Trazer a sua loja para o ambiente virtual, não é mais um mistério. Você pode optar por fazer vendas pelo instagram e redes sociais, pode criar um e-commerce próprio ou optar por alguma ferramenta que te auxilie na gestão e divulgação dos anúncios na internet.
Um modelo de negócio que pode te ajudar é trabalhar com marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo. Ao usar o site de um parceiro, você não precisa desenvolver uma página exclusiva, negociar com meios de pagamento e empresas de logística, além de ter um empurrãozinho na hora da divulgação. Afinal, você estará com seus itens expostos em uma plataforma com muitos acessos e não precisará competir com ela nos resultados das buscas.
Separamos uma lista com 7 sites para vender online, que podem ajudar a sua loja. Confira:
Shopee
A Shopee é uma plataforma de vendas online que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Nela você pode criar anúncios para itens de diversos segmentos, com direito a uma página da loja exclusiva e benefícios como parceria com Correios. Essa parceria, inclusive, permite envios com valores atrativos para moradores da mesma cidade, uma ótima alternativa caso você esteja em uma cidade menor.
A Shopee tem uma central de vendedores, onde você pode cadastrar os dados da sua empresa, cadastrar produtos e gerir o seu negócio. A opção de criar uma página exclusiva, com endereço personalizado, permite que você use o site como a sua página oficial sem problemas. Para o cliente, a principal vantagem é poder incluir seus produtos em um carrinho de compras só e garantir os cupons e descontos da plataforma.
Elo7
Outra opção de site para vender online, é o Elo7. A plataforma conta com uma rede com mais de 80 mil lojistas e recebe 23 milhões de visitas mensais. É muita coisa, né? Isso faz dela a maior comunidade de empreendedores criativos do Brasil. Portanto, se você trabalha com produtos artesanais, de decoração, presentes e vestuários, cogite criar a sua loja por este site.
O que você pode oferecer no Elo7:
- Artesanato, trabalhos manuais, trabalhos artísticos e crafts
- Trabalhos digitais (design e ilustração)
- Produtos industrializados que tenham recebido personalização ou intervenção significativa
- Manuais, CDs, livros e apostilas autorais
- Doces artesanais
- Aluguel de produtos artesanais de decoração para festas e eventos
- Insumos, cursos e materiais para artesanato
Usando a Elo7, você cria uma página exclusiva para a sua loja, com endereço próprio. Na página de Vendedores do Portal Elo7, você descobre mais benefícios e pode criar o seu cadastro. A loja fica disponível para diversas plataformas (celular, tablet e computador), você não tem nenhum custo fixo para mantê-la no ar, conta com suporte, conteúdos e dicas para desenvolver o seu negócio criativo, além de frete com desconto nos Correios.
Mercado Livre
A maior plataforma de vendas online da América Latina também pode ser o endereço da sua loja na internet. Estamos falando do Mercado Livre, um site para anúncios particulares ou por empresas, que atende os mais diversos segmentos de mercado e serviços.
Aqui no Blog da Hiper, nós temos um post completo sobre como é vender pelo Mercado Livre, além de um material exclusivo sobre o tema, não deixe de conferir!
Como os outros sites listados, o ML também oferece um link exclusivo para a sua loja e embora não tenha um layout tão personalizável, os seus destaques ficam para as ferramentas do mesmo grupo. Duas grandes vantagens é o Mercado Pago, para receber pagamentos e também o Mercado Envios, empresa de logística própria do grupo, que permite entregas no mesmo dia ou em prazos curtos.
O Mercado Livre, também oferece um outro serviço chamado Mercado Shops, onde você cria uma página 100% exclusiva para a sua empresa. Você a deixa com a cara da sua marca e aproveita todos os benefícios de vender pelo ML.
Amazon
Grandes nomes do comércio online internacional, como a Amazon, também permite que você crie um perfil de vendedor e cadastre seus produtos. A principal vantagem do portal, é o número de acessos e pedidos recebidos diariamente. Além disso, a empresa também oferece vários recursos, guias, ferramentas e serviços focados em ajudar pequenas e médias empresas que buscam expandir seus negócios com a parceria.
A empresa também oferece uma página para a sua loja, onde os clientes tem acesso aos comentários de outros compradores, informações para devoluções, entre outros detalhes do negócio e listagem dos produtos. Segundo a empresa, negócios de todos os tamanhos podem aproveitar-se do marketplace de forma simples e eficiente. São oferecidas mais de 30 categorias de produtos, incluindo bebidas, móveis para casa e cozinha, e calçados e moda.
Na página exclusiva para vendedores da Amazon, você encontra mais informações referentes ao cadastro da empresa e as taxas de parceria. A empresa oferece dois planos de afiliados, o individual e o profissional, os modelos variam de cobrança por item ou assinatura mensal + comissão.
Magazine Luiza
As grandes redes do varejo brasileiro, também possibilitam que micros e pequenos negócios aproveitem da sua estrutura para alcançar novos públicos. O site da Magazine Luiza é um dos grandes exemplos que podemos citar. Além de oferecer produtos os produtos do seu próprio estoque, a Magalu oferece a parceria através de Marketplaces.
Todos os produtos da sua loja, ficarão disponíveis em uma página com endereço exclusivo da sua empresa. Você pode cadastrar a sua loja na página de Marketplace da Magazine Luiza e contar com 9 mil transportadores, Magalu entregas, Magalu Pagamentos e Magalu Ads.
Americanas
A Americanas é outro nome de peso no setor de Marketplaces no país. Com apenas um cadastro na plataforma, lojistas de todos os tamanhos e segmentos vendem na Americanas, na Americanas Empresas, no Submarino e no Shoptime. A soma das visitas destes quatro sites, ultrapassa os 4 bilhões de acesso e acumulam 49 milhões de consumidores. E se os números impressionam, as vantagens também!
Para ter uma página com um endereço para a sua empresa em quatro grandes sites de varejo, é simples, basta fazer o seu cadastro no Portal da Americanas Marketplace. Não tem nenhuma assinatura, você só paga uma comissão sobre o item e uma taxa fixa de R$ 5,00. Além disso, a empresa cuida da entrega dos seus pedidos para você focar em vender. Os pagamentos são entregues de uma só vez, mesmo que o cliente parcele. A parceria também oferece crédito, logística, publicidade, conteúdos exclusivos e a tecnologia das maiores marcas da internet para chegar mais longe.
OLX
A OLX é um site de compras e vendas para anúncios particulares e profissionais. A plataforma recebe 7 milhões de acessos diários e os anunciantes fecham 2 milhões de pedidos no mês. Um dos diferenciais desse site é a negociação direta com o cliente, além disso, na OLX é você quem decide a melhor forma de receber e entregar.
O exemplo da imagem é de um anunciante profissional, onde você recebe um link exclusivo e concentra todos os seus itens em um só lugar. Outro benefício é o atendimento por e-mail e telefone dos especialistas. Você também pode renovar gratuitamente todos os seus anúncios expirados e tem acesso a 200 integradores.
Se você já fez alguma compra online ou costuma pesquisar por preços e produtos, provavelmente já visitou alguma das páginas que listamos ao longo desse artigo. E elas também podem fazer a diferença na estratégia de vendas da sua loja!