Métricas financeiras: quais delas você deve acompanhar?

Métricas financeiras

As métricas financeiras são elementos essenciais para o reconhecimento do que está ou não dando certo num determinado setor da loja. Quando se trata de finanças, reconhecer as métricas e acompanhá-las rotineiramente é muito importante, pois estamos falando da saúde geral da empresa.

Embora seja uma tarefa extremamente burocrática, não tem como fugir da organização de uma gestão competente para que ações de crescimento não maquiem a situação geral da loja. Isso pode acontecer por motivos diversos dos quais é possível citar: dívidas maiores do que as receitas, pagamentos e recebimentos em atrasos, custos e retornos, entre outros. Encontre aqui as principais métricas financeiras para gerenciar melhor a sua loja.

As principais métricas financeiras que você deve acompanhar

Fluxo de caixa negativo

A primeira das métricas financeiras que uma loja deve entender é gerir o fluxo de caixa. Quando se trata de Burn Rate, ou fluxo de caixa negativo, é preciso saber exatamente qual é a saída e a entrada de receitas. Dessa forma, o gestor saberá exatamente qual o Burn Rate, o que lhe dará uma ideia de qual estratégia tomar para reverter o quadro e quanto tempo pode se manter no atual estado. Somente é permitido fluxo de caixa negativo em épocas de investimentos ou reinvestimentos para uma possível lucratividade no futuro.

 

Modelo de Política de Troca

 

Controle de despesas

Não dá para ficar gastando de qualquer maneira, sem nenhum controle. Essa é uma das métricas financeiras que permite que o gestor saiba para onde está sendo direcionado o dinheiro da loja. Somente assim, poderá corrigir possíveis desvios, como a compra de produtos desnecessários ou a compra de produtos caros, sendo que existe um mais barato no mercado.

Custo por cliente

É muito bom quando a loja consegue um novo cliente. Porém, não se deve esquecer que para tudo existe um custo. Fazer uma boa gestão do gasto com publicidade, técnicas de SEO, marketing digital, é fundamental para melhorar a capacidade de conseguir novos clientes, pagando menos. Também pode elaborar novas estratégias com melhores resultados.

Controle de cobranças

Todas as saídas de produtos da loja e que ainda não geraram receitas, ou mais precisamente, vendas a prazo, devem ser controladas através da gestão de boletos, cartão de crédito, crediário próprio e outros meios de vendas a prazo. Essa métrica ajuda a controlar os pagamentos em atraso e os que ainda não venceram.

Receita por empregado

O retorno versus o investimento em um empregado deixa claro o quão produtivo cada um está sendo. Se um problema geral de produtividade for encontrado, pode estar havendo algum equívoco na contratação ou no treinamento. Essa é uma métrica essencial quando se trata de lojas que trabalham com o sistema de comissões.

Retorno Sobre Ativo (ROA)

Conhecido pela sigla ROA, o Retorno Sobre o Ativo tem uma função muito importante, pois é essa métrica que indica o lucro líquido anual após a elaboração da dedução de impostos, despesas operacionais, gastos com acréscimo pós-financiamentos, desvalorização de equipamentos e despesas gerais.

Crescimento real de receitas

Com essa métrica, o gestor consegue entender qual foi o crescimento real da empresa, sempre considerando ajustes essenciais que vão desde o aumento da margem de lucro bruto, passando pelo lucro real, até a diminuição ou aumento de despesas diversas. Na mesma linha das outras métricas financeiras, esta serve como comparativo com períodos anteriores, normalmente é elaborada anualmente, mas deve ser acompanhada sempre que possível.

Essas são algumas das principais métricas financeiras que servem de cuidado com a saúde financeira da loja. Um bom gestor deve estar sempre atento para que os desvios não coloquem em risco a produção de receitas.

 

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