Aceitar pagamento com boleto bancário no seu negócio, é uma alternativa muito bem vista pelos clientes. Mesmo com novos meios de pagamento, como PIX, contas digitais e QR codes, o boleto ainda é muito utilizado. Tanto que ele figura como a segunda forma de pagamento mais utilizada em compras online.
Existem vantagens e facilidades para os dois lados da transação comercial – vendedores e compradores. Afinal, esta é uma das formas mais práticas para o controle e recebimento dos pagamentos. Ela também é responsável pela melhora no fluxo de caixa e oferece uma maior sensação de segurança para os clientes que ainda não se sentem muito confortáveis com a tecnologia.
Quer saber mais vantagens e desvantagens do boleto? Continue a leitura!
Por que a sua loja deve aceitar o boleto bancário?
Existem algumas boas razões para uma loja trabalhar com a emissão de boleto e vamos explorar a seguir. No entanto, as lojas online precisam estar atentas à segurança de dados para evitar que fraudadores invadam o sistema e emitam boletos falsos para os clientes. A adoção de certificados SSL é essencial para resguardar a segurança do site.
Diminuir o prazo de recebimento
Uma das grandes vantagens em aceitar pagamento com boleto é o prazo de recebimento. Ele pode variar de acordo com o emissor do documento e sua negociação com o banco ou intermediadora. Na maioria dos casos, o dinheiro estará disponível em na conta da loja um ou dois dias úteis após a data em que o pagamento foi efetuado, o que agiliza seu fluxo de caixa.
Por ser uma venda à vista, que não inclui a taxa administrativa dos cartões (que pode superar os 5% no caso de cartões de crédito), é possível conceder descontos atrativos. Isso possibilita atrair mais clientes ou mesmo reter consumidores em campanhas de fidelização.
Nas compras online, é comum que o parcelamento não seja permitido na modalidade de boleto, por isso, você pode assumir essa regra como parte de sua política e usar deste recurso para estimular compras à vista.
Ter uma opção aos cartões de crédito e débito
Mesmo com o grande número de cartões de crédito e débito disponíveis no mercado, o boleto bancário é uma opção importante para ter no seu negócio. Ele evita a perda de vendas por instabilidades de rede que podem inviabilizar, ainda que momentaneamente, a operação com os cartões.
É também uma forma de atrair os clientes que não utilizam cartões ou têm receios de utilizá-los em ambientes digitais. Além disso, é comum que as pessoas desistam de uma compra porque não há limite disponível ou quando o cartão ainda não virou. Ou seja, quando as datas de vencimento da fatura e da compra estão mais próximas. Com o boleto, esse cliente terá mais uma opção de pagamento e um incentivo para efetivar a compra.
Você pode pensar em criar um crediário próprio da sua loja, aumentando a fidelização do seu cliente, como veremos no próximo tópico.
Sensação de maior segurança na quitação da compra
Muitos clientes ainda preferem ter um comprovante material do pagamento, com o registro de quitação impresso — o que aumenta a sua sensação de segurança. Oferecer a esse perfil de consumidor a opção do boleto também é uma forma de fidelização.
Além disso, muitos ainda têm receio de fraudes e clonagem de cartões. Na emissão do boleto, isso não ocorre. Afinal, ele não fornecerá os dados para o processamento automático do pagamento, como número do cartão e código de segurança. A quitação depende da efetivação do processo, que pode ser realizada por meio eletrônico ou até em um caixa com atendimento pessoal.
Boleto recorrente
A cobrança de boleto recorrente é uma forma inteligente de agilizar o controle de contas a receber. Garantir que os pagamentos sejam feitos sem atraso já é um ganho e tanto. Uma solução de cobrança de boleto recorrente permite que a empresa disponibilize aos seus clientes o boleto via internet alguns dias antes do vencimento.
Ele é enviado por e-mail e pode ser visto a qualquer hora e em qualquer lugar, tanto no computador quanto em dispositivos móveis. Assim, fica mais fácil, inclusive, para o cliente, que não precisa se preocupar com a data de vencimento, já que receberá o boleto a tempo de quitar.
Também é possível programar alertas para que o cliente não se esqueça do vencimento de sua fatura, juntamente com o link para baixar o boleto. Com isso, minimizam-se as chances de atrasos por esquecimento ou extravios. Outro ponto que uma solução de cobrança por boleto recorrente pode trazer é a atualização automática de juros e multas. Como o processo todo é online, na hora em que gerar e imprimir o boleto para pagamento, o cálculo é feito automaticamente evitando erros e acúmulos das taxas para o próximo pagamento.
Facilidade de emissão
A emissão de boletos é muito fácil, principalmente se você puder contar com um sistema que facilite o processo. Essas facilidades envolvem desde a emissão até a quitação, pois esta tarefa pode ser automatizada através de um documento eletrônico emitido pelo banco. Ou seja, ao importar o documento, o sistema dá baixa em todas as faturas que foram pagas, evitando que precise fazer isso manualmente.
Para a emissão, você deve procurar o seu banco e negociar a melhor alternativa para o seu caso. Depois disso, bastará seguir as orientações técnicas para homologá-lo junto à instituição. Feito isso, a emissão é muito fácil, basta ter em mãos os dados do cliente.
Com um sistema integrado, a emissão é automática com base nos dados da compra. Do contrário, será preciso o preenchimento manual no site do banco — o que não é a melhor opção, pois diminui a produtividade e agilidade do seu PDV.
Boleto ou PIX?
O PIX é um meio de pagamento eletrônico, criado pelo Banco Central, para fazer transferências de maneira instantânea, sem esperar dias para que o pagamento seja compensado na conta destino. O serviço está disponível 24 horas por dia, em todos os dias da semana e é gratuito pras pessoas físicas.
O PIX parece ser uma opção imbatível, certo? Mais ou menos. Precisamos lembrar que nem todos os brasileiros são atendidos pelo sistema bancário. Para essas pessoas, o boleto é uma opção incrível, pois permite fazer compras tanto à vista quanto em parcelas. Desta forma, acreditamos que em vez de pensar entre escolher uma ou outra, o ideal é adotar as duas opções na sua loja.
Além disso, o PIX pode estar integrado aos boletos. Já reparou que muitos boletos bancários já contam com a opção de pagamento por PIX? A ideia é sempre oferecer facilidade para os clientes.
A principal razão para sua loja aceitar boleto bancário
Para concluir, lembramos que o motivo mais importante para você aceitar pagamento com boleto bancário é que, se não oferecer esta opção, estará limitando o número de clientes no seu estabelecimento.
Aqueles que preferem ou precisam dessa modalidade de pagamento darão preferência para as lojas que trabalhem com ela e, obviamente, não dá para “baixar a guarda” com a concorrência.