Como se preparar para o Dia do Consumidor

Dia do Consumidor

O dia do Consumidor está chegando. No dia 15 de março, as lojas físicas e virtuais ficam movimentadas. Essa data foi estabelecida em homenagem a John Kennedy, que no momento era presidente dos Estados Unidos e discursou sobre os princípios básicos e proteção aos direitos do consumidor, como segurança, proteção de dados e o direito de ser ouvido. Conforme lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1991.

Um pouco semelhante com a Black Friday, essa data é considerada por muitos uma temporada de muitas compras.  Recentemente o Google divulgou uma pesquisa sobre a data e os hábitos de consumo da população para esse momento, o objetivo era entender como os consumidores se comportam antes e durante esse dia, tendo em vista que essa é uma das datas mais favoráveis para o varejo no primeiro semestre de cada ano. Foi constatado que 35 milhões de consumidores já conhecem a data e que 73% das pessoas começam a pesquisar promoções uma semana antes. 

A principal diferença entre a Black Friday e o Dia do Consumidor, é que nessa data mais pessoas pensam em comprar através do varejo físico. Uma outra informação importante que foi divulgada na pesquisa, é que 52% das pessoas planejam gastar mais de 500 reais. 

Independente do tamanho da sua loja, é essencial se preparar para essa ocasião, por isso compartilho aqui algumas dicas de como agir e estar preparado para receber os clientes da melhor maneira e também de como desconstruir algumas possíveis imposições que o cliente pode ter no ato da compra.

Transforme o Dia do Consumidor na Semana do Consumidor

Como foi citado anteriormente, antes do ato final de efetuar uma compra, o cliente passa por diversos processos de pesquisa e referências para achar o melhor preço e o melhor produto que se encaixa no qual ele está buscando.  Assim como no dia das mães, dia dos namorados, Natal ou outras datas comemorativas em que se presenteia alguém e se busca por preços bons, o Dia do Consumidor é o dia de presentear a si mesmo ou comprar aquele produto em que já se está querendo ou precisando a algum tempo. Com o aumento do engajamento que esse dia gera em todas as lojas, uma dica que pode ser interessante e aumentar ainda mais as vendas e lucros, é além de promover ações para o dia específico, também pensar em promover ações para a semana inteira. De acordo com pesquisas, as principais lojas virtuais do Brasil possuem 13 milhões de visitas a mais nos dias que antecedem ao Dia do Consumidor. Tanto no online quanto no offline, é importante dar uma atenção maior para a semana inteira.

Crie promoções e descontos

O principal item que o cliente avalia é de fato, o preço. Mas um ponto a se pensar, é que além de você, seus concorrentes também terão descontos e ofertas. Portanto, é importante que você tenha um planejamento e pense em ações promocionais que irão se destacar entre os concorrentes do seu segmento. 

Além de pensar e definir promoções e descontos, é necessário organizar toda a logística da sua loja e da sua equipe para estarem prontos para receber os consumidores e os pedidos que serão realizados em maior quantidade devido ao momento. De nada adianta possuir o melhor custo benefício ou um produto de qualidade, se não estiver de fato preparado para vendê-los. 

É necessário que seu atendimento e seus vendedores estejam cientes da demanda que terão no dia e que será um dia movimentado e de correria, então, a cordialidade e gentileza precisam ser os pontos principais na hora de atender, mesmo que a rotina no momento seja cansativa. 

 

Promoção Dia do Consumidor

 

Além do atendimento, o seu estoque precisa estar preparado. Tanto na loja virtual quanto na loja física. É preciso ver e rever o seu estoque, principalmente para saber se a quantidade de produtos disponíveis para a promoção, atenderá a demanda esperada. Antes prevenir, do que remediar, certo? É melhor que sobre um pouquinho no estoque do que falte na hora que o cliente chegar e pedir por determinado produto. Um bom estudo sobre o seu público-alvo e como ele se comporta nesse período, é algo que pode te ajudar a se preparar para essas ações: o quanto seu público pretende gastar, o quanto já gastou em anos anteriores, quais são os produtos que ele procura ou qual sua área de interesse na sua loja.

Com descontos e estoque em dia, já é um grande passo para gerar lucro para sua loja no Dia do Consumidor. Mas além disso, você pode pensar em diversas outras ações para movimentar e aumentar o engajamento nesse dia. Se for loja virtual, frete grátis ou com desconto acima de determinados produtos. Se for loja física,  algum brinde acima de determinado valor. Algumas coisas que você pode fazer facilmente, podem aumentar e muito a visão positiva das pessoas sobre a sua marca e fazer com que voltem em outras datas comemorativas por saber dos benefícios ou até mesmo com que de fato se fidelizem como cliente da sua loja em todos os momentos.  

Para fidelização, promova ações exclusivas para clientes

Uma outra ideia para impulsionar as vendas é criar vantagens exclusivas para quem já é cliente da sua loja. Se sua loja for virtual, um pouco antes da semana ou do dia exato, você pode enviar uma lista de e-mails para sua base de leads com um cupom de desconto, isso irá despertar o interesse e fazer com que ele acesse o seu site, assim, a chance de gerar vendas é bem maior. 

Vale lembrar, que nem todas as ações que você pode fazer precisam ser focadas diretamente em vender, você pode focar em criar uma boa relação com seus clientes para que ele tenha como referência a sua marca quando for buscar por produtos no seu segmento. 

Pense em canais para se comunicar de forma direta: e-mail mencionando o nome do cliente, causa senso de proximidade e importância. Listas de transmissão por whatsapp com promoções, novidades e ações podem ser uma forma de se aproximar ainda mais, falar de forma gentil e humanizada, faz com que ele se sinta mais próximo de você e da sua marca, e assim, se torne um cliente fiel.

Caso sua loja seja física, o que você pode fazer já que não possui o e-mail ou telefone dos seus clientes e nem consegue ter um exato controle de quantas vezes tal pessoa comprou em sua loja, é manter suas redes sociais sempre bem atualizadas. Dessa forma, indiretamente você vai atingir as pessoas que já procuram saber sobre seus produtos. Então, poste sobre suas promoções e desconto e sobre as vantagens que você irá oferecer no Dia do Consumidor, para que quem já acompanha sua marca,  saiba a quem procurar nesta data.

 

 

Para as lojas físicas: o que fazer ou como agir quando o cliente trouxer imposições no momento da compra?

 

Quando o cliente diz que está caro

Se, mesmo com a melhor promoção que você conseguir aplicar, o cliente reclamar do preço, o primeiro passo é observar se há uma abertura por parte do consumidor. 

Ele gostou do produto? Se sentiu em dúvida? Ou ele disse um não incontestável? Em certos momentos um cliente pode estar em dúvida sobre outro aspecto da peça e acaba acreditando que é pelo preço. 

Tente descobrir quais as dores e dúvidas do seu cliente, além do preço, e desconstrua elas para que ele reconheça que seu produto é de qualidade e está com um preço promocional que vale a pena adquirir. Um outro ponto para ficar atento é qual o valor, além do financeiro, do produto que você está tentando vender — foque nas características e em como aquele item irá resolver um problema do consumidor, mostre que aquele produto é ideal para ele e esse é o momento da compra. 

 

Quando o cliente diz que está só dando uma olhadinha

Nesse momento, o segredo é ter empatia. Se nos posicionarmos do outro lado e tentarmos entender o que ele pensa sendo consumidor, nós, como consumidores, muitas vezes também só estamos dando uma olhadinha. 

Quando o cliente diz isso, ele sutilmente está pedindo por espaço. Significa que ele quer de fato olhar os produtos e a sua loja, mas gostaria de fazer isso sozinho, sem com que algum vendedor fique o tempo todo ao seu lado. Então, nessa hora, não force o atendimento e não siga o cliente pela loja de um jeito impositivo, espere.

Uma dica nesse caso é puxar assunto sobre alguma coisa que não tem a ver com a sua loja ou compras, essa é a hora de puxar aquele assunto de elevador, sobre o tempo, a hora ou sobre alguma notícia que está em destaque no momento. 

 

Quando o acompanhante impede a compra

Aquela pessoa que é acompanhante, que não vai comprar mas está ali junto para dar opinião e auxiliar. Essas pessoas são grande influenciadoras na decisão final da compra, as vezes com um palpite já é o suficiente para o cliente desistir de comprar. 

Muitas vezes, a vontade de excluir o acompanhante do atendimento pode ser grande, mas esse é um erro que não se pode cometer, pois isso pode frustrá-lo e fazer com que isso impeça você de conseguir efetuar a venda para quem está junto e querendo comprar. Se essa pessoa está ali, é porque ela é amiga do cliente e agradá-la também faz parte do processo de venda. Então, fale com os dois de igual para igual, trate-os bem e com gentileza, o que irá gerar uma conexão e fazer com que seja mais fácil efetuar a venda. 

 

Quando você não tem o produto que o cliente quer comprar

Acabou o estoque. Tudo bem, imprevistos acontecem. Esteja aberto e explique isso ao cliente e ouça o que ele tem a falar, se ele mostrar se sentir prejudicado, dê a assistência e atenção que ele precisa e mostre que você se preocupa e que irá repor a mercadoria. 

Reverter essa situação pode não ser uma das coisas mais fáceis, até porque, se o cliente está procurando por determinado produto naquele momento e possui urgência, se sua loja não tem o produto para oferecer a ele, certamente ele irá procurar o produto em um concorrente, e não esperar você repor a mercadoria.

Portanto, ao invés de encontrar problemas como falta de estoque no momento em que já está fazendo o atendimento e está perto de efetuar a venda, certifique-se com antecedência de que o seu estoque está em dia e de que o mesmo irá atender as demandas necessárias. Para isso, é muito importante fazer um planejamento e ter cuidado e atenção com esse ponto, como já citamos anteriormente. 

Com atenção, planejamento e ações de desconto e promoção, você certamente já estará no caminho certo para aumentar suas vendas e sua receita no Dia do Consumidor. 

 

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