O que é visual merchandising e como ele pode ajudar sua loja

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A preocupação com a formação da identidade da marca e composição de espaços de lojas físicas e virtuais deve ser prioridade na gestão de todo empresário, afinal, o visual representa o primeiro contato entre o público e a loja, determinando o tom daquele relacionamento dali em diante.

O visual merchandising, por sua vez, tem seu principal apelo naquele que é o sentido que mais utilizamos em um primeiro contato: a visão. Cerca de 80% dos nossos primeiros estímulos são visuais — o que apenas reforça sua importância no dia a dia do público.

Ainda não sabe o que é visual merchandising e como ele pode ajudar sua loja a alavancar vendas? Conheça nossas dicas e saiba como aplicá-lo ao seu negócio!

 

O visual merchandising

O visual merchandising é uma ferramenta do marketing que prepara de forma especial toda a apresentação visual de uma loja ou ponto de venda com fins de criar uma identidade própria para uma marca e influenciar a maneira que o cliente pode percebê-la.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não diz respeito apenas à composição da vitrine de uma loja: toda a sua estrutura é analisada e organizada com o fim de tornar o ambiente propício para a compra, já que é ali que o cliente pode conhecer os produtos e compreender os diferenciais que eles oferecem.

Boas práticas de visual merchandising geralmente envolvem a realização de experiências de compras positivas, fortificando os laços entre a marca e o cliente. Pontos de venda dinâmicos que permitam o bom fluxo de pessoas (e produtos) fazem toda a diferença na criação de uma boa experiência de compra.

 

A visibilidade da marca

Sempre que alguém recebe um presente, olha com curiosidade para a embalagem a fim de tentar antever o que há dentro. Vale a pena fazer também deste momento um aliado para a visibilidade, prestígio e reconhecimento da sua marca.

Invista nas embalagens bonitas e sofisticadas, mas adequadas para o seu tipo de negócio, de forma que sua marca esteja visível e bem colocada. Sacolas e embalagens em geral são divulgadores silenciosos do seu negócio, já que acompanham o cliente no pós-venda.

A disposição de cores, a iluminação e peças gráficas de decoração e divulgação devem ser postas em harmonia não apenas na vitrine, que é, de fato, o primeiro impacto visual que o cliente recebe no ponto de venda, mas também no interior de toda a loja, como em sacolas e cartões que carregam sua marca, para aproveitar ao máximo tudo o que um ambiente agradável e estimulante pode fazer pelo seu negócio.

 

 

Um ambiente confortável e aumento das vendas

O objetivo do visual merchandising é estimular a compra por meio de uma experiência positiva do cliente. Por isso, mais que uma loja limpa e bem iluminada, é preciso que todos os elementos que influenciam na compra, como disposição das mercadorias, sonorização, visibilidade dos preços, climatização, entre outros, sejam de fácil percepção para o cliente.

Estima-se que haja um aumento de cerca de 40% nas vendas em um ambiente onde o consumidor se sinta confortável. Faça uma check list e identifique se todos esses elementos estão trabalhando a seu favor; ambientes confortáveis fazem com que os clientes permaneçam mais tempo na loja — e a tendência é, com isso, consumam mais.

 

O estímulo aos sentidos para aumentar vendas

Para criar um ambiente confortável, entretanto, é preciso criar mecanismos que façam com que os clientes queiram permanecer naquele espaço por um maior período de tempo.

17% da percepção de um cliente da loja ou ponto de venda fica dividida entre tato, olfato, paladar e audição, de forma que esses sentidos não devem ser deixados de lado e sejam estimulados. Nada melhor que aplicar técnicas de marketing sensorial para criar empatia e identificação com o seu ponto de venda ou loja.

Não se esqueça de manter o ambiente climatizado (de modo que o consumidor não passe calor nem frio), os odores agradáveis, som ambiente e de deixar sua loja impecavelmente limpa.

 

O layout e a atração do cliente

Com o uso do visual merchandising, você consegue verificar se sua loja cumpre uma função importante: ser ela mesma um vendedor em todos os setores. Identifique quais são os pontos quentes e frios do seu estabelecimento, onde se vende mais e menos, e porque as mercadorias colocadas junto ao caixa, por exemplo, têm melhor saída do que as expostas próximo aos provadores.

Algumas vezes, a questão é de simples alteração de layout. As marcas e/ou produtos que naturalmente são procurados pelo seu cliente podem ajudar a aumentar as vendas num ponto mais frio. O ponto quente pode ser um aliado para aquelas peças que você precisa vender, mas ainda não atraíram o consumidor.

 

A organização dos produtos

83% das decisões de marca são feitas diretamente no ponto de venda, o que apenas mostra que os consumidores são altamente influenciados pelas imagens que encontram nas lojas e também pelo convencimento por parte dos vendedores.

Organizar os produtos e colocar em evidência marcas com imagens mais impactantes (e que você pretenda vender em primeiro lugar) é uma ação inteligente para quem quer fazer um bom visual merchandising. Lembre-se de que a maioria das pessoas tende a se sentir mais confortáveis em ambientes estruturados: prateleiras, mostruários e araras devem coordenar cores, imagens e palavras, se existirem.

 

Um melhor proveito de temas sazonais e criativos

Certamente você prepara seu estoque para as datas marcantes do seu tipo de negócio, seja para o dia das mães, pais, namorados, natal, entre outras. Mas é preciso também preparar o visual da sua loja para aproveitar ao máximo a disposição de compra dos clientes nesses dias. Investir em temas criativos e atrativos vai estimular ainda mais o cliente a aproveitar as promoções.

Você não precisa ficar preso apenas a essas datas. Pense em temas que interessam aos seus clientes, como lançamento de jogos, músicas, filmes, personagens, etc., para criar vitrines e promoções interessantes, que incentivem sua curiosidade para dar sempre uma passadinha na loja e ver as novidades.

 

As ações devem reforçar a identidade da marca

Por fim, é importante ter em mente que toda ação de marketing (e em especial de visual merchandising) deve ser pensada para reforçar a identidade da marca no imaginário do público. A identidade visual do negócio deve ser respeitada e utilizada adequadamente, a fim de tornar a marca mais conhecida no mercado.

Campanhas, organizações especiais de produtos, estimulações de sentido, entre outros. Tudo isso deve envolver a criação de uma experiência de marca positiva desde o momento da compra até o pós-venda, com a fidelização do cliente.

 

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