Como estabelecer parcerias melhores em sua loja

Parcerias para lojas

Não existe negócio sem parcerias. Os bons parceiros comerciais podem potencializar os resultados de uma loja, pois trazem ao negócio mais variedades de ofertas e levam a marca mais longe. Contudo, é preciso ter estratégia. É justamente sobre isso que vamos conversar neste post: como estabelecer parcerias melhores em uma loja. Acompanhe!

Tipos de parceria

Desde fornecedores até acordo com outros lojistas para indicações e referências, existem alguns tipos de parceria que um lojista pode gerar. O mais importante é ter sempre em mente uma cultura de ganha-ganha, em que todos os envolvidos são beneficiados.

6 dicas para estabelecer parecerias melhores em sua loja

A seguir, veja algumas atitudes de gestão que você deve tomar para fazer das suas parcerias um bom negócio para sua loja:

1 – Busque parceiros que tenham os mesmos valores

Ao fazer uma parceria com outro lojista ou até mesmo com um fornecedor, você precisa verificar se os valores empresariais desta outra empresa combinam com os seus. Por exemplo, se sua loja preza pelo bom atendimento e pela satisfação de seus funcionários, não será de bom tom firmar um acordo com uma empresa que seja famosa pelas reclamações de seus clientes no Procon ou que tenha um histórico de insatisfações de seus colaboradores.

Tenha em mente que a reputação deste parceiro estará entrelaçada à imagem da sua loja.

2 – Entenda que os ganhos nem sempre são financeiros

Parcerias de indicações de negócio – aquela em que um lojista indica o outro aos clientes que buscam mercadorias que ele não comercializa – podem parecer pouco vantajosas a curto prazo. Contudo, quando o cliente sente que há uma preocupação em atendê-lo, passa a ter uma visão de empatia com a loja que indicou.

Os ganhos intangíveis também devem ser considerados. Por exemplo, você pode fornecer mercadorias a um custo mais baixo a uma empresa que presta consultoria em marketing e, assim, este parceiro poderá lhe indicar ações para você propagar melhor seus produtos.

3 – Busque a transparência da parceria

Uma parceria não é uma competição. A troca de ideias e informações entre os parceiros pode ser muito benéfica, desde que haja confiança mútua – honestidade e transparência, envolvimento e vontade de trocar experiências.

4 – Crie um código de ética

A chave de uma boa parceria é a sua loja fazer pelo parceiro o mesmo que gostaria que ele fizesse. Isso é ética – e ela eleva a confiança e fortalece a relação. Ambos tendem a ganhar com este “acordo de cavalheiros”.

5 – Invista na comunicação com seus parceiros

O diálogo é sempre fundamental. Bons parceiros trocam informações entre si, estão sempre abertos aos feedbacks – positivos e negativos -, conversam. Por mais que a parceria seja comercial, tenha seus parceiros sempre como amigos. Amigos conversam sem barreiras, sem desconfiança.

Faça com que todos os seus colaboradores conheçam as delimitações da parceria. Assim, todo mundo falará a mesma língua.

6 – Comemore os resultados

Comemorar resultados é o combustível emocional de todas as parcerias. Invista tempo e energia na comemoração dos resultados da parceria. Você pode fazer ligações, enviar e-mails agradecendo seu parceiro e até promover festas de final de ano, por exemplo.

Você gostou destas dicas? O que tem feito para estabelecer boas parcerias para sua loja? Deixe-nos seu comentário!

 

Quer saber mais sobre gestão de lojas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivo sobre gestão de lojas: