Ilustração da Logo do aplicativo Instagram no centro, com corações ao redor

Como criar uma Loja no Instagram

Mais de 500 milhões de pessoas acessam o instagram diariamente, além de fotos e vídeos, a plataforma também fornece a opção de loja online. Quer aprender como usar essa funcionalidade? Acompanhe nosso conteúdo!

Se você ainda não tem uma loja no Instagram, é melhor garantir logo seu ponto de venda nessa rede social. Mais do que uma simples rede social voltada para o lazer e diversão, o Instagram se tornou uma ferramenta de marketing para empresas, surgindo assim o conceito de loja virtual no Instagram.

Afinal, o Instagram tem mais de um bilhão de contas ativas, segundo a própria plataforma, e cerca de 500 milhões de usuários acessam a rede diariamente, segundo informações fornecidas pela TechCrunch. Além disso, dados fornecidos pela própria rede social mostram que ao menos 60% dos usuários da plataforma dizem que descobrem novos produtos através do uso do Instagram.

 

Motivos para criar a sua loja no Instagram

  • 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
  • em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disse que o Instagram ajuda a pesquisar produtos e serviços;
  • 50% dos usuários do Instagram ficam mais interessados ​​em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma;
  • O número de usuários ativos da rede social já passa de 95 milhões no Brasil.

São motivos suficientes para você abrir sua loja no Instagram ou ainda não está convencido?

Se você ainda não sabe como criar uma loja no Instagram, mas tem vontade de aprender para começar a vender e ganhar dinheiro, confira o nosso artigo com dicas e o passo a passo da utilização desta ferramenta. Depois deste texto, suas vendas pela internet nunca mais serão as mesmas!

Confira o passo a passo de como criar sua loja no Instagram:

 

1. Entender como funciona o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade exclusiva para lojas no Instagram que permite a criação de um catálogo de produtos e a adição de links no conteúdo do feed. Este recurso funciona semelhantemente à opção de marcar amigos em uma foto, mas os seus produtos são marcados ao invés do nome de usuários.

A grande vantagem é que esta funcionalidade remove algumas limitações que o Instagram impõe e oferece a oportunidade de transformar o perfil de sua marca em uma loja completamente funcional.

Ao criar uma loja na rede social, seu perfil no Instagram exibirá uma nova aba que dá acesso ao catálogo com todos os produtos cadastrados no Instagram Shopping através de sua conta.

Agora que já entendemos melhor o que é o Instagram Shopping é hora de entender como utilizar este recurso para criar uma loja no Instagram.

 

2. Tenha um perfil comercial no Instagram

Uma das exigências para criar sua loja na rede social é um perfil comercial. Se o seu perfil ainda não é comercial ou você não sabe como mudá-lo para esta versão, siga os passos listados abaixo.

  • Toque no ícone do canto inferior direito para acessar seu perfil.
  • Toque no ícone de 3 riscos no canto superior direito de sua tela.
  • Toque em “Configurações”.
  • Toque em “Conta”.
  • Toque em “Mudar para conta comercial”.
  • Uma mensagem de confirmação irá aparecer em sua tela, aceite.
  • Defina a categoria do seu perfil.
  • Escolha a categoria em que seu perfil comercial se encaixa: criador de conteúdo ou empresa.

 

3. Vincule seu perfil a uma página do Facebook

É preciso vincular uma página do Facebook ao seu perfil comercial para criar uma loja no Instagram. Portanto, se o seu negócio ainda não tem uma página, crie ela agora mesmo.

Para vincular uma página de Facebook já criada ao seu perfil comercial no Instagram, siga as instruções:

  • Em sua página do Facebook, clique na opção “Configurações”, no canto inferior esquerdo da tela.
  • Clique na opção “Instagram”.
  • Clique em “Entrar” na opção “Adicione sua conta no Instagram para começar”.
  • Insira as informações de acesso do perfil de sua loja e faça o login.
  • Insira as informações requisitadas pelo Facebook e as contas estarão vinculadas, permitindo seguir ao próximo passo de criar sua loja no Instagram.

 

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4. Crie um catálogo de produtos no Facebook

Esse passo é o mais importante e também o mais complexo, pois você terá que criar um catálogo de produtos fora do aplicativo.

Isso porque o Instagram é dependente das informações do Facebook, de onde virão os dados dos seus produtos.

Você tem três maneiras de criar esse catálogo: a partir de uma página de loja no Facebook, por meio do Gerenciador de Negócios ou por meio de plataformas parceiras.

Veja como proceder nas três opções:

 

Criar catálogo pela fanpage

Para criar seu catálogo direto pela fanpage, basta ter uma loja ativa no Facebook com seus produtos publicados.

Se você ainda não tiver sua loja ativa, acesse a opção Modelos e guias nas Configurações, toque em Adicionar uma guia e escolha a guia Loja.

Sua loja ficará visível na página inicial, no canto direito da tela.

Agora, sim, você pode configurar sua seção Loja para que o catálogo possa ser utilizado no Instagram.

Para isso, certifique-se de marcar a opção “Finalizar compra em outro site”, para garantir sua marcação de produtos na plataforma.

Isso porque a opção “Mensagem para comprar” inviabiliza a conexão com o Compras no Instagram.

 

Criar catálogo pelo Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios do Facebook oferece um guia intuitivo para você criar seu catálogo de produtos sem dificuldades.

Para começar, acesse as Configurações do negócio, escolha Origens de dados e selecione Catálogos.

Se não tiver nenhum catálogo, é só clicar em Adicionar e Criar um novo catálogo.

Dê um nome ao seu catálogo e siga as instruções de configuração, habilitando a opção de Gerenciar catálogo para editar seus itens como quiser.

Depois, é só adicionar itens com o Gerenciador de Catálogos, que oferece opções para acrescentar produtos manualmente, por meio de arquivos de dados ou códigos.

Se tiver dúvidas, consulte a seção Criar um catálogo na central de ajuda do Facebook para empresas.

 

Criar catálogo por meio de parceiros

A terceira opção é integrar seu catálogo diretamente de plataformas de e-commerce como Dooca Commerce ou o wBuy.

Você pode fazer isso diretamente pelo site da loja virtual, usando a opção de plugins de redes sociais disponíveis em cada parceiro.

Outra opção é criar o catálogo com o Gerenciador de Negócios e adicionar itens a partir dessas plataformas.

Para isso, você só precisa selecionar a opção Conectar à plataforma de comércio eletrônico quando estiver adicionando produtos.

Seja qual for sua opção para criação de catálogo, não deixe de adicionar o link do site para direcionar o usuário à compra.

Antes de seguir para o próximo passo, acesse o Gerenciador de Catálogos, toque em Configurações e confira se a sua conta está vinculada na seção Perfis comerciais do Instagram conectados.

 

5. Habilite o modo Compras e marque seus produtos

Após vincular suas contas no Facebook, é hora de seguir um dos passos mais fáceis de como criar sua loja no Instagram: cadastrar seu perfil no Instagram Compras, a versão traduzida do Instagram Shopping.

  • Em seu perfil, clique em “Configurações”.
  • Escolha o item “Empresa” e, então, clique em “Compras”.
  • Será possível visualizar uma página do seu catálogo, é só selecioná-la.
  • Agora é hora de marcar seus produtos, então volte ao seu perfil e escolha a publicação de um item que deseja marcar.
  • Clique no ícone de 3 pontinhos, que fica no canto das publicações.
  • Clique na opção “Editar” e depois clique no ícone “+”.
  • Selecione a opção “Marcar Produtos”.
  • Selecione o produto certo e clique em “Concluir”.

E assim sua conta está ativa e você já terá marcado o primeiro produto em sua loja no Instagram.

Dica: você precisa marcar, no mínimo, 9 produtos para habilitar a aba Loja no seu perfil.

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Então, aproveite tudo o que você aprendeu para configurar sua loja o mais rápido possível.

Esperamos que as informações que trouxemos em nosso artigo possam ajudar a criar uma loja de sucesso no Instagram. Deixe seu comentário com dúvidas e insights, contando o que espera da sua loja no Instagram.

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