Gestão de Estoque

Queima de estoque: como fazer uma ação campeã na sua loja

Abra espaço para as novas coleções e aumente a entrada de dinheiro: confira nossas dicas sobre queima de estoque de roupas.

PUBLICADO EM 25 DE maio DE 2023 9 minutos de leitura

A queima de estoque é uma estratégia muito usada no comércio de roupas. Afinal, essa é uma área em que as tendências mudam constantemente e o antigo precisa dar lugar ao novo. No entanto, muitos consumidores podem ser conquistados com os preços vantajosos de uma boa estratégia de liquidação de estoque.

Se a queima de estoque ainda gera dúvidas, confira tudo o que você precisa saber antes de investir nesta ação.

 

O que é queima de estoque?

Pense na queima de estoque como uma estratégia de ofertas para conseguir vender os produtos que estão parados na loja. Ela é usada em casos onde existe um excesso de peças no inventário, troca de estação (uma queima de estoque de inverno, por exemplo) ou nos meses do ano com baixa em vendas. 

Para garantir uma máxima eficiência nesta ação, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes como calendário, público e divulgação. Ao longo do texto vamos abordar como agir para cada um dos pontos.

 

Como fazer uma queima de estoque de sucesso?

A estratégia precisa ser bem planejada. Se a gente pensar que ter um estoque parado é como ter dinheiro parado, uma queima de estoque pode se tornar queima de dinheiro – e isso é tudo o que você não quer!

Confira 7 dicas sobre como fazer uma boa queima de estoque:

 

Fique de olho no calendário

Escolher uma boa data, pode definir o sucesso ou o fracasso da sua ação. 

Durante o ano, muitas datas comemorativas movimentam o setor varejista, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Natal. Nestas comemorações é muito comum encontrar promoções em diversas lojas e é durante esse período que o público está mais disposto a adquirir novos produtos.

As datas comemorativas que mais movimentam o varejo são:

  • Páscoa (entre março e abril)
  • Dia das mães (segundo domingo de maio)
  • Dia dos namorados (12 de junho)
  • Dia dos pais (segundo domingo de agosto)
  • Dia das crianças (12 de outubro)
  • Black Friday (última sexta-feira de novembro)
  • Natal (25 de dezembro) 

Nestas datas o cliente está buscando por novos produtos e promoções, mas fora desses períodos, é preciso ficar atento às baixas de mercado. 

Um exemplo muito comum é no início do ano, logo após as compras de Natal. Neste período, chegam as contas de início do ano como IPTU, IPVA e gastos escolares. Essa se torna uma época ideal para a sua loja fazer uma queima de estoque, em que seus clientes poderão adquirir os produtos que não saíram com melhores preços.

Atente-se também para o seu estoque, verifique como estão os números do seu inventário. Caso algum produto esteja com as vendas paradas a algum tempo, considere uma promoção para movimentar seu estoque e não ter nenhuma perda.

 

Crie um plano especial de vendas

Planejamento é essencial. Um bom plano de vendas prevê mais oportunidades e ajuda a evitar imprevistos durante a sua ação. Sem o planejamento adequado, sua queima de estoque pode dar prejuízo, e certamente não é isso que você quer.

Após observar as datas comemorativas e identificar a oportunidade de ação, é necessário iniciar a organização. Neste momento é importante responder às seguintes perguntas:

  • Quais itens farão parte da ação?
  • Como será a promoção?
  • Qual o tempo de duração da ação?
  • Como será a divulgação?

Após responder todos os itens, é muito importante reunir toda a sua equipe para repassar todas as informações. Uma comunicação clara com o time evita ruídos na gestão e previne contratempos durante a sua promoção. O sucesso da sua ação depende de um trabalho em conjunto de todos. Destaque aos seus vendedores a importância de cada um deles para o sucesso da queima de estoque.

Durante essa etapa, informe sobre alguns pontos importantes como: opções de negociação, kits de produto e as suas expectativas para esta ação.

 

Defina um prazo

Como foi dito no tópico anterior, a queima de estoque precisa ocorrer durante um período definido. Como esse tema é muito importante,  vamos explorar um pouco mais o assunto.

Lembre-se que uma queima de estoque de sucesso é uma ação de vendas que deve ter começo, meio e fim bem delimitados. Isso facilita a comunicação para a sua equipe e para o consumidor final. 

É importante para o time ter alinhado os períodos em que a ação ficará no ar. Desta forma, eles conseguem oferecer melhor os produtos, apresentar mais opções de pagamento e gerar mais vendas.

Para o seu cliente, ter conhecimento destas datas traz uma sensação de urgência. Esse é um gatilho mental poderoso, de que a oportunidade é única e não pode ser perdida. A conveniência de encontrar preços melhores, muitas vezes faz com que o cliente aproveite para adquirir mais peças que o planejado – o que pode ser um benefício para ambas as partes. 

 

Prepare a divulgação

Para que a sua queima de estoque traga resultados, os consumidores precisam saber que ela está acontecendo. Isso parece óbvio, não é mesmo? Então pense em uma campanha de divulgação que encontre o público que você pretende atingir.

Para surpreender quem estiver passando pela rua, invista na vitrine. Use cartazes ou adesivos que informem sobre a queima de estoque, a porcentagem de desconto ou os itens em promoção. Se você não tem alguém no seu time responsável pela parte de marketing e publicidade, consulte empresas de comunicação visual da sua cidade. Algumas dessas empresas possuem artes prontas para você escolher e adaptar ao seu negócio. 

Se a queima de estoque for durar por mais de uma semana, vale a pena investir em folhetos de divulgação, comunicados na rádio e até outdoor. Para cada uma das escolhas disponíveis, é preciso fazer a conta se o investimento valerá a pena. Calcule a projeção de faturamento da promoção e avalie a possibilidade de investir parte deste valor em comunicação. 

Atenção: seja cuidadoso para não gastar mais do que pretende lucrar com a queima de estoque.

 

Divulgação online

Boa parte do seu público está na internet, mesmo que sua loja de roupas seja física.  Comunique a queima de estoque nas suas redes sociais, no seu site ou por e-mail marketing. O importante é o seu recado chegar até quem você deseja. Troque a capa do seu Facebook, crie banners para o site e prepare uma linha de comunicação para feed e stories no seu Instagram. Relembre nas redes sociais que a promoção está acontecendo, publique fotos e vídeos dos itens que estão com desconto e explore as possibilidades que cada ferramenta proporciona.

Caso queira otimizar as suas ações, separe uma verba para impulsionar as publicações e atingir pessoas que ainda não conhecem o seu negócio. Além disso, é importante redobrar a sua atenção para os comentários e mensagens nas redes sociais do seu negócio. A dúvida de um cliente online poderá se tornar uma venda na loja e ajudar outras pessoas com a mesma dúvida.

Dica extra: interaja com as pessoas do seu Instagram. Existem muitos itens na sua queima de estoque? Utilize as ferramentas disponíveis nos stories como perguntas e enquetes para descobrir o que o seu público quer ver. Desta forma você gera conteúdo personalizado e eficaz, além de criar uma boa comunicação com o cliente.

 

Escolha o público-alvo

Quem você quer atrair para a sua loja durante a queima de estoque? Muitas vezes a sua campanha engloba todos os produtos da loja. Em outras, a promoção é mais segmentada e exige uma comunicação um pouco mais específica com o público.

Comunicar a promoção para um público que não tem nada a ver com o seu produto, pode custar caro e – o pior – não trazer retorno. 

Pense na seguinte situação: você tem uma loja de roupas infantis, mas a promoção será apenas para itens de recém nascidos. As pessoas que já conhecem o seu ponto e frequentam a sua loja, provavelmente já possuem os produtos que você está ofertando. Neste caso, é preciso direcionar a sua comunicação para gestantes e seus parentes próximos. Para isso, utilize campanhas pagas no Facebook e Instagram, atingindo pessoas com esse perfil, desenvolva artes e textos que conversem com essas pessoas e crie conteúdos mostrando como aquelas peças (que estão com um preço ótimo) podem ajudar nos primeiros meses de vida do bebê.

Quando você sabe com quem você está conversando, todos os passos do planejamento ficam mais fáceis, a comunicação flui melhor e você atinge as pessoas desejadas.

 

Não se esqueça da decoração

Você já sabe da importância de comunicar bem a sua queima de estoque. Mas além de atrair clientes para a sua loja, é preciso que eles se sintam à vontade e tenham uma boa orientação ao chegar para conferir os produtos. 

Seu ponto de venda precisa estar preparado para a promoção. Os itens da queima de estoque serão demarcados por cores? Terão prateleiras ou araras com peças selecionadas? Apenas um lado da loja estará com descontos? 

Apresente essas informações de forma clara e bem visível pela loja. Mantenha a organização do espaço e facilite a circulação dos interessados pelos corredores. Disponha a sua equipe de forma que auxilie os consumidores e sempre tenha alguém para tirar uma possível dúvida. Clique aqui e veja mais dicas para decoração de lojas.

Depois de seguir os passos que listamos aqui, tenho certeza que a sua loja estará prestes a ter uma queima de estoque de sucesso.

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