O conceito de marketing está relacionado à divulgação de uma marca, fazendo com que cada vez mais pessoas a conheçam. No entanto, atualmente, as empresas precisam buscar mais do que isso. Para encantar o cliente e estabelecer um elo mais profundo com ele, surgiu o marketing de relacionamento.
Essa estratégia tem como objetivo proporcionar uma verdadeira experiência durante a interação do cliente com a marca. É um conjunto de ações que ajuda a se aproximar do público e a desenvolver uma relação positiva e duradoura. Mas quais são as vantagens dessa aproximação?
É o que vamos responder a partir de agora. Continue a leitura deste post e descubra também como implementar o marketing de relacionamento!
Por que investir em marketing de relacionamento é bom para a empresa?
O primeiro benefício já foi dito anteriormente: desenvolver e manter um relacionamento contínuo com os clientes. Isso significa ter pessoas que evoluam no histórico comercial ao lado de sua empresa. Mesmo que elas não sejam consumidoras das soluções, podem se tornar defensoras e propagadoras da marca.
O segundo benefício tem a ver justamente com isso: pessoas falando bem da empresa. Trata-se de uma premissa para gerar boa reputação e ganhar visibilidade no mercado — o que é essencial para sustentar qualquer crescimento de vendas.
Como implementar essa estratégia com sucesso?
Para que o marketing de relacionamento gere bons resultados, ele deve inspirar atitudes do público-alvo. Para que isso aconteça contínua e progressivamente, é preciso que sua empresa construa conexões duradouras com os clientes, em um relacionamento verdadeiramente relevante.
Veja algumas maneiras de colocar a ideia em prática:
1. Conheça seus clientes
Entenda as necessidades, preferências e comportamentos do seu público-alvo. Realize diferentes pesquisas para chegar ao perfil mais detalhado possível. Dessa forma, você conseguirá entregar a solução correta para a necessidade do cliente.
2. Segmente seu público
Não fale com todos da mesma maneira e nem considere que todos buscam os mesmos resultados. Procure segmentar os perfis para se aproximar ao máximo de cada um. Inclusive, você pode usar sistemas de CRM para coletar e analisar dados que ajudem a personalizar interações.
3. Interaja nas redes sociais
As redes sociais são um termômetro importantíssimo da imagem da sua marca. Além disso, são fontes para consulta de tendências e dicas a respeito do está dando certo ou errado. Invista tempo em observar e responder os comentários.
É muito importante que a marca esteja presente e ativa nas redes sociais, respondendo a comentários e mensagens de forma engajada. Além disso, produza conteúdo que agregue valor à vida do cliente, demonstre expertise e solucione problemas. Dessa forma ele terá mais vontade de se manter atualizado e de compartilhar com os amigos.
4. Crie programas de fidelidade
Ofereça benefícios aos clientes que forem fiéis. Os formatos dos programas de fidelidade são vários: podem ser por meio de pontuação ou brindes por valor acumulado ou de compra. Identifique o modelo mais adequado ao seu negócio e divulgue!
5. Monitore os resultados
Qualquer processo dentro da empresa precisa de acompanhamento de resultados. Crie indicadores e faça avaliações constantes para medir o desempenho das ações de marketing. Assim, você conseguirá investir no que funciona e corrigir aquilo que não dá o retorno esperado.
Lembre-se que toda sua equipe precisa estar envolvida nessa iniciativa. E se sua loja vender online e offline, o cliente deverá ter a mesma experiência nos dois ambientes, então certifique-se de que todos estejam alinhados para oferecer o melhor atendimento.
Ter um bom atendimento não é mais o suficiente, por isso, praticar o marketing de relacionamento pode ser uma excelente solução. Com investimento relativamente baixo, você conseguirá fidelizar os clientes atuais e atrair um novo público, que estará interessado no destaque que a sua marca terá no mercado.
Gostou das dicas deste post? Então compartilhe nas redes sociais e mostre aos seus seguidores que você se preocupa em cativar seus clientes!