Entenda quais as funções do vendedor em uma loja

Conheça quais são as Funções do Vendedor em uma Loja

O sucesso de uma loja está diretamente associado ao cumprimento de suas metas e objetivos e muitos deles se relacionam com as vendas. Portanto, trabalhar com ótimos profissionais facilita na hora de atingir seus propósitos. Neste artigo, eu te conto sobre as principais funções de um vendedor, sua importância e o que observar na hora de contratar esse profissional.

Nem só de metas vivem os vendedores. Existe todo um contexto relacionado à abordagem e o relacionamento com o cliente. Entre os principais estão sua postura, atitude e comportamentos que se alinhem à cultura da sua marca. Mas, o profissional dessa área pode ir muito além dessas características.

Todo empreendedor quer ser reconhecido pela qualidade dos produtos que oferece e deseja ter um atendimento de qualidade. Afinal, essas duas características são imprescindíveis para conquistar novos clientes e manter os antigos.

Seus vendedores são essenciais na construção dos laços entre seus clientes e consumidores em potencial com sua loja. Por isso, é  importante que você entenda isso e consiga transferir as suas ideias para capacitar os seus profissionais e alinhá-los com a proposta do seu negócio.

Nesse cenário, os funcionários da loja têm papel fundamental. Pensando nisso, apresentamos neste post quais são as funções do vendedor, a importância desse profissional e quais características devem ser analisadas na hora da contratação. Confira!

 

Qual a importância do vendedor para as lojas?

O sucesso de uma loja está diretamente associado ao cumprimento de suas metas e objetivos e muitos deles se relacionam com as vendas. O profissional que pode impactar diretamente esses indicadores é o vendedor.

Ele também é o principal ponto de contato da empresa com os clientes, o que é importante para o fortalecimento da marca e para a fidelização. Por esses e outros motivos, é importante que todo dono de loja reconheça essa importância e saiba quais são as funções e características esperadas desse profissional.

 

Quais são as principais funções do vendedor?

Ao contrário do que se pode imaginar, o vendedor tem várias atividades que fazem parte do seu dia a dia dentro da loja. A venda em si é apenas uma delas. Confira a seguir algumas das funções desse profissional:

  • Recepcionar e atender o cliente que entra na loja;
  • Reconhecer os diferenciais de sua marca e usá-los como argumento de venda;
  • Conhecer o mercado para associar as suas soluções com as carências identificadas na concorrência;
  • Servir como um consultor de cada cliente que entra na sua loja, focando mais em soluções do que bater a sua meta, simplesmente.
  • Demonstrar o produto, a fim de aumentar a confiança do cliente;
  • Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os no pós-venda.
  • Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus produtos em sua loja.
  • Analisar o desempenho dos atuais e novos produtos e checar também o ponto de venda, a fim de verificar se estão com um bom desempenho.
  • Organizar a loja e o estoque – Também é função do vendedor manter loja e estoque organizados, vitrines sempre atraentes, preços e promoções sempre visíveis conforme legislação e técnicas promocionais. Afinal de contas, todas essas atividades também contribuem para a conclusão da venda.
  • Mas de nada adianta conhecer as funções se esse vendedor não “Vestir a camisa” – Um bom vendedor precisa gostar do que faz e principalmente do lugar onde trabalha. Porém, para o vendedor ter sua motivação diária, suas ideias devem ser parecidas com as da loja, somente dessa forma ele vai se sentir bem no ambiente de trabalho e vestir a camisa da empresa. Portanto, crie um ambiente agradável na sua loja e trate seus vendedores como pessoas importantes para o seu negócio. Gestão de pessoas não é uma das tarefas mais fáceis, mas, é essencial para o sucesso do seu negócio. 

 

 

Quais características um bom vendedor deve ter?

Há uma série de itens que podem ser destacados como as características de um vendedor bem-sucedido, a começar pela sua capacidade de persuasão, habilidades de comunicação e muita paciência. É preciso prática e principalmente muito estudo para se vender melhor e com mais consistência. Um bom profissional de vendas precisa estar pronto, antes de tudo, para entender o cliente e suas necessidades. 

Uma boa venda é consultiva. É preciso entender o que o cliente espera, e adaptar suas ofertas e discursos para isso. Conhecer seu produto e saber ouvir o cliente é fundamental. Uma das maiores habilidades técnicas que todos os vendedores devem aprender é criar vínculo com o cliente.

O vendedor também precisa trabalhar com entusiasmo e energia todos os dias. Acima de tudo, é um profissional que acredita em seu potencial e que se dedica a uma marca, serviço ou empresa. Um bom profissional de vendas busca sempre ter um diferencial, seja sua alegria, honestidade, simpatia, charme e até mesmo a inteligência emocional.

Um bom vendedor é aquele que persuade o cliente, conhece bem o seu produto e avalia o próprio desempenho constantemente. Mesmo que você não reconheça em si mesmo todas as habilidades das quais falamos, sempre é possível evoluir e desenvolvê-las. Lembre-se sempre de que buscar aprendizagem contínua é essencial.

 

Para concluir

Neste post você conheceu as principais funções do vendedor e por que esse profissional é tão importante para sua loja. Mas para ter sucesso na escolha de bons profissionais, é necessário saber quais características auxiliam em suas atividades. No caso dos vendedores, como falamos, habilidades emocionais e técnicas são fundamentais. Confira também nosso post: 10 qualidades essenciais do profissional de vendas.

Agora você já conhece as principais características de um bom vendedor, que tal desenvolvê-las e se destacar na área? Se for contratar um profissional para essa área, teste essas características nos candidatos para encontrar o melhor.

Compartilhe esse conteúdo com sua equipe e dê o pontapé inicial no desenvolvimento dos seus vendedores.

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