos fracos de seus concorrentes que você poderá aprender para não cometer os mesmos erros.

Vá além de acompanhar apenas o preço e os produtos/serviços dos concorrentes. Avalie também a forma que a concorrência se relaciona com os clientes e como trabalha suas ações de marketing. Se puder, invista em benchmarking, escolha marcas que você admira e liste o que elas fazem de melhor. Depois, veja o que pode ser aplicado no seu negócio, mas claro aplique as ações que fazem sentido para o seu público e marca.

Mantenha uma boa relação com os seus clientes

Boa relação com os seus clientesÉ impossível falar de como se diferenciar da concorrência e ignorar a importância de manter um bom diálogo e levar a melhor experiência para o seu público. As empresas preferidas dos consumidores são aquelas em que eles podem confiar, e às quais conseguem manter uma relação de cordialidade e confiança. 

Enquanto sua empresa não entender o que, de fato, os seus clientes desejam e como se conectar com eles, será praticamente impossível se posicionar como referência. 

Da mesma forma que é importante acompanhar o que os concorrentes fazem, fique sempre de olho nos seus clientes já fiéis e claro, nos potenciais consumidores. Só assim será possível compreender suas dores a fundo e se atentar às mudanças de comportamento de consumo.

Relacionamento é uma via de mão dupla. Portanto, é importante que você mostre aos seus clientes que eles são valorizados e assim eles também darão mais valor para a sua marca, podendo até se tornarem embaixadores de seus produtos.

Entregue algo a mais

Seus produtos são os mesmos do concorrente? Então, pense no que você pode oferecer de diferente para os seus clientes. Aqui não estamos falando apenas de promoções, brindes, entre outros. Embora essas sejam estratégias interessantes, elas não devem ser práticas recorrentes, pois podem acabar prejudicando a lucratividade do seu negócio, além de perder o impacto que causam quando não são recorrentes.

Ter um cliente fiel, pode ser seu ponto de partida para conquistar milhares pelo boca a boca e poucas coisas são mais cativantes do que uma empresa que surpreende positivamente o seu cliente. Surpreenda em outros aspectos, como uma linda embalagem, um recado personalizado, produtos exclusivos, etc. Afinal, quem não gosta de se sentir único e valorizado?!

Não tenha medo da concorrência

Você não precisa ser o pioneiro do mercado, mas isso não é motivo para temer e muito menos se sentir acuado diante de seus concorrentes. Se diferenciar da concorrência é parte crucial do mundo dos negócios. 

Pode parecer que não, mas ela é fundamental para a saúde e evolução constante da sua empresa. Afinal, é a concorrência que te move em busca de melhorias e ideias inovadoras para agradar e cativar o público, certo? Então, vamos deixar claro aqui: para se destacar e vender mais é necessário coragem.

Não basta entender e saber tudo o que a concorrência faz se você não criar estratégias e ações para impulsionar a sua empresa para o crescimento. Tenha em mente que é possível se destacar mesmo em um mercado que possui muitos concorrentes. Encontre seu diferencial e invista nele.

Nunca deixe o atendimento ao cliente de lado

Independente dos desafios, investir em atendimento de excelência é fundamental para se diferenciar da concorrência. Para isso, treine muito bem os seus colaboradores e disponibilize canais variados, simples de usar e ágeis. 

Se você possui uma loja virtual, por exemplo, tenha sempre o chat ativo e responda às solicitações com a maior agilidade possível. Assim como as redes sociais, esteja atento aos comentários e avaliações de seus clientes nas redes.

Sempre que houver um problema, tire um momento para escutar o cliente. Assim, será possível buscar a melhor solução. Com isso, você poderá reverter alguma impressão negativa que você possa ter deixado. Vale reforçar que o bom atendimento deve fazer parte de todo o negócio. Ou seja, todos dentro da empresa devem estar aptos a atender o cliente. Além de prezar pelos valores do negócio, como cordialidade ou transparência.

 

 

Venda e gerencie de forma eficiente

Todos os dias negócios que pareciam incríveis fecham as portas. Com isso em mente, entenda que divulgar a sua empresa e trabalhar a humanização da sua marca é indispensável para manter a empresa sempre crescendo. E acima de tudo: você deve se preocupar em vender e acompanhar suas vendas. Para facilitar seu dia a dia e gerar felicidade para o seu negócio, é importante ter a agilidade e controle de um Sistema de gestão e vendas.

Com o Hiper, você gerencia a sua loja de forma simples e eficiente. Cadastre seus produtos e clientes, crie orçamentos e realize vendas de forma ágil e personalizada. Com o aplicativo para força de vendas, você emite pedidos de onde estiver direto no seu celular.

Dessa forma, com uma boa plataforma de gestão, você controla melhor as vendas realizadas, tem seu estoque na palma da mão e ainda pode criar relatórios de forma rápida e sem complicação

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com sua equipe, nas suas redes sociais e não deixe de acompanhar nossos conteúdos preparados especialmente para você.

 

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta