Gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre o último deploy que aconteceu no dia 18/09/2023.
Dentre muitas atualizações e correções, liberamos uma atualização no licenciamento dos clientes que ocasionou um grande trabalho por parte de vocês e do nosso time interno, além de prejudicar a experiência do cliente.
O que foi feito e porque foi feito?
Fizemos uma varredura de todas as conexões do Hiper Caixa e Hiper Loja e identificamos uma inconsistência no número de conexões com o Hiper Gestão, onde tínhamos mais conexões do que licenças contratadas em diversos casos, além de conexões antigas e inativas.
Sabendo disso, refatoramos o serviço de licenciamento, para garantir que as conexões feitas por Hiper Caixa e Hiper Loja, no Hiper Gestão, correspondessem corretamente ao número de licenças contratadas de cada cliente.
Importante:
Não será realizada nenhum tipo de cobrança retroativa dos contratos que estavam utilizando mais licenças do que as contratadas.
Aprendizados:
Reconhecemos que o horário definido não foi o melhor, visto que o time de atendimento já não se encontrava mais disponível para acolher os Hiperadores que tivessem dificuldade com o fluxo. Além disso e, principalmente, deveríamos ter realizado um comunicado prévio para que todos estivessem cientes e preparados para realizar os procedimentos necessários, inclusive com antecedência.
Tomamos isso como aprendizado e já estabelecemos processos consistentes de gestão de risco e comunicação, quando houver possibilidade de afetar a experiência do nosso cliente e parceiro de forma tão significativa.
Ficamos à disposição para demais esclarecimentos, pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos a compreensão.
Cleiton Masche e Maikew Lucas.