Controle de Estoque

Controle de estoque: dicas que todo gestor deve saber!

Manter o estoque controlado exige planejamento e algumas outras atitudes que fazem muita diferença. Confira tudo aqui!

PUBLICADO EM 09 DE novembro DE 2023 6 minutos de leitura

Um bom controle de estoque é fundamental para qualquer negócio de sucesso. Formado por várias ações, ele se inicia na gestão do fluxo de mercadorias que chegam e saem de uma empresa e termina no controle de caixa. Isso porque, uma boa gestão influencia diretamente nos resultados, principalmente quando falamos de finanças. 

Ou seja, uma boa gestão de estoque contribui para aumentar a lucratividade, assim como a falta de controle pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Para chegar em um bom resultado, o gestor pode escolher o método de controle de estoque que melhor se encaixe no negócio. 

Por que fazer gestão de estoque? 

Já falamos que a prática é importante para a saúde financeira, mas talvez seja interessante entender um pouco mais sobre isso. Afinal, como a gestão de estoque aumenta a lucratividade? 

  • Redução de Custos: evita gastos excessivos com armazenamento de produtos não vendidos e minimiza custos associados a mercadorias perdidas ou danificadas. 
  • Mais Eficiência: garante que os produtos certos estejam disponíveis quando os clientes precisam, melhorando a satisfação do cliente e evitando a perda de vendas devido a itens fora de estoque. 
  • Previsão de Demanda: permite analisar padrões de compra e demanda, facilitando a previsão precisa das necessidades futuras da empresa. 
  • Redução de Desperdícios: evita o desperdício de produtos devido à expiração, obsolescência ou danos, garantindo que os produtos sejam vendidos antes de perderem a validade. 
  • Agilidade nas Decisões: fornece informações precisas em tempo real para tomada de decisões estratégicas, como promoções, descontos ou expansão de inventário. 

Além de tudo isso, manter o estoque em dia proporciona maior satisfação do cliente e melhor relacionamento com fornecedores. Primeiro, porque ao saber com exatidão quais são os produtos disponíveis, é possível melhorar a experiência do cliente, construindo lealdade e incentivando o boca a boca positivo.

Segundo, porque uma gestão eficaz ajuda a negociar melhores termos com fornecedores, otimizando custos e prazos de entrega. Pronto para conhecer e seguir as dicas que selecionamos para garantir uma gestão com qualidade? Vamos lá! 

1. Faça controles com frequência e atenção 

Uma das primeiras premissas para controlar bem o seu estoque é manter um controle rigoroso de todas as operações que envolvem a gestão. Isso quer dizer acompanhar e registrar todas as entradas e saídas de mercadoria, todas as movimentações dentro do estoque, bem como as devoluções e trocas. 

É muito comum encontrar empresas que possuem processos bem definidos para recebimentos, movimentações e expedições, mas falham na hora de fazer o controle das devoluções e trocas. Isso pode acabar causando os chamados “furos de estoque” e falhas no inventário. 

2. Acompanhe indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho fornecem ao gestor uma boa análise a respeito dos processos e seus resultados. Através deles é possível acompanhar o giro das mercadorias, a composição do estoque, o índice de atendimento de pedidos, o índice de rupturas ― pedidos que não são atendidos por falta de mercadorias em estoque ― o índice de perdas e desperdícios, entre outros dados relevantes. 

Com essas informações é possível identificar os pontos que necessitam de melhorias, direcionar ações e elaborar um planejamento mais assertivo. 

3. Faça inventários periódicos 

Os inventários periódicos são feitos em curtos períodos de tempo e abrangem áreas separadas do estoque. Eles não eliminam a necessidade de um inventário geral em médio prazo, mas auxiliam na manutenção da acuracidade e na identificação de falhas em menor tempo hábil ― o que ajuda a garantir a identificação das causas dos problemas. 

Demorar para fazer um inventário pode ser um grande erro. Quanto mais demorar para identificar falhas, maior elas podem se tornar. Além disso, o próprio processo de inventário tende a se complicar se não for realizado em intervalos regulares. 

4. Dê um fim às mercadorias sem giro 

Por meio dos indicadores de desempenho e dos inventários é possível saber quais mercadorias estão obsoletas ou possuem um giro muito baixo. Sabemos que estoque parado representa dinheiro parado ― tanto em termos de mercadorias, quanto de espaço ocupado para armazená-las.  

Identifique quais são esses materiais e encontre soluções para tirá-los do estoque. Isso pode ser feito através de promoções ou doações, por exemplo. Quanto mais uma mercadoria ficar parada no estoque, mais difícil será para tirá-la no futuro. Em alguns casos, existe a questão do prazo de validade e, em outros, os produtos podem sair de moda totalmente ou se deteriorarem por ação do tempo. 

5. Integre-se a outras áreas 

Como dissemos no início do texto, o controle de estoque afeta diretamente os resultados de outras áreas. Sendo assim, o ideal é que a gestão de estoques se integre a outros setores, como Comercial e Compras, por exemplo, a fim de aprimorar ainda mais seus resultados. Essa sinergia garante previsões de demanda mais assertivas, melhora na relação com fornecedores, composição de estoque mais próxima da demanda real, entre outras coisas. 

6. Utilize um sistema para controle de estoque 

Um sistema de gestão de estoque garante a automatização dos processos, além da melhoria na comunicação e no compartilhamento dos dados. Também proporciona maior segurança das informações, aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, redução de erros e suporte à gestão. 

Com ele é possível registrar automaticamente todas as operações, inventários, obter e fornecer informações para os outros setores, obter sinalização de quando é necessário repor o estoque de determinado item, além de gerar relatórios que fornecem suporte ao processo de tomada de decisões. Ou seja, um sistema de gestão torna o controle muito mais ágil e eficiente. 

Ao seguir essas dicas a sua empresa pode obter um controle de estoque mais eficaz, garantindo bons resultados para a gestão, para suas finanças como um todo. Além disso, quando a empresa aprimora seus processos e resultados, a melhora na qualidade é percebida pelo cliente, que passa a se tornar mais satisfeito. 

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.