Quais são as principais qualidades do gerente de loja?

Em meio a um mercado competitivo, entender quais são as principais habilidades e atitudes necessárias para desempenhar com qualidade a função de gerente de loja é indispensável. Confira abaixo as principais qualidades de um gerente de loja.

Gerente de Loja

Pare por alguns instantes e pense em um profissional que você admira como líder. Agora, liste três qualidades que você acredita serem as principais para ter lembrado desta pessoa. Em média, 70% das qualidades são habilidades e atitudes, o restante é conhecimento. Ser gerente de loja não é uma tarefa simples, requer uma mistura complexa destes três itens para que seja mais do que um chefe.

Por isso, neste artigo trouxemos as principais habilidades e qualidades de um líder que um bom gerente deve ter, confira:

Ser rápido para responder demandas

Uma das habilidades mais requisitadas ao gerente de loja é a capacidade de lidar com situações inesperadas e responder rapidamente a essas demandas. O gerente deve estar preparado para entender o cenário como um todo, se antecipando aos problemas e propondo ações para evitá-los. 

No entanto, nem sempre será possível ter controle sobre tudo o que acontece, situações inesperadas inevitavelmente aparecerão. É nesse momento então que a inteligência emocional e profissional entra em jogo, auxiliando o gerente a pensar com clareza mesmo diante de situações extremas.

Essa habilidade de conciliar agilidade e previsibilidade faz uma grande diferença quando se está no papel de líder. Refletindo de maneira efetiva no desempenho da equipe e crescimento da loja.

Ter habilidade de analisar o cenário como um todo

Desenvolver a capacidade analítica é muito importante. É por meio dela que o gerente poderá tomar decisões eficazes e que reflitam de maneira positiva no negócio. Geralmente essas decisões se baseiam em valores e princípios que condizem com a missão da empresa, sempre tentando encontrar o equilíbrio entre uma escolha que seja positiva tanto para os colaboradores quanto a empresa em si.

Além disso, o bom gerente de loja não tem medo de compartilhar as suas ideias com a equipe, pelo contrário ele está sempre consultando outras pessoas para que possa ter diversas visões sobre o mesmo assunto. Afinal, toda decisão tem as suas consequências e é fundamental eliminar as inseguranças que possam existir pelo caminho.

Ao desenvolver a habilidade de análise, o gerente expande sua visão gerencial, não se fixando apenas na ideia de que por ele ser o gerente, apenas a sua opinião é válida. Estar aberto a opiniões, saber ouvir e analisar todos os pontos de vista para tomar as melhores decisões é indispensável para um cargo de liderança.

Se aprofundar em conhecimentos específicos

Gerente Aprendizado

Mais do que conhecimentos em gestão, um bom gerente sabe muito sobre o ramo em que atua. Ou seja, o seu aprendizado não se limita apenas à liderança dos colaboradores.

Afinal, normalmente antes de estar num cargo de gerência, o mesmo muito provavelmente já deve ter passado por uma jornada de crescimento. Entender que ser gerente, é não se limitar e estar sempre em busca de novos conhecimentos é imprescindível.

Por isso, é interessante que o gestor esteja sempre em contato com as novidades do mercado e busque se atualizar sobre o seu ramo em específico. Ter o hábito de ler matérias em veículos da área, trocar ideias com outras pessoas que atuam no segmento e participar de congressos e workshops são fundamentais para conseguir desenvolver uma visão mais ampla e melhorar a atuação.

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Ficar atento às novidades 

Como comentamos anteriormente, além dos conhecimentos específicos, também é essencial ao gerente estar atento às novidades tecnológicas, pois elas costumam trazer novidades que podem transformar o trabalho dos gestores.

Estar atento às novidades do mercado, pode ser crucial para otimizar e melhorar o desempenho da empresa como um todo. Trazendo mais produtividade para os colaboradores e mais controle sobre os setores da empresa são alguns dos benefícios. Logo, um gerente deve estar ciente dos lançamentos e tendências de seu nicho de mercado antes que os demais para que possa antecipá-las e preparar-se para aplicar no negócio.

Além disso, é necessário aprender a manusear as ferramentas modernas para aplicá-las no ambiente de trabalho, a tecnologia é a melhor aliada do gerente, podendo auxiliá-lo em automatização de processos, gestão de tarefas e muitas outras frentes. 

 

 

Saber liderar

Como já falamos, o bom gerente não é aquele que chefia, é aquele que sabe liderar a sua equipe com excelência. Isso quer dizer que ele não apenas manda, mas caminha em conjunto com o time, motivando-o sempre a melhorar e atingir o seu máximo potencial.

Vale destacar que o gerente que trabalha com afinco, consegue passar uma imagem confiante para os seus colaboradores e se mantém presente para ajudá-los, principalmente nas situações mais difíceis. Por essa razão, é tão importante ter autoconhecimento e inteligência emocional, pois no papel de gerente é preciso ser responsável e assumir todas as dores do time.

Para saber liderar também é necessário ter empatia, não deixar que o cargo fale mais alto do que a atitude de querer crescer junto ao time. Estar aberto, tanto para falar, quanto para ouvir, faz uma grande diferença na hora de se posicionar com a equipe.

Ser organizado e disciplinado

Gerente Organizado

Ter organização e disciplina no trabalho ajuda os gerentes a focar melhor nos resultados desejados. Essas duas habilidades fazem com que os profissionais consigam reunir dados mais consistentes, enumerar os passos do que deve ser feito, saber o tempo de cada ação, bem como fazer com que as coisas de fato aconteçam. Por isso, é muito importante ter clareza sobre os objetivos da empresa para poder alinhá-los com a metodologia de trabalho.

Mas vale lembrar, ter disciplina vai muito além de cobrar ações do time. Ter disciplina com as próprias ações e estar comprometido em buscar os melhores resultados a partir de si mesmo é o que ajudará a equipe a estar engajada e focada em crescer em conjunto. 

E quais as principais qualidades de um líder?

Quando se percebe que aquilo que admiramos em um líder é o que devemos ter em nosso dia a dia para alcançar os objetivos, torna-se mais fácil trabalhar essas habilidades. Abaixo, listamos algumas atitudes e qualidades que, de modo geral, formam um excelente gerente. Assim, você poderá verificar se já coloca elas em prática no seu dia a dia e perceber quais deverão ser trabalhadas daqui para frente.

  • acompanhar o desenvolvimento de cada um de seus colaboradores e traçando um planejamento individual para o crescimento de cada um;
  • além de saber ouvir, o líder deve ter empatia e saber reconhecer quando uma ideia é melhor que a sua;
  • propagar uma atitude positiva;
  • ser criativo e agir com proatividade;
  • ser exemplo. Fazer e ensinar a fazer;
  • ser uma pessoa motivadora, que está sempre incentivando sua equipe;
  • fazer críticas construtivas;
  • ter habilidades analíticas para a resolução de problemas e tomada de decisões;
  • ter hábitos de aprendizado e habilidades;
  • lembrar que lida com pessoas e que elas possuem sentimentos;
  • ter ótima comunicação oral e escrita;
  • ser dedicado e disciplinado;
  • se munir de informações e dividir com sua equipe;
  • dar feedbacks construtivos;
  • desenvolver a resiliência emocional para lidar bem com a pressão;
  • coordenar sua equipe de forma a ensinar o grau de importância da realização de cada tarefa;
  • saber da importância de cada um em sua equipe sem discriminar e/ou ter preferidos;
  • delegar tarefas de forma assertiva;
  • elaborar uma rotina de trabalho, de forma que a equipe sempre saiba seu rumo;
  • elogiar e reconhecer um bom funcionário;
  • identificar e explorar oportunidades de negócios com foco no cliente;
  • resolver e gerenciar conflitos;
  • ter disposição;
  • tomar decisões em condições de ambiguidade.

Como gerenciar uma loja?

Quando falamos de gerenciar uma loja, a equipe é o espelho do gerente. Quando se tem um gestor comprometido, dedicado e ativo, sua equipe provavelmente terá a mesma atitude. Dentro de uma loja, normalmente o gerente planeja todas as tarefas para que o empreendimento caminhe bem rumo ao crescimento. Mas para isso, é preciso estar atento a diversos pontos, como:

  • clima de loja — se a equipe está motivada e preparada para receber os clientes;
  • controlar horário de trabalho da equipe – saber folgas, faltas etc.;
  • controlar mercadorias – entrada e saída, estoque, trocas, reservas etc.;
  • coordenar a equipe no trabalho de telemarketing;
  • cuidar da loja como extensão da própria casa, ou seja, zelar pelo patrimônio;
  • desenvolver o trabalho de equipe;
  • fazer eventos para aumentar as vendas;
  • fazer relatórios de vendas, além de verificar durante o dia se sua meta está próxima para ter tempo de reagir e fazer com que a atinja todos os dias;
  • garantir que a parte financeira esteja sempre em ordem;
  • garantir um excelente atendimento a todos os clientes;
  • limpeza;
  • música ambiente – nem muito alta e nem baixa demais;
  • estar atento a organização da loja, vitrine, estoque e provadores;
  • reconhecer sua equipe a cada final de mês;
  • resolver problemas com os clientes sempre;
  • saber ajudar os vendedores durante a venda;
  • ter uma loja econômica, sem desperdícios;
  • ter as metas diárias expostas;
  • treinar e acompanhar sempre a equipe.

Um gerente de loja eficiente se baseia em hábitos positivos. Dessa forma, como primeiro passo é necessário identificar quais as habilidades precisam ser aprimoradas. Depois trabalhar em cima de cada uma, ser organizado, administrar seu tempo e, por fim, se perguntar diariamente: o que eu fiz como gerente hoje?

Se você não conseguir lembrar de, pelo menos, dez tarefas que são suas, precisa replanejar sua rotina, delegar e acompanhar mais.

No Blog da Hiper você encontra diversos artigos e materiais, como esse que acabou de ler, para tornar a gestão de lojas cada vez mais simples. Continue a categoria completa!

 

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