O cartão de fidelidade é um instrumento utilizado por empresas para recompensar e incentivar compras recorrentes de seus clientes. Geralmente, esses cartões são oferecidos aos clientes como parte de programas de fidelidade ou programas de recompensas, com o objetivo principal de fidelidade criar um vínculo mais forte entre eles.
O cartão fidelidade é uma ferramenta fácil de ser implementada e que pode te ajudar na fidelização de clientes e no aumento das vendas. Ele pode ter vários formatos e recompensas, mas de modo geral, é um cartão onde você estipula um consumo mínimo pelo cliente (seja em valor ou em produtos) e após ele alcançar essa meta, você o gratifica com um produto ou serviço.
Ao longo deste artigo, confira mais informações, modelos e formatos para te ajudar a escolher o cartão fidelidade ideal para o seu negócio.
Por que usar o cartão fidelidade no negócio?
Como o próprio nome já diz, esses cartões são uma ferramenta para fidelizar o seu cliente. Você se mostra como um parceiro para o consumidor e oferece um bônus pelo consumo dele. Em troca, o cliente voltará à sua loja, adquirindo mais produtos, vendo as novidades e sendo bonificado por isso.
O valor para produção dos cartões fidelidade físicos também é relativamente baixo, o que torna a ação mais acessível independente do tamanho do seu negócio.
O modelo de cartão fidelidade mais popular
O cartão fidelidade mais popular no comércio, é aquele que tem o formato de um cartão de visitas e o cliente recebe após a sua primeira compra. Confira nosso exemplo:
Neste cartão, é importante conter:
1) Dados da sua loja: nome, endereço, contato e redes sociais
2) Informações da promoção: quantos selos (ou carimbos) são necessários, quais os valores ou produtos que participam da promoção, qual o prêmio.
Ao entregar o cartão para o seu cliente, repasse todas as informações. É importante que fique bem claro todos os benefícios que ele terá utilizando o cartão para que ele efetivamente cumpra seu objetivo de trazer o cliente de volta às compras.
Neste momento, também é importante informá-lo sobre o prazo da promoção e se existe a possibilidade de receber um novo cartão ao terminar de preenchê-lo. Não existe nenhuma regra pré-estabelecida sobre esses pontos, vai de negócio para negócio.
Para evitar fraudes, você pode criar um carimbo, adesivo ou assinatura especial para preencher os espaços em branco. Isso é importante para evitar fraudes e prejuízos para sua loja.
Lugares em que esse tipo de cartão de fidelidade é mais utilizado: cafeterias, lanchonetes, salão de beleza, loja de roupas, lojas de presentes, floricultura, entre outros.
Onde posso imprimir o cartão fidelidade?
O cartão precisa ser fácil de carregar, geralmente ele ficará na carteira do cliente, por isso indicamos seguir o tamanho 9 x 5 centímetros, que são as medidas aproximadas de um cartão de visita.
Caso você não tenha alguém para auxiliar na produção da arte deste cartão, consulte gráficas rápidas na sua cidade ou alguma que ofereça o serviço online. Geralmente esses estabelecimentos possuem profissionais capacitados para desenvolver uma arte com tudo o que você precisa.
O cartão fidelidade precisa ter a cara do seu negócio. Por ser um objeto que ficará sempre com o consumidor, é importante que ele seja atrativo e desperte nas pessoas uma vontade de voltar a sua loja.
Se você for enviar a arte para impressão, lembre-se que, assim como as medidas, as indicações de impressão também seguem o padrão de um cartão de visitas. Ou seja, é melhor evitar que informações importantes fiquem nos cantos.
Além disso, o cartão fidelidade deve ser produzido em um papel mais rígido, facilitando o uso e armazenamento e dificultando que amasse ou rasgue. Ah, não precisa se preocupar com verniz ou acabamentos especiais, é importante que seja fácil de escrever no cartão, além de sair mais barato.
Como já falamos, para preencher os espaços em branco, você pode usar carimbos, adesivos ou alguma assinatura exclusiva. Aqui, o importante é que seja fácil de preencher e difícil de fraudar. A mesma gráfica que imprime os cartões, pode te ajudar com esses materiais adicionais.
Outros formatos de cartão fidelidade
Além do formato popular de cartão, existem outras ferramentas para trabalhar a fidelização do seu consumidor. Os aplicativos para celular permitem uma grande gama de programas.
Um exemplo muito popular é o cadastro do CPF. Neste formato 100% digitalizado, cada vez que o consumidor realiza uma compra ele informa o CPF e com essa informação, o estabelecimento oferece descontos em produtos específicos ou acumula pontos.
Esse acúmulo de pontos permite a troca por prêmios ou descontos.
Por ser baseado em consulta de dados, esse formato exige softwares específicos e geralmente é utilizado por redes de supermercado, farmácias, materiais de construção e grandes redes de lojas.
Cuidado com os dados dos seus clientes
Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todos os estabelecimentos comerciais precisam adotar uma abordagem mais cuidadosa em relação ao tratamento de informações pessoais de seus clientes. A LGPD estabelece diretrizes claras sobre a coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados pessoais, com o objetivo de garantir a privacidade e segurança das informações dos indivíduos.
Caso faça um modelo de cartão fidelidade com CPF, é crucial obter o consentimento explícito dos clientes antes de realizar essa coleta de informações. Esse consentimento deve ser claro, informado e revogável a qualquer momento.
A segurança dos dados também é uma prioridade. As lojas devem implementar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados, vazamentos e violações. Isso envolve a adoção de protocolos de criptografia, o uso de senhas robustas, a restrição de acesso apenas a funcionários autorizados e a realização de avaliações regulares de segurança.
Lembre-se ainda que, caso ocorra algum incidente de segurança que envolva dados pessoais, a loja é obrigada a notificar as autoridades competentes e os indivíduos afetados em um prazo determinado. Essa comunicação transparente é essencial para garantir que as medidas corretivas sejam tomadas e que os clientes possam proteger seus próprios interesses.
Como definir a pontuação e a premiação
Na hora de montar o seu cartão fidelidade pense em um produto ou serviço que você ofereça e que tenha uma regularidade no consumo. Confira alguns exemplos:
- Xícara de café
- Almoço
- Copo de açaí
- Manicure e pedicure
- Serviços estéticos
- Lavagem de carro
Caso você trabalhe com varejo, estipule um valor mínimo de compra, por exemplo “a cada R$ 50,00 em compras”. É preciso levar em conta, se essa pontuação faz sentido para o cliente, ele vai querer retornar ao seu estabelecimento para continuar a preencher? E também, se faz sentido para o seu negócio: você consegue realmente dar a premiação ou vai sair no prejuízo?
Depois de definir o que será contabilizado, pense na frequência. Quantas vezes o cliente precisará retornar na sua loja para ser recompensado? Em casos de consumo diário, como café e almoço, você pode aumentar o número de vezes que será preciso consumir o produto para receber um grátis. Caso o retorno seja mais difícil ou o valor de pontuação mais alto, como no caso de um cartão fidelidade de loja de roupa, você pode diminuir a frequência.
Para a premiação, você pode oferecer o mesmo produto que foi consumido para a pontuação, algum bônus em desconto ou até um serviço que tem pouca saída, dessa forma você consegue mostrar mais produtos e serviços que a sua loja oferece.
Importante: é preciso deixar claro desde o início qual a premiação, o ideal é que esse ponto já esteja identificado no cartão.
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