Meios de Pagamento

Agilidade e Segurança: Compensação de Boletos no Mesmo Dia

A partir de 15 de março, todos os boletos pagos até as 13h30 serão processados no mesmo dia.

PUBLICADO EM 15 DE março DE 2024 3 minutos de leitura

Em uma medida revolucionária anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o setor bancário brasileiro dá um grande passo em direção à modernização com a implementação da compensação de boletos no mesmo dia.

A partir desta sexta-feira (15/03), todos os boletos pagos até as 13h30 serão processados no mesmo dia, uma mudança que promete agilizar o fluxo de pagamentos e impactar positivamente tanto consumidores quanto empresas.

Entendendo a Mudança

Tradicionalmente, o processo de compensação de boletos podia levar até três dias úteis, dependendo do horário e do dia em que o pagamento era realizado. Com a nova norma, pagamentos feitos até as 13h30 em dias úteis serão compensados no mesmo dia, às 16h30, enquanto pagamentos realizados após esse horário serão processados no próximo dia útil (D+1).

Esta medida se aplica a todos os 136 bancos, públicos e privados, que operam com produtos de cobrança no Brasil. É uma parte do esforço contínuo de modernização do sistema bancário, especialmente em resposta à crescente popularidade de métodos de pagamento instantâneo, como o Pix.

Impactos e Benefícios

Para o Credor: os principais beneficiados são aqueles que recebem os pagamentos. Com a agilidade no processo de compensação, o fluxo de caixa das empresas pode se tornar mais eficiente, permitindo uma gestão financeira mais ágil e responsiva.

Para o Comércio Eletrônico: especificamente no e-commerce, a mudança é vista como uma vantagem competitiva. A rapidez na compensação dos pagamentos pode acelerar todo o processo de entrega de mercadorias, melhorando a experiência de compra do consumidor e potencialmente aumentando a satisfação do cliente.

Para o Consumidor: embora a mudança não afete diretamente o processo de pagamento para o consumidor, a eficiência resultante pode levar a uma experiência de compra mais rápida e satisfatória, especialmente em ambientes de comércio eletrônico.

Olhando para o Futuro

A Febraban vê essa atualização como apenas o começo de um projeto de modernização mais amplo. Com a implementação bem-sucedida desta fase, a federação planeja estudar a possibilidade de tornar a compensação no mesmo dia (D+0) o padrão para todos os pagamentos de boletos, independentemente do horário em que são realizados.

A nova norma de compensação de boletos no mesmo dia é um marco significativo no caminho do Brasil em direção a um sistema bancário mais rápido, eficiente e adaptado às necessidades do século XXI. Tanto para os consumidores quanto para as empresas, essa mudança promete melhorar significativamente a maneira como os pagamentos são processados, trazendo benefícios tangíveis para a economia digital do país.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.