Como conciliar o estoque da loja física e loja virtual

Gerenciar o estoque da sua loja nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais se você tiver uma loja online. Leia o artigo abaixo e aprenda as melhores formas de gerenciar e conciliar o estoque da loja física e loja virtual.

Gerenciar Estoque

Não é novidade que nos último meses deste ano, devido a pandemia, o fluxo de compra e venda pela internet aumentou muito. Algumas pessoas, conheceram essa nova forma agora, ou seja, compraram pela primeira vez e outras, no entanto, desenvolveram ainda mais o hábito de compras online. No meio disso tudo, um dos maiores desafios do varejista para montar uma loja virtual, é saber como gerenciar o estoque, principalmente se houver a integração entre loja física e loja virtual.

Neste post, ajudaremos você, mostrando alguns passos para aprender a conciliar seu estoque virtual com o estoque físico. Vamos lá!

Gerencie o estoque dos produtos

Você gerencia o estoque da sua loja física? Se a resposta for não, antes de avançarmos para os próximos passos, é indispensável que você comece o processo controle de estoque da sua loja física.

Pois através dele, você conseguirá evoluir com o gerenciamento da sua loja física como um todo. Para saber tudo sobre estoque, criamos um material completo que fala sobre todos os tipos de estoque, suas vantagens, desvantagens e muito mais. 

Após isso, caso evolua sua operação e opte por estruturar também uma operação online, você conseguirá gerenciar também, o estoque da sua loja virtual com muito mais facilidade e organização.

 

 

Separe o estoque virtual com o estoque físico

A separação do estoque é uma etapa muito importante para identificar quais as mercadorias e quantidades que serão destinadas para uso exclusivo da loja virtual e o que será de uso exclusivo de sua loja física. 

Por exemplo, o produto camiseta, será vendido na loja virtual, apenas na cor preta. Porém, na loja física, terá além da cor preta, outras cores.

Fazer essa separação é indispensável para que você não tenha nenhum tipo de furo de estoque, seja na loja física ou loja virtual. Para te ajudar, contratar um sistema de gestão com o Hiper auxilia trazendo mais praticidade para que esse fluxo seja feito com mais agilidade. Você consegue informar a quantidade de estoque do produto que será vendido na loja virtual e a quantidade de estoque que será vendido em sua loja física, para que não haja conflito e o controle de estoque siga de maneira organizada.

Controle sem locais de estoque separados

Uma grande dúvida normalmente surge quando se pensa em integração de estoque da loja física e virtual. É possível controlar o estoque tanto para a loja física quanto para a loja virtual sem que haja a separação?

A resposta é sim, mas pode demandar uma organização maior. É importante que qualquer venda que for realizada na loja virtual, seja efetuada a separação da mercadoria imediatamente no estoque, mesmo que o pedido ainda esteja sendo processado na loja. Essa precaução, evita que a mercadoria que foi vendida virtualmente, seja vendida fisicamente para outro cliente, deixando o consumidor virtual sem a mercadoria.

Ao realizar um controle de estoque misto, é importante que você tenha em mente que sempre que uma retirada de produto for realizada tanto para a loja física, quanto para a loja online, ambos devem ser atualizados em seu controle, nunca permita que um cliente da loja online compre um produto e fique sem ele pois o estoque foi comprometido por alguma venda na loja física, e vice-versa.

Reserve o estoque dos produtos

Controle de EstoqueSe você realizou uma venda em sua loja virtual, reserve o estoque do produto, mesmo que o pagamento não foi confirmado ainda (exemplo: boleto bancário, pagamento via cartão em status de processamento), não permita que o produto seja vendido para outro cliente, enquanto a venda na loja virtual estiver em aberto. Firme o compromisso de entregar a mercadoria para seu cliente, mesmo que o pagamento não foi processado ainda.

Claro, caso boleto tenha vencido ou a venda não tenha sido processada, aí sim, você pode e deve vender para outro cliente, fora isso, aguarde enquanto o pagamento é processado.

Além disso, no caso da loja virtual, sempre faça uma gestão responsável do seu estoque, nunca adicione um estoque de um produto muito maior do que sua capacidade de entrega. Pois caso surja um imprevisto, onde um cliente optou por comprar seu produto em uma quantidade maior, pois estava disponível na loja online, mas o seu estoque real não suportava essa encomenda, você terá problemas em entregar os produtos. Por isso, seja responsável com seu estoque.

Para garantir, que seu estoque esteja sempre em dia, utilize um sistema como o Hiper, com ele você consegue gerenciar o estoque separadamente ou utilizar o mesmo estoque também. Através do pedido de venda, você pode reserva o estoque para o cliente, evitando assim, a venda da mercadoria seja vendida, quando há um cliente esperando por ela.

Gostou do nosso artigo? Conta pra gente como você faz o gerenciamento do seu estoque! Além disso, para conferir posts como esse acesse o nosso blog, estamos sempre cheios de novidades!

 

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