Jornada Empreendedora

Quais são as principais qualidades do gerente de loja?

Entenda quais são as principais habilidades e atitudes necessárias para desempenhar com qualidade a função de gerente de loja.

PUBLICADO EM 25 DE abril DE 2023 11 minutos de leitura

O gerente de loja é o principal responsável por ensinar e relembrar a cultura da sua empresa para o resto da equipe. Se a gente for pensar em qual é a função de um gerente de loja, podemos dizer que uma das principais é ser o representante da empresa para clientes, fornecedores e funcionários. É ele quem vai se preocupar em garantir o bom funcionamento e os resultados satisfatórios para o estabelecimento.


Pare por alguns instantes e pense em um profissional que você admira como líder. Agora, liste três qualidades que você acredita serem as principais para ter se lembrado dessa pessoa. Em média, 70% das qualidades são habilidades e atitudes, o restante é conhecimento.

Ser gerente de loja não é uma tarefa simples, requer uma mistura complexa destes itens para que a pessoa seja mais do que um chefe. A descrição do cargo de gerente de loja pode incluir muitas variáveis, dependendo do setor de atuação, mas algumas características sempre são desejáveis. 

O que faz um gerente de loja?

O gerente é o profissional que o empreendedor irá contratar para apoiar na gestão da loja. Enquanto o dono deve se manter focado na parte mais estratégica, supervisionando inclusive a área financeira, o gerente terá uma atuação mais operacional, garantindo que todas as áreas estejam atuando em sintonia.

Qual a função do gerente de loja?  

A atuação desse profissional envolve diversas atividades, entre elas abrir e fechar a loja diariamente, manter a organização e conferir se as rotinas no ponto de venda estão fluindo normalmente, auxiliar no atendimento ao cliente, recrutar e coordenar vendedores etc.

Um bom gerente de loja precisa…

 

Ser rápido para responder demandas

Uma das habilidades mais requisitadas ao gerente de loja é a capacidade de lidar com situações inesperadas e responder rapidamente a essas demandas. O gerente deve estar preparado para entender o cenário como um todo, se antecipando aos problemas e propondo ações para evitá-los. 

No entanto, nem sempre será possível ter controle sobre tudo o que acontece, situações inesperadas inevitavelmente aparecerão. É nesse momento então que a inteligência emocional e profissional entra em jogo, auxiliando o gerente a pensar com clareza mesmo diante de situações extremas.

Essa habilidade de conciliar agilidade e previsibilidade faz uma grande diferença quando se está no papel de líder. Refletindo de maneira efetiva no desempenho da equipe e crescimento da loja. 

Lembre-se que em alguns setores a demora em tomar uma atitude é um erro que  pode prejudicar o desempenho da loja. O gerente precisa estar preparado para tomar as decisões que farão a diferença no faturamento, apoiando o empreendedor nas decisões.

 

Ter habilidade de analisar o cenário como um todo

Desenvolver a capacidade analítica é muito importante. É por meio dela que o gerente poderá tomar decisões eficazes e que reflitam de maneira positiva no negócio. Geralmente essas decisões se baseiam em valores e princípios que condizem com a missão da empresa, sempre tentando encontrar o equilíbrio entre uma escolha que seja positiva tanto para os colaboradores quanto para a empresa em si.

Além disso, o bom gerente de loja não tem medo de compartilhar as suas ideias com a equipe, pelo contrário ele está sempre consultando outras pessoas para que possa ter diversas visões sobre o mesmo assunto. Afinal, toda decisão tem as suas consequências e é fundamental eliminar as inseguranças que possam existir pelo caminho.

Ao desenvolver a habilidade de análise, o gerente expande sua visão gerencial, não se fixando apenas na ideia de que por ele ser o gerente, apenas a sua opinião é válida. Estar aberto a opiniões, saber ouvir e analisar todos os pontos de vista para tomar as melhores decisões é indispensável para um cargo de liderança.

Se a loja oferece a prestação de serviços, por exemplo, é importante que o gerente consiga fazer a análise para cada desafio, aumentando a satisfação dos clientes.

Se aprofundar em conhecimentos específicos

Mais do que conhecimentos em gestão, um bom gerente sabe muito sobre o ramo em que atua. Ou seja, o seu aprendizado não se limita apenas à liderança dos colaboradores.

Afinal, normalmente antes de estar num cargo de gerência, o mesmo muito provavelmente já deve ter passado por uma jornada de crescimento. Entender que ser gerente, é não se limitar e estar sempre em busca de novos conhecimentos é imprescindível.

Por isso, é interessante que o gestor esteja sempre em contato com as novidades do mercado e busque se atualizar sobre o seu ramo em específico. Ter o hábito de ler matérias em veículos da área, trocar ideias com outras pessoas que atuam no segmento e participar de congressos e workshops são fundamentais para conseguir desenvolver uma visão mais ampla e melhorar a atuação.

 

Ficar atento às novidades 

Como comentamos no item anterior, além dos conhecimentos específicos, também é essencial ao gerente estar atento às novidades tecnológicas, pois elas costumam trazer novidades que podem transformar o trabalho.

Estar atento às novidades do mercado, pode ser crucial para otimizar e melhorar o desempenho da empresa como um todo. Trazendo mais produtividade para os colaboradores e mais controle sobre os setores da empresa são alguns dos benefícios. Logo, um gerente deve estar ciente dos lançamentos e tendências de seu nicho de mercado antes que os demais para que possa antecipá-las e preparar-se para aplicar no negócio.

Além disso, é necessário aprender a manusear as ferramentas modernas para aplicá-las no ambiente de trabalho, a tecnologia é a melhor aliada do gerente, podendo auxiliá-lo em automatização de processos, gestão de tarefas e muitas outras frentes. 

Existem sistemas de gestão que oferecem muitos benefícios para as lojas, pois automatizam o gerenciamento de estoque, integram os diferentes setores e ajudam a avaliar oportunidades e desafios com antecedência. Em uma loja de varejo, por exemplo, oferecem uma grande agilidade.

Saber liderar

O bom gerente é aquele que sabe liderar a sua equipe com excelência. Isso quer dizer que ele não apenas manda, mas caminha em conjunto com o time, motivando-a sempre a melhorar e atingir o seu máximo potencial.

Vale destacar que o gerente que trabalha com afinco, consegue passar uma imagem confiante para os seus colaboradores e se mantém presente para ajudá-los, principalmente nas situações mais difíceis. Por essa razão, é tão importante ter autoconhecimento e inteligência emocional, pois no papel de gerente é preciso ser responsável e assumir todas as dores do time.

Para saber liderar também é necessário ter empatia, não deixar que o cargo fale mais alto do que a atitude de querer crescer junto ao time. Estar aberto, tanto para falar, quanto para ouvir, faz uma grande diferença na hora de se posicionar com a equipe.

 

Ser organizado e disciplinado

Ter organização e disciplina no trabalho ajuda os gerentes a focar melhor nos resultados desejados. Essas duas habilidades fazem com que os profissionais consigam reunir dados mais consistentes, enumerar os passos do que deve ser feito, saber o tempo de cada ação, bem como fazer com que as coisas de fato aconteçam. Por isso, é muito importante ter clareza sobre os objetivos da empresa para poder alinhá-los com a metodologia de trabalho.

Mas vale lembrar, ter disciplina vai muito além de cobrar ações do time. Ter disciplina com as próprias ações e estar comprometido em buscar os melhores resultados a partir de si mesmo é o que ajudará a equipe a estar engajada e focada em crescer em conjunto. 

Imagine o gerente de um mercado, que precisa lidar com muitos fornecedores, um grande número de funcionários e um fluxo contínuo de clientes. Sem a organização adequada, as chances de perdas são enormes.

 

Checklist: pontos de atenção ao gerenciar uma loja

Quando falamos sobre gerenciar uma loja, precisamos lembrar que a equipe é o espelho do gerente. Se o gestor estiver comprometido, dedicado e ativo, sua equipe provavelmente terá a mesma atitude. Dentro de uma loja, normalmente o gerente planeja todas as tarefas para que o empreendimento caminhe bem rumo ao crescimento. Mas para isso, é preciso estar atento a diversos pontos, como:

  • clima de loja — A equipe está motivada e preparada para receber os clientes? 
  • controlar horário de trabalho da equipe – A escala de folgas está atualizada? Algum funcionário tem faltado muito?
  • controlar mercadorias – Como está o estoque da loja? Como funcionam as trocas e reservas?
  • coordenar a equipe no trabalho de telemarketing – Se a loja possuir telemarketing, ele está alinhado com as ações do ponto de venda?
  • cuidar da loja — A loja está bem conservada? Precisa de algum reparo como pintura ou troca de lâmpadas? 
  • motivar o trabalho de equipe — Os funcionários se apoiam?
  • organizar eventos —  O que pode ser feito para atrair mais clientes e aumentar as vendas?
  • relatórios de vendas — Como está o andamento das metas? O que pode ser feito para que ela seja alcançada?
  • garantir que a parte financeira esteja sempre em ordem — O fluxo de caixa está em dia? Os pagamentos são feitos na data correta?
  • atendimento aos clientes — Os clientes saem satisfeitos da loja?
  • limpeza — As vitrines estão bem cuidadas? O chão está impecável?
  • música ambiente – Está muito alta ou baixa demais?
  • organização da loja, vitrine, estoque e provadores — É fácil encontrar os produtos? Os clientes ficam confortáveis no ambiente?
  • treinamento —  A equipe está preparada para tirar todas as dúvidas dos clientes?

Um gerente de loja eficiente se baseia em hábitos positivos. Dessa forma, como primeiro passo é necessário identificar quais as habilidades precisam ser aprimoradas. Depois de trabalhar em cima de cada uma, ser organizado, administrar seu tempo e, por fim, se perguntar diariamente: o que eu fiz como gerente hoje?

Se você não conseguir lembrar de, pelo menos, dez tarefas que são suas, precisa replanejar sua rotina, delegar e acompanhar mais.

E quais as principais qualidades de um líder?

Como você já deve ter percebido, um bom gerente de loja é, antes de mais nada, um líder. Quando se percebe que aquilo que admiramos em um líder é o que devemos ter em nosso dia a dia para alcançar os objetivos, torna-se mais fácil trabalhar essas habilidades. 

Talvez você esteja se perguntando sobre qual curso fazer para ser gerente de loja. Existem muitas possibilidades entre administração e economia, mas muita coisa é relativa às atitudes do profissional.

Abaixo, listamos algumas atitudes e qualidades que, de modo geral, formam um excelente gerente. Assim, você poderá verificar se já coloca elas em prática no seu dia a dia e perceber quais deverão ser trabalhadas daqui para frente:

  • acompanhar o desenvolvimento de cada um de seus colaboradores e traçando um planejamento individual para o crescimento de cada um;
  • além de saber ouvir, o líder deve ter empatia e saber reconhecer quando uma ideia é melhor que a sua;
  • propagar uma atitude positiva;
  • ser criativo e agir com proatividade;
  • ser exemplo. Fazer e ensinar a fazer;
  • ser uma pessoa motivadora, que está sempre incentivando sua equipe;
  • fazer críticas construtivas;
  • ter habilidades analíticas para a resolução de problemas e tomada de decisões;
  • ter hábitos de aprendizado e habilidades;
  • lembrar que lida com pessoas e que elas possuem sentimentos;
  • ter ótima comunicação oral e escrita;
  • ser dedicado e disciplinado;
  • se munir de informações e dividir com sua equipe;
  • dar feedbacks construtivos;
  • desenvolver a resiliência emocional para lidar bem com a pressão;
  • coordenar sua equipe de forma a ensinar o grau de importância da realização de cada tarefa;
  • saber da importância de cada um em sua equipe sem discriminar e/ou ter preferidos;
  • delegar tarefas de forma assertiva;
  • elaborar uma rotina de trabalho, de forma que a equipe sempre saiba seu rumo;
  • elogiar e reconhecer um bom funcionário;
  • identificar e explorar oportunidades de negócios com foco no cliente;
  • resolver e gerenciar conflitos;
  • ter disposição;
  • tomar decisões em condições de ambiguidade.

Quer saber mais sobre gestão? No Blog da Hiper você encontra diversos artigos e materiais, como esse que acabou de ler, para tornar a gestão de lojas cada vez mais simples.

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