Conciliar vida pessoal e profissional faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Um estudo realizado pelo Sebrae-SP em 2022, mostrou que o empreendedor paulista dedica mais de 9 horas para a empresa, sendo que muitos deles ainda trabalham nos fins de semana. Mesmo assim, 45% deles dizem que ainda falta tempo, acredita?
Pois é. Otimizar a rotina de trabalho, dedicando tempo às tarefas mais complexas e executando tarefas mais simples de forma rápida é o sonho de qualquer empreendedor. Mas vamos combinar que essa organização é um baita desafio, né?! Tanto que muitas pessoas recorrem a livros e artigos na internet para desvendar esse segredo.
Você que está aqui, por exemplo, deseja saber mais sobre o assunto e, com isso, aumentar a produtividade da empresa, não é mesmo? Então, o que não falta aqui é informação para você fazer a sua empresa decolar. Vem com a gente!
O que é gestão de tempo?
Basicamente falando, como o nome próprio sugere, a gestão de tempo nada mais é que um conjunto de ações que organizam nosso dia a dia, otimizando as tarefas do dia como um todo, mas priorizando as atividades que realmente importam. Portanto, mais do que garantir que todas as tarefas sejam realizadas, uma boa gestão de tempo traz excelentes resultados para a sua loja, sendo um verdadeiro sinônimo de inteligência e produtividade.
Mas como otimizar o tempo em um pequeno negócio?
Sim, o pequeno varejo precisa enfrentar desafios diários para se manter relevante no mercado. É a concorrência que pode ofertar um produto ou serviço mais inovador; é a comunicação com o público que precisa ser periódica e criativa; é o tempo, que não dá trégua e pode fazer com que você perca excelentes oportunidades pela falta de gestão.
Sim, a gestão do tempo em uma loja pequena ou grande é uma batalha de escolhas. E o principal desafio é ter jogo de cintura para driblar qualquer problema e tomar boas decisões. Mas, se você não sabe por onde começar, separamos boas dicas. Confira!
Tempo X produtividade: 8 dicas para gerenciar melhor seu dia
É isso mesmo! Se você, lojista, quer melhorar a produtividade da sua empresa separamos não só uma, mas oito dicas muito bacanas para quem deseja aplicar a gestão do tempo da maneira correta.
1) Chega de abraçar o mundo!
Nós sabemos: abrir um negócio do zero requer uma dedicação muito grande. Um esforço que, muitas vezes, é solitário, porque não há uma grande equipe para dividir as dores e as delícias do empreendedorismo. Mas, sempre que possível, fica o recado: aceite ajuda daquele único colaborador, amigo ou parente, delegue tarefas e não queira abraçar o mundo.
Além de ser uma ótima maneira de multiplicar resultados, compartilhar tarefas faz com que a sua empresa produza muito mais em menos tempo.
2) Automatize sua rotina
A arte da gestão do tempo está na capacidade de dar atenção àquilo que realmente importa, investindo o menor tempo possível em tarefas que podem e devem ser automatizadas. Quer um exemplo prático? Que tal criar uma lista de respostas-padrão para as dúvidas recorrentes dos seus clientes?
3) Defina prazos
Mesmo quando a tarefa for supersimples, experimente criar um horário de início e de término para elas. Com essa rotina, você vai conseguir mensurar em quais atividades você está investindo mais tempo, consegue analisar as tarefas que dão mais trabalho e, principalmente, evita aquela procrastinação tão comum, que atropela quaisquer demandas novas que possam entrar.
4) Elimine as distrações
Isso vale tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, né?! As distrações são capazes de destruir qualquer gestão de tempo, isso porque, junto dela, vem uma série de comportamentos cada vez mais presentes no nosso dia a dia. É o celular que não para de enviar notificações, é aquele membro da família que não consegue respeitar a sua rotina profissional, é aquela espiada fora de hora nas redes sociais.
Portanto, o segredo aqui é manter o foco! 🎯
5) Defina prioridades
Já dizia o gato de Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. E o empreendedor que se preze não dança conforme a música dos outros, né?! Ele, por meio de uma boa gestão de tempo, deve orquestrar todas as suas prioridades, definindo claramente suas metas, bem como o que é não é urgente.
Uma ferramenta que ajuda pequenos empreendedores nessa missão é a Matriz de Eisenhower, que coloca todas as suas atividades em quatro categorias: fazer, agendar, delegar e excluir. O exercício permite que você visualize todas as suas ações e consiga determinar prioridades com mais clareza.
6) Saiba dizer “não”
Essa dica aqui é uma lição pra vida: aprenda a dizer não. A gente sabe que muitas vezes, a dedicação impera, queremos trabalhar 24 horas para fazer a empresa acontecer, motivar o time e ser o empreendedor mais legal do mundo, mas nem sempre será assim. E o desafio da gestão do tempo é justamente isso: estabelecer regras e acreditar que você está fazendo o seu melhor, mesmo impondo limites para si e para os outros.
7) Faça pausas
É importante que você tenha em mente que gerir o tempo não significa incluir tarefas sem moderação para garantir produtividade ao extremo. Pelo contrário: uma gestão de tempo inteligente permite que você faça tudo e um pouco mais em menos horas e, é claro, tenha tempo pra você.
Sim, para preservar a sua saúde física e mental, é muito importante que a sua gestão de atividades inclua tarefas que vão além do trabalho. Isso possibilita não só desopilar e aliviar o estresse que é empreender, mas também é uma oportunidade de buscar referências que serão fundamentais para o crescimento da empresa.
8) Invista em tecnologia para facilitar os processos
Mesmo sendo uma empresa do pequeno varejo, você pode investir pouco e garantir boas tecnologias dentro da sua loja, sabia?! Algumas ferramentas, inclusive, são gratuitas e outras possibilitam testar por um determinado período. Tudo para que você otimize a sua rotina e use seu tempo para investir nas suas estratégias.
Então, se você quer usar toda a tecnologia a seu favor, vale a pena conhecer nosso ERP. Já ouviu falar no Hiper Gestão?
Mais tempo pra você: conheça o Hiper
Se você está começando no pequeno varejo e ainda controla seu estoque, vendas, lucros, despesas e tudo mais por uma planilha ou caderninho, tá na hora de virar esse jogo, né?! Com o Hiper, nossa plataforma de gestão, você vai otimizar o seu tempo, além de incluir mais organização e agilidade na sua rotina.
Para saber mais, visite essa página.