Não é nada fácil iniciar o planejamento para abrir um novo negócio. São diversos detalhes e pontos que devem ser levados em consideração. Dentre diversas decisões está a de escolher o nome ideal para a sua loja.
Ao escolher o nome, estamos tomando uma decisão muito importante sobre como será a experiência do consumidor com a marca. O nome é um dos fatores mais valiosos a serem considerados, pois é ele que vai transmitir a primeira impressão que as pessoas terão da sua marca antes de conhecê-la mais profundamente.
Se você está em busca de como escolher o melhor nome para a sua loja, e não puder contar com um especialista em naming, dá só uma olhada nas 10 dicas valiosas que separamos para vocês:
1. Tenha clareza no seu objetivo
Antes de mais nada, lembre que o nome precisa comunicar a essência da sua marca da maneira mais clara o possível. Então pense: você vai escolher um nome para loja de roupas ou de brinquedos? O nome é para uma loja feminina ou o público é masculino?
Além disso, é importante que você já tenha em mente qual é o principal propósito e valores que sua empresa deseja transmitir. Pense qual será o público da sua loja e como o nome poderia conversar com a realidade desse consumidor, fazendo com que ele sinta-se acolhido pela marca. Um ótimo exemplo é a Natura: uma empresa que reflete no nome o seu compromisso e harmonia com a natureza.
Para chegar em um nome interessante, você pode fazer exercícios simples de brainstorm, ou seja, reunir um grupo de pessoas envolvidas com o projeto para dar diversas ideias. No início as ideias podem parecer desconexas e sem sentido, mas com um refinamento você pode ter um bom caminho a seguir.
2. Abuse da criatividade
Os nomes criativos de lojas precisam de um bom trabalho de criatividade para surgirem. Comece fazendo uma lista de opções, não pare no primeiro nome que lhe vier à cabeça. Pensar nas aplicações do nome e como as pessoas farão a leitura dele pode ajudar. Existem vários tipos de nomes que você pode escolher: descritivos, siglas, combinações de palavras, abstratos, etc.
Crie alternativas e visualize como elas podem ser aplicadas em locais práticos, como por exemplo: imagine como ficaria na fachada, ou então nas suas redes sociais. Lembre-se de tentar fugir do lugar comum, a criatividade no nome pode fazer sua loja se destacar entre os concorrentes do mesmo segmento.
Dica: conheça a ferramenta de Gerador de nomes e inspire-se com centenas de combinações para escolher o nome da sua loja
3. Evite nomes difíceis de falar
Enquanto você estiver tendo ideias de nomes para lojas, tenha em mente que você quer que seus clientes se lembrem e falem sempre da sua marca. Apesar de você precisar ser original e se destacar entre os concorrentes, o esforço acaba não sendo muito efetivo se o nome escolhido não for fácil de ler ou lembrar.
Evite nomes com leitura difícil. Nomes estrangeiros ou com muitas consoantes. Muitas vezes a tonalidade da palavra pode parecer óbvia para você, mas para quem não conhece a marca, pode não achar tão simples assim. Então, não deixe margem para diversas interpretações e erros, a simplicidade é uma grande aliada.
Outro ponto relevante é evitar nomes longos demais. Por mais simples que sejam as palavras, caso o nome da sua loja seja muito longo ou composto, dificilmente as pessoas irão se lembrar dele.
4. Faça uma lista pontos positivos
Para ajudar no processo de definição do nome da loja, uma alternativa é fazer uma lista com todos os pontos fortes, diferenciais e qualidades que você quer destacar para a sua marca. Pense em diversos adjetivos e palavras que possam estar associadas aos valores da sua empresa e como isso poderia influenciar ou ser parte do nome dela.
Por exemplo, na hora de criar nomes para loja virtual, você pode pensar em palavras que comecem ou terminem com “net”, de internet. Você não precisa se limitar a esses pontos, mas eles ajudam a aumentar a variedade de opções.
Com a sua lista você vai conseguir visualizar mais facilmente quais termos têm mais a ver com o seu propósito e como eles podem ajudar na decisão do melhor nome para sua loja.
5. Pesquise, pesquise, pesquise
Depois de usar a criatividade e encontrar um caminho com as principais opções de nome que deseja seguir, pesquise! Você precisa saber se existem concorrentes ou algum outro negócio que já está registrado com um nome igual ou muito semelhante ao que você escolheu.
Faça uma busca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Depois, converse sobre a sua ideia de nome com amigos e pessoas confiáveis, veja qual seria a percepção que eles teriam de uma loja com aquele nome. Não se apegue totalmente ao nome ainda.
Esteja aberto a ouvir críticas, elas podem ser valiosas e apontar para caminhos que muitas vezes nem passaram pela sua cabeça. Anote tudo o que achar interessante.
6. Veja a disponibilidade de domínio
Continuando a sua pesquisa, lembre-se da presença online. Ter um site, blog e página nas mídias sociais é fundamental para divulgar sua loja e se relacionar com seus públicos de interesse. Confira se o domínio para o nome criado está disponível. Você pode fazer isso no site namecheckr.com, inserindo o nome desejado em um campo de busca. Será gerada uma lista de opções de domínios disponíveis para você avaliar.
Essa etapa é essencial para quem tem a intenção de fazer uma loja virtual. Com uma URL simples e de fácil digitação é muito mais provável que a pessoa que conhece a sua marca encontre o seu site sem recorrer a buscadores. Se não houver uma URL amigável disponível para o nome que você tiver escolhido, considere escolher outra opção.
7. Tome cuidado com as associações
Mesmo alguns nomes que parecem excelentes para sua loja podem trazer associações negativas. Por isso, é preciso conferir se eles não fazem nenhuma menção que você não queira. Imagine, por exemplo, que um empresário decidiu colocar sua data de aniversário no nome da loja. Até aí tudo bem, não é mesmo? Mas se ele fizer aniversário em 11 de setembro a coisa muda de figura. É esse tipo de situação que você deve evitar.
Esteja preparado para expandir seus horizontes, não se limite ao que você identifica. Lembre-se de pesquisar se o nome escolhido não tem associações ou significados negativos em outros países e culturas. Isso pode evitar diversos conflitos e erros de interpretação.
8. Considere o uso de siglas
Você quer um nome impactante e pequeno para sua loja, mas escolheu algumas palavras que quer usar e o resultado está extenso. Que tal tentar algumas siglas? Siglas são simples, fáceis de falar e de se decorar. A BMW e a LG são ótimos exemplos de como as siglas podem ter força e ajudar no processo de reconhecimento da marca (até o logotipo delas é baseado na sigla).
No caso da opção por siglas, é preciso ter o cuidado de falar em voz alta para saber se o resultado não cria nenhuma associação indesejada ou se transforma em um trava línguas.
E vale o reforço: as siglas devem ser originais, pois apesar de extremamente simples e fáceis de gravar, elas podem acabar não transmitindo a ideia que você deseja com o nome. Por isso é importante validar bem a originalidade delas, para que as pessoas possam lembrar da sua marca mesmo que ela seja representada com uma sigla de 3 a 4 letras.
9. Não copie, mas se inspire
A originalidade tem que estar presente no nome da loja, isso é verdade. Mas nos dias de hoje é praticamente impossível pensar uma coisa do zero. Por isso, não tenha medo de pesquisar marcas e entender como o nome da empresa identifica seus produtos, seu logo e a maneira como atua no mercado. O importante aqui é ver vários exemplos de nomes de loja prontos para que você possa usar esse conhecimento para criar o nome do seu negócio.
Esse processo se chama busca por referências. Tente entender como os nomes foram criados, porque fazem sucesso e quais se destacam. Esse aprendizado poderá ajudar você a achar um diferencial para o nome da sua loja.
10. Peça a opinião do seu público
Quase tudo está encaminhado, mas que tal validar se o nome é eficiente pedindo a opinião do seu público? Existem algumas maneiras de conseguir a opinião de seus futuros clientes. Você pode fazer um formulário simples no Google e enviar pelo WhatsApp, ou então entrar em contato pelas redes sociais.
Utilize as ferramentas online como suas aliadas, opiniões podem ser uma fonte valiosa para validação do nome. Além disso, podem trazer novos caminhos, caso você ainda não tenha tanta confiança ainda sobre o nome escolhido.
Escolher nomes criativos para lojas é só o começo
Ter um bom nome ajuda sua loja a ser identificada, lembrada e amada por seu público-alvo. Assim como escolher a localização certa e o melhor mix de produtos ou serviços a serem comercializados, um nome bem pensado é uma parte importante do seu caminho para o sucesso. Mas lembre-se: como escolher nome de loja é uma tarefa difícil talvez você precise de ajuda; não tenha medo de buscá-la!
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher o melhor nome para a sua loja, compartilhe nos comentários!