Duas mulheres e um homem tirando uma selfie com um telefone celular

Dia do amigo: como aproveitar a data no seu negócio

No dia 20 de julho é comemorado o dia do amigo. Quer saber como trabalhar a data no seu comércio? Confira as nossas dicas!

É certo que a amizade deve ser celebrada todos os dias, mas existe no calendário uma data especial, conhecida mundialmente como o Dia Internacional da Amizade.

A data recebeu reconhecimento mundial a partir da Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha criada para mostrar a importância das amizades para a vida das pessoas. A Cruzada foi idealizada por um médico paraguaio, em 1958 e desde então 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade. Aqui no Brasil, a data é celebrada no dia 20 de Julho, como o Dia do Amigo.

A data é uma das mais populares e muito bem vinda no mercado promocional. É o momento ideal para ativação de marcas e de aproximação com o público alvo e exige estratégias diferenciadas que podem ganhar o coração dos consumidores.

Quando se trata de amigos, quem não tem um e gostaria de homenageá-lo?
E pensando nisso, preparamos dicas incríveis para te ajudar a realizar ações de fortalecimento de marca e de vendas.
Continue e confira!

#Spoiler – Abuse das Promoções
Todo mundo tem aquele amigo que AMA uma promoção, certo? E quem é que não gosta, não é mesmo?!

 

1 – Indique um amigo e ganhe um desconto

Essa ação é uma das mais conhecidas e pode funcionar em diversas áreas, como salões de beleza, academias, assinaturas e varejo em geral. Você fortalece sua relação com quem já é seu cliente e faz com que seu trabalho seja conhecido por ainda mais pessoas.

Só tenha cuidado com as restrições em tempos de pandemia. Dependendo do tipo de negócio, uma ideia é informar ao cliente indicado que ele pode adquirir agora e usufruir do benefício futuramente.

2 – Pague um leve dois

Esse formato é bem popular e é muito utilizado por marcas de vestuário e calçados em geral. Sugerir chamar aquele amigo ou amiga para dividir uma compra de uma bota ou sapato é certeza de agradar ao cliente e ainda ganhar mais um comprador. Aproveite que as compras virtuais estão em crescimento e incentive o acesso aos produtos pelo site. Ainda não colocou sua loja no Digital, clique aqui e saiba como.

 

3 – Envie um produto para o seu amigo

Para quem trabalha em sistema de tele entrega ou com produtos de higiene e beleza, essa é uma iniciativa bem legal. As pessoas têm sentido falta da proximidade física de seus amigos e enviar produtos que eles gostem é super gentil.

Para ser ainda mais criativo, que tal oferecer a oportunidade do cliente escolher um cartão e personalizar com uma mensagem especial? Abuse da criatividade!

 

4 – Marque um amigo nas redes sociais e ganhe prêmios

Esse formato de ação tem ganhado espaço especialmente no Instagram. As marcas oferecem prêmios duplos, assim a pessoa que indicou e o seu amigo ganham um prêmio ou um brinde. Além de trazer engajamento nas redes sociais, você oferece a oportunidade de um amigo presentear o outro de uma forma especial.

Aqui vale uma super dica: tome cuidado e verifique as regras para fazer este tipo de ação dentro das plataformas!

 

5 – Adquirir um produto que gera uma doação para uma causa social

O engajamento social das marcas tem sido algo muito valorizado pelos clientes e tem se tornado ainda mais evidente em tempos de pandemia. Marcas que apoiam causas e são verdadeiras e sinceras com seus clientes ganham visibilidade e conquistam o coração das pessoas.

Então, imagine que uma marca proporcione ao cliente adquirir um produto e ainda ajudar uma causa social em nome da amizade? Bacana né? Mas lembre-se: sempre de que a causa precisa estar alinhada aos valores da empresa que está fazendo a ação social!

 

6 – Faça collabs com outras marcas

O foco das campanhas de Dia do Amigo não precisa ser só no cliente. Quais outras empresas são amigas da sua marca? As collabs, ou colaborações, são cada vez mais comuns na internet e seu negócio pode se beneficiar delas. Encontre empresas que falem com o mesmo público que você, mas que não sejam suas concorrentes.

Convide essas marcas para que as duas empresas realizem algo juntas. Pode ser um sorteio, um evento, um curso, um vídeo explicativo, um e-book? Quando você une forças pode aumentar seus resultados sem investir mais dinheiro na sua estratégia de marketing.

O que fazer quando essas datas caem no final do mês?

É simples: dê a oportunidade para o cliente se programar. Avise sua base que as promoções estarão incríveis, ofereça acesso antecipado aos clientes fiéis e invista na captação de leads nesse momento. Assim, quando a data especial chegar, os consumidores já estarão preparados para as compras.

Criar campanhas interessantes e diferentes em datas especiais coloca seu negócio à frente da concorrência. Às vezes, ideias simples geram ótimo retorno!

E então, gostou das dicas? O mais importante é que essas ações sejam genuínas e tenham a ver com o espírito da marca. Planeje e crie ações que você sinta que são realmente legais e que estejam alinhadas ao seu propósito.

Isso certamente vai encantar seus clientes e seus amigos, independente da data celebrada!

Compartilhe conosco suas ideias!

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