5 dicas para gerenciar uma empresa de prestação de serviços

Prestador de serviços

Gerenciar uma empresa de prestação de serviços não é tarefa fácil e por vezes pode ser exaustiva. O gestor tem que atender os clientes, lidar com as necessidades dos colaboradores, cuidar das finanças, alavancar as vendas e analisar a concorrência. Tudo isso além de cuidar para que os serviços prestados atendam padrões de qualidade e garantam a satisfação do cliente.

Parece tarefa impossível executar tantas atividades, mas hoje vamos oferecer 5 dicas que podem auxiliar e descomplicar esses processos. Confira!

 

Dedique-se ao planejamento

O primeiro passo para conseguir orientar sua empresa com relação aos objetivos é estabelecer um planejamento estratégico. Ele deve ser traçado com base em informações sobre clientes, fornecedores, mercado e de capacidade de atendimento na prestação de serviços. Uma vez estabelecida a estratégia, é possível definir o plano de ação, os responsáveis pela execução do plano e quais recursos serão necessários para o atingir as metas.

 

Controle os resultados

Crie indicadores e defina metas que auxiliarão a controlar os serviços prestados, analisar o desempenho e traçar planos de trabalho. Os indicadores devem contemplar principalmente a área de vendas, finanças, clientes, fornecedores e colaboradores.

Tenha um sistema de gestão financeira que será o responsável pela parte burocrática. Assim você pode dedicar mais tempo ao seu objetivo principal.

 

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Melhoria contínua na prestação de serviços

Busque sempre aperfeiçoar o seu conhecimento e suas técnicas. Esteja por dentro das novidades do mercado e aplique na sua empresa o aprendizado adquirido. O maior desafio da prestação de serviços, comparado ao varejo, por exemplo, é que as vendas são algo tangível. Um produto, as vezes, é muito melhor percebido pelo cliente do que um serviço, pois é bem mais difícil saber se o serviço ficará realmente bom, enquanto a qualidade do produto é avaliada no ato da compra.

Portanto, oferecer um serviço diferenciado, inovador, por dentro dos lançamentos e das tendências, é uma forma de encantar o cliente e aumentar a competitividade da empresa.

 

Entenda os clientes

Conheça os seus clientes. Saiba quem são e suas preferências e organize-os em grupos que possuam semelhanças. Essa organização permite que o seu relacionamento com o cliente seja personalizado, oferecendo soluções adequadas às necessidades dele. Oferecer um tratamento diferenciado na prestação de serviços é um diferencial e tanto para fazer o seu negócio se destacar da concorrência.

 

Valorize seus colaboradores

Invista em treinamentos e cursos. Promova o bem estar e um ambiente agradável e participativo para os colaboradores. Adote ações que façam com que o colaborador se sinta valorizado pela empresa. Lembre-se: um funcionário qualificado e satisfeito com seu trabalho refletirá no serviço que é percebido pelo cliente.

Ser empreendedor é um grande desafio, uma vez que é necessário entender da gestão de todas as áreas da empresa, e não somente das vendas ou relacionamento com o cliente. E com mercados cada vez mais agressivos, saber como gerir sua empresa e conseguir agregar valor ao negócio é fundamental para obter um diferencial com relação aos concorrentes.

 

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