O que é um catálogo digital e como ele pode te ajudar nas vendas?

Catálogo Digital

Com o crescente avanço da presença da tecnologia no cotidiano das pessoas, a forma que o consumidor faz suas compras também mudou. Acaba sendo mais cômodo escolher um produto pelo celular com poucos cliques, do que deslocar-se até as lojas procurar pelo que deseja. Para não ficar atrás nas vendas, é interessante estar de olho no que há no mercado.

Uma forma de aliar sua loja ao mundo virtual é através do catálogo digital. Essa ferramenta possibilita que sua loja ganhe espaço e acompanhe essa mudança de comportamento dos consumidores, fazendo que seu produto esteja no lugar que seu cliente está procurando. Além de ter um custo reduzido, já que não precisa ser impresso, com um catálogo digital você pode alcançar pessoas de qualquer região.

Afinal, o que é um catálogo digital?

Catálogos vêm sendo usado há décadas por empresas de diversos segmentos. Ele consiste numa lista, organizada, com intuito de agrupar aquilo que você oferece para o seu cliente. Um catálogo virtual nada mais é que uma forma otimizada dessa ferramenta, diminuindo custos de impressão e distribuição e levando os seus produtos através da internet a mais pessoas.

Você pode criar um catálogo digital com fotos, descrição, preço e com informações sobre como o seu produto pode ser adquirido. Sempre visando a interatividade do cliente, quanto mais informação ele conseguir sobre seu produto, mais interessado ficará em adquirir. Um catálogo digital serve para levar até ele o que você pode fornecer.

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Como o catálogo digital pode me ajudar a vender mais?

Com um catálogo digital você remove as barreiras físicas da sua loja e consegue levar seus produtos a qualquer lugar, sem custos de impressão ou transporte. As opções de divulgação são muito amplas, podendo ser:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp…)
  • Disparo de e-mails
  • Seu site
  • Aplicativos
  • Anúncios online

É importante que você mantenha todas as informações atualizadas, desta forma seu público sempre verá ofertas e informações atuais. Uma exibição precisa do que você está vendendo, reduz desentendimentos e economiza tempo. E o melhor, com o catálogo digital você economiza dinheiro, pois não precisa imprimir uma nova unidade toda vez que atualizar um preço ou adicionar um novo item à venda.

Se você possui uma loja online, já sabe que o alcance da sua marca em ferramentas de pesquisa, como o Google, é importante para o aumento das suas vendas. Com o catálogo digital, você aumenta acrescenta uma nova porta de entrada para seu site. Desta forma, a visibilidade da sua loja aumenta, assim como o reconhecimento da marca e as vendas.

Estar onde o seu cliente está, faz toda a diferença

O comportamento dos consumidores vem mudando. Cada vez mais, eles estão presentes na internet e esperam que as lojas das quais eles compram, também estejam. Ou seja, se você não estiver onde seu cliente procura, o seu negócio pode ficar fora da jogada. Essa é mais uma das formas que um catálogo digital pode ajudar a sua loja. Com a presença online, você alcança um público que conversa diretamente com a sua marca e só tende a crescer.

Disponibilizar informações sobre os seus produtos na internet, pode ajudar na escalabilidade do seu negócio. Isso porque, a comunicação da sua marca e do seu leque de opções, alcançará muito mais clientes que um catálogo impresso conseguiria. Essa diferença, contribui inclusive para que você alcance novos públicos e mercados.

Outro benefício do catálogo digital é a possibilidade de organização dos itens, dessa forma você consegue incentivar uma venda cruzada apenas colocando produtos relacionados próximos. É possível colocá-los lado a lado, ou então, separando produtos por categorias semelhantes. Desta forma, você pode despertar o interesse do cliente no produto B enquanto ele veio procurando apenas pelo produto A. Por meio do catálogo online, essa estratégia se torna muito mais eficiente do que nos meios convencionais.

Clientes diferentes, têm necessidades diferentes. O catálogo digital permite personalizar propostas de acordo com o que mais combina com o perfil de seu cliente. Você pode distinguir seu público com preferências, identidade de marca, imagens e etc. Para que cada vez mais, você indique o produto certo, para o cliente certo. E, sem dúvidas, o catálogo pode te ajudar nessa tarefa.

Agora que você já sabe o que é e como ele pode te ajudar, que tal começar a criar o seu próprio catálogo digital?

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