Gestão Administrativa

Como estabelecer parcerias melhores em sua loja

Impulsione os resultados com parcerias melhores em sua loja. Confira todas as informações aqui!

PUBLICADO EM 07 DE dezembro DE 2023 4 minutos de leitura

Bons parceiros comerciais podem potencializar os resultados de uma loja, pois trazem mais variedades de ofertas ao negócio e levam sua marca mais longe. Contudo, é preciso ter estratégia para encontrar as parcerias que realmente valem a pena. E é justamente sobre isso que vamos abordar neste post: como estabelecer parcerias melhores em uma loja.

Acompanhe!

Tipos de parceria 

Uma parceria comercial é uma colaboração entre duas ou mais empresas com o objetivo de alcançar objetivos comerciais comuns. Ela pode assumir diversas formas, como acordos de marketing, joint ventures, alianças estratégicas e acordos de distribuição. 

O principal propósito de uma parceria comercial é aproveitar as forças e recursos de cada empresa envolvida para alcançar benefícios para todas. Isso pode envolver compartilhamento de conhecimento, acesso a novos mercados, redução de custos, inovação conjunta, ou qualquer outra iniciativa que ajude as empresas a crescerem e prosperarem juntas. 

É importante ressaltar que as parcerias comerciais bem-sucedidas são baseadas na confiança, comunicação eficaz e no alinhamento de objetivos estratégicos. O mais importante é ter sempre em mente uma cultura de ganha-ganha, em que todos os envolvidos são beneficiados. 

Busque parceiros que tenham os mesmos valores 

Ao fazer uma parceria com outro lojista ou até mesmo com um fornecedor, você precisa verificar se os valores empresariais desta outra empresa combinam com os seus. Por exemplo, se sua loja preza pelo bom atendimento e pela satisfação de seus funcionários, não será de bom tom firmar um acordo com uma empresa que seja famosa pelas reclamações de seus clientes no Procon ou que tenha um histórico de insatisfações de seus colaboradores. 

Tenha em mente que a reputação deste parceiro estará entrelaçada à imagem da sua loja.

Entenda que os ganhos nem sempre são financeiros 

Parcerias de indicações de negócio – aquela em que um lojista indica o outro aos clientes que buscam mercadorias que ele não comercializa – podem parecer pouco vantajosas a curto prazo. Contudo, quando o cliente sente que há uma preocupação em atendê-lo, passa a ter uma visão de empatia com a loja que indicou. 

Os ganhos intangíveis também devem ser considerados. Por exemplo, você pode fornecer mercadorias a um custo mais baixo a uma empresa que presta consultoria em marketing e, assim, este parceiro poderá lhe indicar ações para você propagar melhor seus produtos. Esteja disposto a contribuir ativamente para o sucesso da parceria, oferecendo recursos, conhecimento e esforço.

Busque a transparência da parceria 

Uma parceria não é uma competição. A troca de ideias e informações entre os parceiros pode ser muito benéfica, desde que haja confiança mútua – honestidade e transparência, envolvimento e vontade de trocar experiências. 

Formalize acordos por meio de contratos detalhados, delineando responsabilidades, expectativas e termos financeiros. Dessa forma será mais fácil avaliar os papéis e responsabilidades, sem a influência de achismos que podem tornar o relacionamento complicado. 

Crie um código de ética 

A chave de uma boa parceria é a sua loja fazer pelo parceiro o mesmo que gostaria que ele fizesse. Isso é ética – e ela eleva a confiança e fortalece a relação. Ambos tendem a ganhar com este “acordo de cavalheiros”. 

Mantenha altos padrões éticos em todas as interações, contribuindo para a construção de uma parceria duradoura. 

Invista na comunicação com seus parceiros 

O diálogo é sempre fundamental. Bons parceiros trocam informações entre si, estão sempre abertos aos feedbacks – positivos e negativos -, conversam. Por mais que a parceria seja comercial, tenha seus parceiros sempre como amigos. Amigos conversam sem barreiras, sem desconfiança. 

Faça com que todos os seus colaboradores conheçam as delimitações da parceria. Assim, todo mundo falará a mesma língua. Essa é uma forma de construir relações pessoais sólidas, pois a boa comunicação leva ao aumento da confiança, o que é fundamental para o sucesso de qualquer parceria. 

Comemore os resultados 

Realize avaliações periódicas do desempenho da parceria, identificando áreas de melhoria e reconhecendo sucessos.   

Comemorar resultados é o combustível emocional de todas as parcerias. Invista tempo e energia na comemoração dos resultados da parceria. Você pode fazer ligações, enviar e-mails agradecendo seu parceiro e até promover festas de final de ano, por exemplo. 

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