Datas Comemorativas

5 dicas para vender mais no Dia das Crianças

Já começou a preparar sua empresa para o Dia das Crianças? Então confira nossas dicas incríveis para impulsionar seus resultados na data!

PUBLICADO EM 11 DE setembro DE 2023 7 minutos de leitura

O Dia das Crianças é uma data muito importante para o varejo, principalmente para o nicho infantil. Junto com o Natal, a data responde por 65% das vendas de brinquedos no ano. Sua loja não é de brinquedos? Continue a leitura mesmo assim, a data também pode ser explorada por outros segmentos. 

Utilizar datas sazonais para impulsionar as vendas e a lucratividade das lojas é uma estratégia bem comum. Independentemente do seu produto, esta é uma ótima oportunidade para atrair públicos potenciais e ainda manter os antigos clientes ativos, além de promover a sua marca. Segundo dados de uma pesquisa recente, 62% dos consumidores pretendem comprar na data.

Para que sua ação tenha impactos positivos, é preciso se preparar com antecedência. E para ser impactante no Dia das Crianças, você não pode deixar de esbanjar criatividade para captar a atenção dos pequenos, mas também deve estar atento à decisão dos pais. Portanto, crie uma boa estratégia de comunicação, que seja prática e fácil de ser aplicada. Abaixo vamos te ajudar com 5 dicas de ações para vender mais no Dia das Crianças:

1 – Comece pela comunicação online

Tem se tornado cada vez mais comum fazer pesquisas sobre os produtos nos buscadores de ofertas. Antes de ir à loja física, muitas pessoas buscam os melhores preços e condições de pagamento pela internet e muitas vezes fecham a compra neste momento. Mesmo que posteriormente os clientes optem por realizar suas compras em alguma loja física, muitas vezes a decisão ocorre durante a busca.

Aproveite esse fluxo de clientes que estão conectados em busca de informações e presentes. Crie uma comunicação condizente e atrativa para a data, mude a cara das suas redes sociais, destaque os principais produtos que podem ser atrativos para seu público-alvo. Aproveite que o Dia é das Crianças, e o clima infantil está em alta, e faça seus posts divertidos e coloridos nas redes sociais.

Faça conteúdos inserindo o universo infantil junto a sua marca, mas lembre-se que o que está sendo divulgado também precisa ser atrativo para os pais. Afinal, são eles que dão a palavra final e sabem exatamente o que seus filhos vão gostar de ver e ganhar. Fale a língua deles!  

2 – Saiba cativar as crianças

Como falamos na primeira dica, no Dia das Crianças, lidamos com 2 públicos que merecem atenção: as crianças e os pais. Saber como atrair os pequenos para seu estabelecimento é um dos passos cruciais para ser efetivo com os decisores da compra, que são os pais. 

Para cativar a criançada, nada melhor do que oferecer muita diversão. Entenda o que no seu produto pode cativar uma criança e explore esse potencial. Invista tempo em uma decoração bonita para a exposição dos itens na vitrine. Ela deve prender a atenção das crianças, e mais, despertar nelas  o desejo de ter o seu produto.

Outra boa saída é buscar algo dinâmico para entreter as crianças que entrarem na sua loja. Pense em interações com personagens animados na porta, ou talvez um carrinho distribuindo doce ou pipoca – podem ser ótimas opções. Essas ações atraem  as crianças, e mesmo que seu produto não seja o alvo principal, vai ajudar a aproximar seus clientes e divulgar a sua marca.

Além disso, você pode pensar em mais um público no Dia das Crianças. Uma pesquisa da Allin com a Social Miner e a Opinion Box, traz atenção a esse terceiro público: os tios. Hoje, ele já ultrapassou os pais: 47% dos clientes irão atrás de presentes para os sobrinhos. 

3 – Trabalhe com promoções 

Por mais que a data seja voltada para as crianças, quem de fato decide qual produto será comprado são os pais. E para conquistá-los, nada melhor do que uma boa promoção!

Criar uma estratégia que beneficia o cliente, em questão de valor, pode ser uma ótima saída para conquistá-lo, pois muitas pessoas terão que comprar mais de um presente para a família toda, sobrinhos, netos, etc. Assim com um preço acessível você poderá conquistar esse consumidor e ganhará lucro na quantidade.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, monte kits promocionais com várias peças que aumentem seu ticket médio. Invista em campanhas do tipo “compre um leve outro”, descontos progressivos ou ainda brindes em compras acima de um determinado valor. Essas são algumas das estratégias de vendas que podem atrair os clientes pelo bolso. 

Se você tem uma loja online e vende pela internet, invista em promoções com frete grátis, elas podem ser decisivas. Entre os entrevistados de uma pesquisa, 41% desistiriam de comprar em razão de fretes altos.

4 – Fique ligado ao seu estoque

Além de pensar numa estratégia de divulgação e captação de clientes, você deve preparar o seu estoque para que a campanha tenha o maior lucro possível. Identifique os itens que possuem maior potencial de venda para essa data e verifique se ao divulgar massivamente esses produtos não correrá o risco de ficar sem o estoque.

Uma boa maneira de definir quais produtos serão utilizados é pesquisando as vendas dos anos anteriores. Identifique os produtos novos e/ou que estão em alta no momento e que podem gerar maior impacto de vendas. Outra boa opção é fazer uma estratégia mista, com produtos em destaque que irão chamar a atenção do consumidor, mas também adicionando produtos que você precisa destravar o estoque, nesses podendo dar um desconto maior. 

Se a sua loja contar com um sistema de gestão, é bem mais fácil fazer o levantamento dos produtos mais vendidos em anos anteriores. Busque na internet sobre as tendências do mercado e os lançamentos para a data, assim você conseguirá definir um mix bem interessante para o seu público.

Faça essa separação de estoque com antecedência, pois é ela que definirá sua estratégia principal de vendas. Além disso, fazendo esse planejamento antes,  você dá tempo dos seus fornecedores entregarem novos produtos a tempo. Dessa forma, até a data, sua loja e vitrine estarão cheias.

5 – Preste atenção no seu público-alvo

Existem diversas datas comemorativas utilizadas pelo varejo, pode ser que o seu negócio não se encaixe em todas, e tudo bem. Mas isso não quer dizer que não há como aproveitar a data dentro do possível.

Sempre pense que ao trazer novidades para seus clientes, você está fortalecendo o relacionamento com eles. Caso seu segmento esteja muito fora da data, faça um comunicado de parabéns simples, mas tente sempre criar pontos de conexão com o cliente, isso lhe renderá frutos e ajudará na fidelização. Divulgue de forma atrativa e adeque o seu produto sempre que possível. 

Uma possibilidade é falar sobre resgatar a criança em cada um de nós, cultivar a alegria de viver e a diversão no dia a dia, entre outras coisas que podem render uma boa conversa e melhorar o relacionamento com seu público. Sua comunicação precisa fazer sentido com ele.

Gostou das nossas dicas? Comenta aqui em baixo! Além disso, acompanhe nosso blog e confira dicas para tornar sua loja ainda mais atrativa e vender cada dia mais!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.