6 dicas para criar promoções memoráveis

Criar promoções memoráveis

Você sabia que, ao contrário do que muitos pensam, promoção é uma ação que vai além da oferta de simples descontos aos consumidores?

Pois bem, ações como estas podem servir para introduzir um novo produto no mercado, dar visibilidade a um empreendimento, estreitar relacionamentos, divulgar novos itens e serviços, liberar espaço em um estoque, etc. O que deve ser importante em atividades como estas, independente do objetivo delas, é que as vendas possam aumentar juntamente com a ideia de valor agregado.

Para que você consiga criar promoções memoráveis, separemos algumas dicas neste post. Confira!

 

1 – Planeje suas promoções

A palavra-chave que possibilita o sucesso de qualquer empreendimento é “planejamento”. E no caso da criação de promoções memoráveis não é diferente. Como primeiro passo, defina o objetivo de sua ação: por que você deseja realizar uma promoção? Em seguida, defina o prazo e as condições da oferta. Estipule também a meta e as métricas para medir se sua ação está correspondendo às expectativas pré-determinadas para as vendas.

 

2 – Defina o público a ser alcançado

Para que promoções tenham sucesso, é preciso que elas sejam desenvolvidas de forma que o público-alvo possa ser alcançado facilmente. E para isso, defina quem são estas pessoas. Novos clientes? Antigos consumidores que não realizam compras há um tempo? Compradores com um determinado perfil? Enfim, estabeleça quem você almeja conquistar com essa ação e direcione os recursos e linguagem específicos a ele.

 

 

3 – Fique de olho na margem de lucro

Independente de qual seja o objetivo traçado para suas promoções, você precisará ficar atento ao custo delas para seu negócio. É importante checar se as condições estabelecidas para a ação não causarão prejuízos ao empreendimento. Por isso, fique de olho na margem de lucro das vendas e não se esqueça de realizar todos os cálculos antes de divulgar sua promoção.

 

4 – Ofereça valor agregado

Oferecer apenas produtos “encalhados” por um preço baixo não trará grande sucesso às suas promoções memoráveis. É preciso oferecer valor agregado para que os consumidores percebam que a ação é realmente vantajosa e que eles estarão ganhando muito ao participar delas. Para isso, identifique os produtos mais desejados e os use como forma de atrair os clientes para outras ofertas.

 

5 – Preste atenção no calendário do varejo

Fique atento às datas comemorativas do varejo como, o Natal, Páscoa, Dia das Mães, etc., para que você possa fazer promoções temáticas. Dependendo do seu tipo de comércio, outras celebrações, como o Dia dos Professores ou Dia da Secretária, por exemplo, também poderão ser utilizadas para aumentar as suas vendas.

 

6 – Mensure os resultados

Terminada uma promoção, calcule os gastos e os lucros adquiridos com ela. Lembre-se de fazer uma análise crítica sobre a ação para averiguar ganhos imediatos e a longo prazo. Separe o que foi produtivo e já estabeleça alternativas para que o que precisa ser aprimorado. Isso permitirá que as ações futuras sejam mais assertivas, menos onerosas e mais lucrativas.

 

Quer saber mais sobre vendas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para vender mais na sua loja: