Jornada Empreendedora

8 erros cometidos por empreendedores. Veja como evitar!

Este texto é o que você precisa para evitar os principais erros do empreendedor ao começar um novo negócio. Boa leitura!

PUBLICADO EM 21 DE setembro DE 2023 6 minutos de leitura

Muitos erros do empreendedor são cometidos por falta de planejamento. Esse aspecto influencia em vários aspectos do negócio, e podem induzi-lo a erros que resultam em uma má gestão e que podem, inclusive, comprometer o futuro da empresa. Além da falta de planejamento, a falta de controle emocional também pode ter um grande impacto no sucesso do empreendimento.  

No post de hoje, vamos falar sobre alguns erros bem comuns, mas que devem ser evitados a todo custo. Quer saber quais são eles? Então confira agora mesmo! 

1. Deixar o planejamento estratégico de lado 

O plano estratégico é o documento que vai direcionar os empreendedores a respeito dos objetivos da empresa. É nele que estão os passos sobre o que deve ser feito para que esses objetivos sejam alcançados. O planejamento é primordial quando a empresa está no início e ainda não tem uma rotina estabelecida e também conforme ocorre o desenvolvimento; entretanto, deve ser revisado de tempos em tempos ou sempre que houver alguma alteração nos fatos apontados. 

Sem o planejamento estratégico, os empreendedores sabem que a empresa está operando, mas não são capazes de afirmar se os resultados são bons ou não. Mais que isso, não sabem dizer se a empresa está crescendo de forma sustentável para que possa dar os próximos passos.  

2. Não analisar o mercado 

Conhecer o mercado e suas flutuações é fundamental para que os empreendedores possam tomar decisões assertivas e aprimorar seus resultados. Ao avaliar o mercado, além de conferir as questões econômicas, é preciso também analisar os clientes, os concorrentes e os parceiros de negócios. Ou seja, em vez de observar apenas as ações dos concorrentes e esperar que isso seja suficiente para melhorar a gestão, é preciso buscar formas de melhorar o relacionamento com os clientes e estreitar a relação com os fornecedores. 

Hoje é possível acompanhar o mercado com muito mais facilidade pela internet, por meio de publicações especializadas, redes sociais voltadas a negócios e blogs como este aqui. No entanto, também é interessante fazer um giro presencial pela concorrência direta para entender o que seus clientes estão consumindo em outras lojas que podem ser interessantes de levar para seu ponto de venda. 

3. Negligenciar a necessidade de capital de giro 

O capital de giro é essencial para que os empreendedores consigam honrar com os compromissos da empresa – como pagamento de aluguel e aquisição de estoques, por exemplo. Por não entenderem a sua importância, muitos empreendedores deixam de considerar esse valor no planejamento financeiro ou mesmo fazem uma projeção abaixo da necessária. 

A necessidade desse capital deve ser avaliada com cuidado. Mesmo que as vendas em determinado período estejam em alta, é preciso conferir se os pagamentos serão realizados a prazo, para não os contabilizar como se fossem feitos de uma só vez e prejudicar a gestão financeira e a disponibilidade de capital.

4. Não separar as finanças da empresa das finanças pessoais 

Misturar as contas do CPF com as contas do CNPJ é um erro clássico de quem começa a empreender. De início pode parecer simples descobrir quais são os valores para repor e ajustar nas movimentações de caixa, mas com o tempo isso pode se tornar complexo e comprometer tanto os registros quanto às finanças. 

Encontrar empreendedores que utilizam as finanças da empresa para cumprir com seus compromissos pessoais é mais comum do que se imagina. Em longo prazo, essa prática pode prejudicar seriamente a saúde financeira da empresa, comprometendo até mesmo os pagamentos que precisam ser realizados.

5. Não divulgar a empresa corretamente 

Já diz o ditado que quem não é visto, não é lembrado. Mesmo que a empresa já tenha formado uma boa clientela inicial, é fundamental que ela continue investindo em comunicação para atrair clientes e manter um relacionamento com o público. A falta de divulgação ou uma divulgação inadequada podem prejudicar a captação de novos clientes e a retenção deles.  

No entanto, se por um lado a falta de divulgação não traz visibilidade para o negócio, por outro, supervalorizar os produtos e/ou serviços, oferecendo mais do que pode cumprir, acaba comprometendo a confiança dos clientes e manchando a reputação da empresa no mercado.

6. Ser um empreendedor inseguro 

Incertezas são bem comuns entre empreendedores, afinal um novo negócio sempre tem uma margem para surpresas. Porém, quando essa insegurança passa a se manifestar através do desespero, algumas decisões equivocadas são tomadas, causando a impressão de instabilidade entre os colaboradores. Essa insegurança se reflete na confiança que os funcionários possuem na empresa e na qualidade dos produtos e/ou serviços prestados. 

As consequências podem ser muitas, como funcionários desmotivados, alto turnover, atendimento ruim aos clientes e erros sucessivos no dia a dia da empresa. Ao tomar uma decisão, é preciso trabalhar com afinco pelo sucesso do negócio, com um otimismo que contagie toda a equipe. Lembre-se que mudanças sucessivas de direção o deixarão estagnado.

7. Manter gastos desnecessários 

Muitas vezes, os empreendedores estão tão animados com suas ideias que se esquecem de avaliar se elas são financeiramente sustentáveis, ou seja, se darão retorno. Principalmente em tempos de crise, os gastos devem ser criteriosamente avaliados e limitados, evitando os desperdícios ao máximo.  

Logo, manter a empresa em uma localização privilegiada ou em um ponto grande demais sem necessidade é um gasto que deve ser analisado cuidadosamente, bem como sua real necessidade. Os empreendedores precisam se manter realistas e avaliar se as vendas são capazes de cobrir os custos sem comprometer a lucratividade e a rentabilidade do negócio.

8. Não controlar indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho funcionam como um “retrato” fiel das atividades e dos resultados que elas proporcionam. São eles que fornecem uma base sólida e confiável a respeito dos processos, para que os empreendedores possam tomar decisões assertivas. Portanto, deixar de controlá-los pode significar decisões equivocadas posteriormente. 

Os indicadores devem ser estipulados logo no planejamento, para que você saiba quais são os objetivos da sua empresa e quais são os resultados esperados. A partir deles que você conseguirá avaliar se está tendo ou não sucesso na sua administração e se precisa fazer ajustes no seu planejamento. 

Esses são alguns dos principais erros que os empreendedores devem evitar em sua gestão, garantindo que a empresa opere com bons resultados e com máxima eficiência. Conforme a empresa cresce, também é interessante avaliar a contratação de um gestor para ajudar no dia a dia e ter mais tempo para se dedicar a novas estratégias de crescimento da empresa. 

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