Estratégia de Vendas

Saiba como ganhar agilidade para localizar um produto em sua loja

A falta de organização das informações ainda gera problemas em cadeia que podem comprometer as vendas da empresa.

PUBLICADO EM 08 DE março DE 2019 3 minutos de leitura

Dificuldades para localizar um produto é algo desagradável e que gera impaciência no cotidiano de trabalho. A falta de organização das informações ainda gera problemas em cadeia que podem comprometer as vendas da empresa.

Para evitar graves consequências e manter os clientes satisfeitos, é importante que a sua equipe consiga localizar um produto em estoque prontamente. Mas como fazer isso? A seguir, confira algumas dicas de como otimizar a localização dos produtos na sua loja.

 

Organize o gerenciamento da loja

A organização na hora de localizar um produto em estoque é indispensável. Encontrar um produto e evitar o constrangimento de deixar o cliente esperando por muito tempo deve fazer parte da sua rotina. Para conseguir alcançar resultados significativos, você pode:

  • criar um sistema de reposição eficiente;
  • trabalhar com fornecedores que sejam verdadeiros parceiros;
  • usar a tecnologia a seu favor, com ferramentas que ajudem coordenar a equipe;
  • criar promoções a partir de produtos parados no estoque

 

Otimize o espaço do seu estoque

Como já vimos, a organização é o ponto principal na hora de localizar o produto. Por isso, é necessário saber calculadamente quais produtos estão saindo muito e quais são aqueles que apenas estão ocupando espaço dos produtos mais requisitados.

Dessa forma, torna-se possível repor os itens com muito mais eficiência e saber que é preciso liberar outros para não trazer prejuízos financeiros e dificultar a procura pelos produtos.

 

Tenha um inventário de produtos

O inventário de produtos é uma ação que visa identificar e classificar as mercadorias em estoque com o objetivo de ajudar a controlar o que entra e sai da loja. O inventário exige um conhecimento detalhado e atualizado dos produtos, por isso ele pode ser feito frequentemente (diária, semanal, quinzenalmente etc) ou ao final de um período mais longo determinado pela empresa (a cada semestre, por exemplo).

Para que seja bem-sucedido, o inventário deve ser feito com uma contagem cuidadosa e os produtos devem estar categorizados. Trata-se de uma ótima prática para evitar perdas e desperdícios, além de localizar um produto com maior facilidade. Tudo isso tende a aumentar o lucro da empresa e fidelizar cada vez mais clientes.

 

Faça o controle de estoque

Apesar de ser uma atividade básica e muito importante, muitas pequenas empresas ainda não fazem o controle de estoque, o que gera problemas como a falta de produtos muito requisitados e improdutividade dos funcionários.

O controle de estoque tem o objetivo de saber a quantidade de cada produto dentro da loja e o lucro que será obtido a partir disso. Essa prática exige certo rigor para registrar o recebimento de mercadorias, fazer a identificação de quem retirou os produtos e ter uma contagem precisa do estoque, com o inventário de produtos. Hoje, exigem softwares para gestão de estoque que ajudam a dinamizar essa prática e a torná-la uma das atividades comuns da sua loja.

Ao implementar essas técnicas, localizar um produto não será mais um problema. Como consequência do bom trabalho, os clientes da sua loja terão tudo para se sentirem satisfeitos pelo nível de organização e eficiência da sua equipe.

Gostou de saber como ganhar agilidade na sua loja? Confira outras dicas em nosso blog para melhorar a gestão do seu estoque!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.