Foto do interior de uma loja de brinquedos, onde uma mulher com uma criança no colo escolhem bichinhos de pelúcia em uma prateleira

Como abrir uma loja de brinquedos

Vender brinquedos dá dinheiro sim! Inclusive esse é um dos negócios mais lucrativos que tem no mercado, principalmente se você conseguir bons fornecedores e trabalhar com brinquedos que estão em alta. Uma loja de brinquedos bem localizada rende em média de 15 a 30 mil reais por mês. Com retorno médio de dois a três anos. Quer saber como começar nesse segmento? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Você já pensou em abrir uma loja de brinquedos? O mercado infantil é uma boa área para quem quer começar um negócio, sendo uma boa opção investir nessa área.

Você sabia que o mercado de brinquedos cresceu consideravelmente durante a pandemia? Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor chegou a registrar um aumento de 434,70%. O número foi incentivado pelo aumento nas compras digitais de passatempos para brincar em casa, como quebra-cabeças e brinquedos educativos. 

Por ser um segmento um pouco menor, o mercado de brinquedos apresenta um grande espaço para ser explorado e boas ideias podem surgir para empreendedores que sonham em abrir seu próprio negócio. Os brinquedos são os presentes preferidos pelas crianças, e quando se pensa em abrir um negócio lucrativo, este tipo de loja pode ser bem positivo nos resultados.

E então, preparado para mergulhar nessa piscina de bolinhas, cheia de dicas incríveis?! Bora lá!

 

Passo 1: A palavra-chave para o sucesso é Planejamento! 

A palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio é: Planejamento! O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os brinquedos que irá oferecer em sua loja. Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

É por meio de um plano de negócios que você obtém informações essenciais para abrir sua loja de brinquedos, como investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, essa ferramenta ajuda a montar estratégias para o futuro e a conhecer melhor quem já está atuando no setor. Para desenvolver o plano de negócios, é necessário responder algumas questões:

  • O que é o meu negócio?
  • Quais são os principais produtos ou serviços que eu vou oferecer?
  • Quem é meu público-alvo?
  • Onde minha empresa estará localizada?
  • Quanto vou investir?
  • Qual será o faturamento mensal ou anual?
  • Em quanto tempo espero que o capital investido retorne?

Respondendo essas perguntas e montando um plano de negócios completo, é possível descobrir a melhor forma de atuar neste mercado desde o começo. 

 

Passo 2: Cuide da legalização da sua empresa

É importantíssimo cuidar da legalização da sua empresa o quanto antes – isso transmite mais credibilidade aos clientes. Depois de estruturar o plano de negócios é hora de cuidar da documentação

Confira a lista que preparamos para te ajudar no processo:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

 

 

Passo 3: Localização Top

Mesmo com o crescimento das vendas online, o ambiente físico continua sendo o ponto preferido do consumidor para fazer suas compras de brinquedos (crianças e adultos adoram ter a experiência de entrar na loja e ter contato físico com os brinquedos). Mas, para ter visibilidade e vender mais, é importante contar com uma boa localização.

O ponto ideal para abrir uma loja de brinquedos é próximo de bairros residenciais, em ruas principais, shoppings, centros comerciais ou até mesmo próximo de escolas infantis.

Depois de escolher o local, procure a prefeitura da cidade ou estado para regularizar os aspectos legais e verificar se a sua loja de brinquedos poderá funcionar no endereço escolhido.

 

Passo 4: Invista na estrutura e equipamentos

O local precisa ser o mais funcional possível e agradável para todas as pessoas que vão frequentar o ambiente. Uma loja de brinquedos padrão pode ter entre 30m² e 45m², sendo cerca de 20m² destinados à área de atendimento e circulação de clientes, e o restante reservado para área de escritório, caixa e estoque de produtos.

Além dos brinquedos, os equipamentos necessários para abrir uma loja de brinquedos são:

  • balcão para atendimento
  • estantes
  • consoles
  • mostruários
  • vitrine

É importante lembrar dos equipamentos para escritório, como telefone, impressora, máquina de cartão e um bom  software de gestão para te ajudar no controle de estoque e gestão financeira.

 

Passo 5: Encontre bons Fornecedores

Os fornecedores são um ponto importante nesse processo. Tenha o número máximo que puder, mas antes faça um levantamento dos tipos de brinquedos que mais são procurados em uma loja. Atualmente, um bom distribuidor de brinquedos conta com até 38 fornecedores de brinquedos brasileiros, entre produtores grandes e pequenos, diante do número, existem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas levando em conta a realidade de cada região.

Se você optar pela compra de brinquedos no atacado, saiba que esta poderá ser uma boa escolha, pois a grande maioria dos distribuidores oferecem seus produtos com grande desconto nessa modalidade de venda.

Contudo, sua loja também consegue oferecer um preço final mais atrativo, o que ajuda a se destacar entre a concorrência. Mas lembre-se: leve em consideração a qualidade do produto, modelo de entrega e o respeito do fornecedor para com o empreendedor.

 

Passo 6: Marque presença nas redes sociais

No planejamento estratégico de como montar uma loja de brinquedos, insira também os canais que serão divulgados o seu negócio. Com a era tecnológica, aproveite as ferramentas de Marketing Digital para usar na sua empresa, com a criação de perfis nas redes sociais e um site para vender online.

Apesar dos modos tradicionais de divulgação, criar um perfil nas redes sociais pode ajudar a alcançar mais pessoas através da vitrine online dos produtos. E não se esqueça de investir em bom atendimento, mesmo online, pois esta é uma forma das pessoas julgarem a reputação de um negócio.

Nas fontes de receitas os recursos chave podem ser sistemas de gestão online (ERP) que permitem que você gerencie suas vendas e toda a parte financeira.

 

Passo 7: Investimento inicial

O investimento para montar uma loja de brinquedos vai variar principalmente de acordo com a estrutura que você quer ter. É possível ter uma pequena loja com um investimento de R$20 mil Reais, enquanto que uma loja maior pode custar até mais de R$100 mil Reais.

Uma loja bem localizada rende em média de 15 a 30 mil reais por mês. Com retorno médio de dois a três anos.

Essa é uma informação que você poderá levantar através do seu planejamento. Ele consegue te dar o cenário de quanto você vai precisar investir para tirar o projeto do papel. Lembrando que você não vai investir só financeiramente! É preciso estar ciente sobre o investimento de tempo, estudo, dedicação e muito trabalho. 

Independente do tamanho da loja que você pretende abrir, o importante mesmo é que ela seja bem organizada. Claro que se você puder é super importante criar áreas dinâmicas para pais e crianças terem uma ótima experiência. Pode ser um espaço para jogos em grupo, para jogar vídeo game ou qualquer outra coisa que você consiga imaginar.

Vender brinquedos dá dinheiro sim! Inclusive esse é um dos negócios mais lucrativos que tem no mercado, principalmente se você conseguir bons fornecedores e trabalhar com brinquedos que estão em alta.

Agora que você já sabe como montar uma loja de brinquedos, não perca mais tempo! Aproveite para conferir também o nosso artigo com várias dicas para escolher o melhor nome para sua loja

E aí, está pronto para abrir sua empresa? Use nossas dicas de como montar uma loja de brinquedos e se tiver alguma dúvida, comenta aqui. E melhor, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas que também estão com dúvidas!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta