Datas comemorativas

5 ações para comemorar o Dia do Cliente na sua loja

O Dia do Cliente é uma data comemorativa criada para ajudar sua empresa a se aproximar do seu público em uma época do ano de menor movimento no comércio.

PUBLICADO EM 03 DE setembro DE 2024 7 minutos de leitura

 

O Dia do Cliente foi estabelecido no dia 15 de setembro, por se tratar de um mês que não possui um grande apelo comercial para as vendas do varejo. Dessa forma, o Dia do Cliente vem se tornando cada dia mais atrativo, tanto para os consumidores, quanto para os lojistas. 

Para se preparar para a data, além dos descontos, que já são uma prática comum, os consumidores estão em busca de reconhecimento e benefícios. Ou seja, a palavra-chave no Dia do Cliente é RELACIONAMENTO, pois essa é uma ótima oportunidade para gerar uma boa reputação com o público e fortalecer a sua marca.

Animado para começar? Confira a seguir algumas dicas de ações que irão te ajudar a potencializar suas ações de Dia do Cliente!

01. Ofereça mimos

Antes de definir o que fazer no Dia do Cliente, ou seja, qual ação sua empresa fará para a data, é preciso pensar com a cabeça do consumidor. Comece com uma pergunta simples: o que meu cliente gostaria que minha marca fizesse por ele? 

Aqui não é preciso criar uma grande e custosa ação para valorizar seus consumidores. Pequenos mimos podem ser uma ótima opção para que o seu cliente se sinta especial. Existem diversas opções de mimos, desde brindes físicos, como adesivos, pequenos cosméticos, ecobags, entre outros que são incríveis para o Dia do Cliente em loja de roupas, por exemplo. 

Mas os mimos também podem ser do tipo não tangíveis, como um voucher para a próxima compra. O importante é estar alinhado com o objetivo de vendas. Pense que você pode adicionar um voucher para a próxima compra como estratégia para que novos consumidores se tornem clientes recorrentes.

Outra possibilidade é oferecer brindes diferentes dependendo do quanto o cliente comprar, em uma estratégia de vendas com base no valor. Por exemplo: em compras acima de R$100 reais o cliente ganha um brinde X, em compras acima de R$500 o cliente leva um brinde premium.

Mas fique atento: apesar de poder atrelar os mimos a sua estratégia de venda, é importante que seu cliente se sinta valorizado e encantado com o brinde. Se o desafio para ganhar o brinde for grande demais, isso poderá afastar o cliente em vez de encantá-lo.

Outro ponto de atenção: sempre tenha em mente o orçamento disponível antes de começar a ação. Afinal, você não quer ter prejuízos. 

02. Benefícios para clientes fiéis

Uma ação interessante que pode ter início no Dia do Cliente é o lançamento de uma onda de benefícios para os clientes que já conhecem a sua marca e que compram com frequência. 

Valorizar aqueles consumidores que são apaixonados pelos seus produtos/serviços agrega positivamente ao relacionamento entre marca e cliente. Além disso, fortalece seu negócio como um todo, mostrando para todo o mercado que sua marca valoriza os clientes fiéis.

Uma boa maneira de aplicar isso é criando um clube de vantagens. De maneira bem simples, com um programa de vantagens funciona através da contagem de pontos, a partir do momento que algum cliente compra um produto ele ganha pontos por cada compra. Após ter pontos suficientes, ele pode trocá-los por benefícios e bônus.

Existem diversas maneiras de iniciar um programa de fidelização e benefícios para os seus clientes. Você pode começar de maneira simples, oferecendo descontos progressivos a cada compra. O importante é definir quantos pontos valem cada compra, e com quantos pontos o cliente poderá retirar seu bônus. Deixar as informações claras e destacar os benefícios é o melhor caminho para o sucesso do clube de vantagens.

03. Faça sua promoção

No Dia do Cliente, os consumidores naturalmente estão esperando ser valorizados. Mas também têm expectativas nos descontos e promoções para a data.

A boa e velha promoção pode cumprir seu papel se for feita com cuidado, levando em consideração os desejos dos seus clientes. Caso opte por fazer uma promoção, que tal fazer uma breve pesquisa nas redes sociais para entender quais produtos da sua loja seus clientes gostariam de ver em promoção?

Com o feedback de seus consumidores ficará mais fácil de selecionar os produtos e também é mais uma oportunidade de você se posicionar como uma marca transparente e aberta a opiniões. Ao fazer essa seleção especial de produtos vindos dos clientes você potencializa ainda mais as oportunidades de vendas, afinal você ofertará o que os clientes estão procurando.

Aproveite a data para fazer enquetes sobre quais produtos eles querem em promoção, criando uma conversa e ajudando a aumentar o burburinho sobre suas ações para o Dia do Cliente. Esse tipo de interação fortalece o relacionamento com seu público e a sua marca.

04. Faça uma mensagem de agradecimento especial (cartinha ou vídeo)

Segundo estudo realizado pelo Google o consumidor espera que as empresas façam mais para valorizar e demonstrar carinho. Uma boa abordagem para que seus clientes se sintam valorizados é fazer uma mensagem especial de agradecimento.

Pode ser algo simples, como um vídeo curto nas redes sociais, onde sua marca agradece a cada cliente, quanto mais humanizada for a mensagem, melhor. Outra opção é adicionar um pequeno cartão em cada compra feita, e se for feita a mão é mais efetiva!

No fim das contas, o seu cliente quer se sentir especial para a marca que ele gosta. Destaque o quanto cada cliente é importante para o seu negócio, não apenas no Dia do Cliente, mas em todos os momentos.

A personalização ganha importância aqui, pois valoriza o indivíduo. Sempre que possível, use o nome do cliente na comunicação e se você tiver como puxar informações como desde quando ele é cliente da loja, para agradecer pelo tempo em que vocês estão juntos, pode ser um toque incrível. 

Para esse tipo de informação, contar com um sistema de gestão é ótimo, pois vai ajudar a levantar essas informações em poucos minutos. 

05. Invista em embalagens especiais  

Para fechar, um dos momentos mais importantes para o seu cliente é quando ele recebe o produto ou quando sai com o produto na sacola da loja. É nesse momento que uma boa embalagem pode valorizar ainda mais essa experiência.

O Dia do Cliente pode ser uma ótima oportunidade para melhorar ainda mais a experiência de compra para o seu cliente nesse momento. Por que não embalar seus produtos com um pacote exclusivo de presente? Mesmo que a compra não seja um presente para alguém. 

Pense em toda a experiência, do toque do papel da embalagem, ao cheiro. Ah, e lembre-se que no Brasil, um presente sempre vem com um laço. Essa pequena atitude vai demonstrar cuidado e carinho da marca com o cliente, pois ele irá se sentir especial e único ao receber um pacote de presente com um cartão especial. 

Dica extra: crie uma hashtag

Se a sua loja já está nas redes sociais, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para movimentar o perfil dela. Incentive que seus clientes compartilhem a boa experiência que você está preparando com a adoção de uma hashtag especial para a data, gerando um engajamento natural e aumento da credibilidade da marca.

Todo mundo gosta de mostrar quando é valorizado, e seus consumidores vão gostar de mostrar uma boa experiência com a sua marca em que recebem mimos, descontos ou uma embalagem caprichada. Aproveite as redes sociais e aumente o alcance da sua ação!

Depois dessas dicas, esperamos que você tenha excelentes ideias para tornar o Dia do Cliente ainda mais especial para seus consumidores. Gostou desse conteúdo? 

Acompanhe no Blog da Hiper diversas dicas como essas sobre gestão de lojas, vendas, varejo digital e muito mais!

 

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