• Trabalhe na Hiper
  • Central de Ajuda
  • Portal do Hiperador
  • Painel do Contador
  • Entrar
Hiper
  • ASSUNTOS
    • Estoque
    • Financeiro
    • Gestão de lojas
    • Meios de pagamento
    • Vendas Online
    • Vendas
    • Revenda de Software
  • ESPECIAIS
    • Vendas
    • Estoque
    • Financeiro
    • Gestão de Lojas
    • Vendas online
    • Meios de pagamento
  • VÍDEOS
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • EXPERIMENTE GRÁTIS

CALENDÁRIO 2022: Todas as Datas Comemorativas para a sua Loja

BAIXE GRÁTIS
aprenda-a-organizar-planilhas-e-relatorios-da-sua-empresa

Como organizar planilhas e relatórios na sua empresa

Equipe Hiper

Por Equipe Hiper

5 de fevereiro, 2019

Você sabe que vida de lojista é um verdadeiro corre-corre, não é? Tudo começa com o desejo de abrir a loja. Depois, já vem aquela bola de neve: o aluguel do ponto, a compra dos produtos, os impostos, a contratação do time de vendas, os concorrentes, o estoque, entre outros.

Se você entende o que estou falando, concordará também que o objetivo principal é um só: vender cada vez mais e melhor. No entanto, para isso, você sente que tem que fazer um verdadeiro malabarismo envolvendo as tarefas diárias, como organizar planilhas e relatórios — e essas tarefas exigem muito tempo.

 

A importância de acompanhar e entender um relatório financeiro

  • Eles mostram dados e projeções tanto da entrada quanto da saída de dinheiro;
  • Fornecem bases de projeções futuras para uma possível extensão da empresa;
  • Demonstram se o faturamento de cada produto é suficiente para cobrir sua parte nas despesas;
  • Apontam em quais áreas de gestão o dinheiro está sobrando ou faltando;
  • Calculam de forma exata a quantidade de dinheiro investido em cada setor e qual é o percentual de retorno;
  • Garantem a demonstração do lucro real da empresa.

 

Como organizar planilhas e relatórios?

Para um lojista, organizar planilhas e relatórios não é uma tarefa fácil. Mesmo sendo muito importante controlar todos os registros, essa burocracia acaba se perdendo em meio a agitação do dia a dia. A dica é que você escolha uma forma de padronização dos arquivos, que pode ser em ordem temporal, ou seja, criando uma pasta para cada mês e uma pasta para cada ano.

Padronizar os nomes dos arquivos e manter os dados sempre atualizados também ajuda muito na hora do desespero. Mas se você tem a sensação de que perde muito tempo organizando planilhas e relatórios, acredite, existe uma solução!

O movimento chamado popularização da tecnologia incentiva pequenos negócios a utilizarem tecnologias que antes eram destinadas apenas a grandes empresas. Ou seja, é possível que você tenha um sistema de gestão de vendas adequado ao seu tipo de negócio, em que você recebe diariamente as atualizações dos relatórios pelo seu celular. É fácil, prático e moderno, como você, e o melhor: poupa tempo.

 

 

A importância de gerar relatórios eficientes

Uma boa interpretação exige a produção de relatórios eficientes, com total aptidão para transmitir as informações necessárias ao gestor.

Nesse sentido, os dados desse documento devem ser traduzidos para uma linguagem compreensível e de fácil leitura. Afinal, o comandante do barco não é necessariamente um especialista em todas as funções.

Por outro lado, para decisões mais adequadas, é recomendável a produção de relatórios dos mais diversos setores da empresa, como vendas, equipe, contabilidade, finanças, marketing e afins. É como se o retrato de cada setor fosse uma pequena peça do quebra-cabeças, que representa a empresa como um todo.

Por fim, vale ressaltar a tendência de informatização desses relatórios, com a finalidade de automatizar a coleta, a análise e a exposição de informações. Trata-se do meio mais adequado para gerar relatórios com eficiência. Continue!

 

O que observar num relatório financeiro?

Lançamentos diretos para a conta da empresa: Um item importante a ser observado no relatório financeiro são os lançamentos realizados na conta corrente da empresa. Uma verificação completa é importante para se certificar de que os lançamentos de depósitos e de retiradas de dinheiro estejam de acordo entre cliente e banco. Isso dará a exata noção do equilíbrio do saldo financeiro.

Resultados demonstrados: É preciso ter uma demonstração de resultados realista para que você não corra o risco de trabalhar apenas com projeções. Para demonstrar o resultado, deve-se somar a entrada de dinheiro com produtos vendidos e diminuir do total de custo desses produtos. Um software de controle tem a capacidade de realizar esses cálculos automaticamente, desde que todos os produtos sejam lançados diretamente no programa. Caso essa função seja separada, é importante realizar esses lançamentos periodicamente.

Gastos fora da atividade fim e extraordinários: Todos os gastos em produtos que estejam fora da atividade fim, ou seja, que não sejam considerados matéria prima ou salários, deve entrar nesse controle. Esses gastos são produtos de limpezas, aluguel, energia elétrica, saneamento básico e horas extras. Note que, apesar do fato de que as horas extras estão relacionadas ao custo de manutenção para as vendas, é um gasto extraordinário ou não estabelecido. O controle financeiro, se realizado de forma eficiente, mostrará se valeu a pena manter os funcionários trabalhando mais do que as horas normais.

Liquidez da empresa: O mais importante de tudo é entender a liquidez da empresa. Observe se o relatório financeiro retorna passivos e ativos capazes de cumprir com as suas funções e se existe a possibilidade de reinvestimento. Caso isso aconteça, por menor que seja, a empresa estará lucrando.

 

Quer saber mais sobre gestão financeira?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para fazer a gestão financeira da sua loja:

 

A função da interpretação de relatórios na tomada de decisões

Para tomar decisões, confrontamos razões. Por exemplo, a dispensa de um colaborador passa pela análise dos motivos favoráveis e desfavoráveis à sua demissão, ou seja, temos razões para julgar de uma forma ou de outra.

Nesse contexto, a interpretação de relatórios afeta justamente os motivos que são levados em conta no momento de uma escolha. Afinal, o relatório traduz a situação concreta da empresa com informações daquilo que, de fato, acontece.

Esse instrumento influencia e ajuda na tomada de decisões com as seguintes vantagens:

  • eliminação de razões ou motivos falsos: por exemplo, quando o gestor pensa que certo produto vende bem e, na verdade, ele é um desastre;
  • confirmação de situações: por exemplo, o gestor suspeita de uma queda de vendas, e ela se confirma com os relatórios;
  • alerta sobre uma questão: por exemplo, quando o relatório contábil evidencia uma crise financeira e, portanto, a loja muda de opinião sobre certo investimento;
  • moderação de uma decisão: por exemplo, quando as informações revelam uma necessidade de ajustar prazos, quantidade de investimentos, estoques e afins, em vez de prosseguir como originalmente fora decidido;
  • revelação de uma oportunidade: por exemplo, quando um relatório demonstra o aumento da demanda por certo tipo de produto;
  • tradução de um processo: por exemplo, com informações relevantes sobre o desenvolvimento de certas atividades;
  • fornecimento de feedbacks: por exemplo, o retorno dos colaboradores ou clientes sobre determinada campanha de incentivos de vendas.

 

Apesar de existirem diversas ferramentas capazes de colaborar com essa missão, um relatório financeiro não poderá ser completo se os lançamentos não estiverem em sincronia e automatizados. Por isso, um software de gestão pode ser imprescindível para melhorar o controle da saúde financeira da empresa, pois programas específicos para esse fim trazem diversas ferramentas capazes de dar clareza a qualquer gestor.

 

Para otimizar seu tempo

Uma das verdades mais ditas no mundo dos negócios é que tempo é dinheiro. Por isso, o tempo de um vendedor deve ser gasto com seu core business, ou seja, com o relacionamento com o cliente.

Enquanto você se ocupa atraindo, conhecendo e fidelizando mais clientes, deixe que o software de gestão de vendas cuide da parte burocrática. A finalidade em adotar um sistema de gestão de vendas é otimizar seu negócio e gerenciá-lo melhor.

Esse sistema o ajudará a controlar os estoques e o fluxo de caixa, além de proporcionar mais flexibilidade e otimizar o seu tempo, pois você poderá receber tudo pelo celular ou tablet.

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta

Fique por dentro das novidades!

Avisaremos sobre novos conteúdos e materiais complementares

Conversão do blog

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem viu também gostou

Está em busca de um modelo de vendas que ofereça segurança e liberdade? A Venda Consignada pode...

Leia Mais flecha para esquerda

Venda Consignada

Vendas

Venda consignada: entenda as vantagens e desvantagens

Conseguir estabelecer um sistema de vendas eficiente é sempre um grande desafio. É necessário...

Karen Soares

3 de agosto, 2022

Organizar o estoque demanda um investimento considerável por parte da loja, já que além de fazer...

Leia Mais flecha para esquerda

Blog

Como organizar o estoque da sua loja e alavancar suas vendas

Organizar o estoque demanda um investimento considerável por parte da loja, já que além de fazer...

Karen Soares

2 de agosto, 2022

A arte de fechar uma venda envolve desde um jogo de cintura habilidoso à capacidade de cativar o...

Leia Mais flecha para esquerda

Vendas

Dicas de ouro para a sua Loja Vender Mais!

O sucesso do seu negócio não depende só da sua habilidade para vender. Você precisa focar nos...

Equipe Hiper

29 de julho, 2022

fundo roxo

Informe seus dados
e agilize seu atendimento:

imagem de agradecimento
Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
Atualmente, a utilização da maquininha de pagamentos é condicionada ao uso do sistema Hiper. Assim que a contratação avulsa estiver liberada, entraremos em contato.
Informe seus dados e agilize o seu atendimento:

Informe seus dados para
garantir essa oferta:

Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
fundo roxo

Informe seus dados
para começar seu teste grátis:

imagem de agradecimento
Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
Atualmente, a utilização da maquininha de pagamentos é condicionada ao uso do sistema Hiper. Assim que a contratação avulsa estiver liberada, entraremos em contato.
fundo roxo

Informe seus dados
para falar com um consultor:

imagem de agradecimento
Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
Selo GPTW

Hiper

  • Sobre Nós
  • Trabalhe na Hiper
  • Contato
  • Imprensa
  • Blog
  • Blog de produto
  • Aviso de Cookies

Funcionalidades

  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal
  • Relatórios
  • Vendas
  • Ver mais

Segmentos

  • Lojas
  • Moda
  • Padarias
  • Calçados
  • Eletrônicos
  • Livrarias
  • Construção
  • Mercados
  • Serviços

Receba conteúdo exclusivo ; )

  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram
selo gptw
© 2022 Hiper - Todos os direitos reservados. | Política de privacidade | Aviso de Cookies
7 dicas para fazer promoção de vendas na sua loja Promoção de vendas na sua loja Por negócios mais felizes!
Ficou com alguma dúvida?

Envie uma mensagem!


[recaptcha]

Cadastre seu Currículo

^