10 dicas de como escolher o melhor nome para loja

Como escolher o melhor nome para loja

Não é nada fácil iniciar um planejamento para abrir um novo negócio, são diversos detalhes e pontos que devem ser levados em consideração. Dentre diversas decisões está a de escolher um nome que seja ideal para a sua loja.

Sabia que escolher nome de loja é uma tarefa tão estratégica que existe, inclusive, uma área especializada nisso? Ela é conhecida como naming, e é responsável por criar o nome para novos produtos, serviços e empreendimentos.

Quando escolhemos o nome, estamos tomando uma decisão muito importante sobre como será a experiência do consumidor com a marca. O nome é um dos fatores mais valiosos a serem considerados. Pois ele que vai transmitir a primeira impressão que as pessoas terão da sua marca antes de conhecê-la mais profundamente.

Se você está em busca de como escolher o melhor nome para a sua loja, e não puder contar com um especialista em naming, dá só uma olhada nas 10 dicas valiosas que separamos para vocês:

 

1. Tenha clareza no seu objetivo

Ao iniciar o processo de escolha do nome, você deve ter em mente que precisa comunicar a essência da sua marca da maneira mais clara o possível. Para isso, é importante que você já tenha em mente qual é o principal propósito e valores que sua empresa deseja transmitir. Um ótimo exemplo é a Natura: uma empresa que reflete no nome o seu compromisso e harmonia com a natureza.
Pense qual será o público da sua loja e como o nome poderia conversar com a realidade desse consumidor, fazendo com que ele sinta-se acolhido pela marca. Fazer exercícios simples de brainstorm, ou seja, reunir um grupo de pessoas envolvidas com o projeto para dar diversas ideias. No início as ideias podem parecer desconexas e sem sentido, mas com um refinamento você pode ter um bom caminho a seguir.

Guia para abrir nova loja

 

2. Seja criativo

Faça uma lista de opções, não pare no primeiro nome que lhe vier à cabeça. Pensar nas aplicações do nome e como as pessoas farão a leitura dele pode ajudar. Existem vários tipos de nomes que você pode escolher: descritivos, siglas, combinações de palavras, abstratos, etc.
Crie alternativas e visualize como elas podem ser aplicadas em locais práticos, como por exemplo: imagine como ficaria na fachada, ou então nas suas redes sociais. Lembre-se de tentar fugir do lugar comum, a criatividade no nome pode fazer sua loja se destacar entre os concorrentes do mesmo segmento.

 

3. Evite nomes complexos

Durante o processo de escolha do nome, tenha sempre em mente que as pessoas devem se lembrar do nome da sua loja. Apesar de você precisar ser original e se destacar entre os concorrentes, acaba não sendo muito efetivo se o seu nome não é de fácil leitura ou lembrança para os clientes.

Evite nomes com leitura difícil, muitas vezes a tonalidade da palavra pode parecer óbvia para você, mas para quem não conhece a marca, pode não ser tão simples assim. Não deixe margem para diversas interpretações e erros, a simplicidade muitas vezes pode ser uma grande aliada.

Outro ponto relevante é evitar nomes longos demais, por mais simples que as palavras sejam, caso o nome da sua loja seja muito longo ou composto, também pode ser um fator que dificulta a memorização e lembrança.

 

4. Faça uma lista pontos positivos

Lista de nomes para loja

Para ajudar no processo de definição do nome da loja, uma alternativa é fazer uma lista com todos os pontos fortes, diferenciais e qualidades que você quer destacar para a sua marca. Pense em diversos adjetivos, e palavras que possam estar associadas aos valores da sua empresa e como isso poderia influenciar ou ser parte do nome dela.

Com uma lista você vai conseguir visualizar mais facilmente quais termos possuem mais afinidade com o seu propósito e como eles podem ajudar na decisão do melhor nome para sua loja.

 

5. Pesquise

Depois de exercer a criatividade e ter um caminho com as principais opções de nome que deseja seguir, pesquise! Não deixe margem para nenhum tipo de problema, procure se não há concorrentes ou outro negócio que já está registrado com algo muito semelhante.
Faça uma busca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Depois, fale sobre a sua ideia de nome com amigos e pessoas confiáveis, veja qual seria a percepção que eles teriam de uma loja com aquele nome. Não se apegue totalmente ao nome ainda. Esteja aberto a ouvir críticas, elas podem ser valiosas e apontar para caminhos melhores que muitas vezes nem passaram pela sua cabeça.

 

6. Veja a disponibilidade de domínio

Ter um site, blog e página nas mídias sociais é fundamental para divulgar sua loja e se relacionar com seus públicos de interesse. Por isso, é importante você pesquisar se há domínio disponível para o nome criado. No site namecheckr.com você pode fazer um teste inserindo o nome desejado. Será gerada uma lista de opções de domínios disponíveis para você avaliar.
Se tem a intenção de fazer uma loja virtual, esse é um dos pontos determinantes na hora da escolha. Pois com uma URL simples e de fácil digitação é muito mais provável que, depois que a pessoa conhece a sua marca, que ela não tenha a necessidade de recorrer para buscadores para encontrar o seu site novamente.

 

7. Tome cuidado com as associações

Mesmo que alguns nomes sejam excelentes para sua loja, é preciso conferir se eles não fazem nenhuma menção que você não queira. Imagine, por exemplo, que um empresário decidiu colocar sua data de aniversário no nome da loja. Até aí tudo bem, não é mesmo? Mas se ele fizer aniversário em 11 de setembro a coisa muda de figura. É esse tipo de situação que você deve evitar.
Esteja preparado para expandir seus horizontes, não se limite ao que você identifica. Lembre-se de pesquisar se o nome escolhido não tem associações ou significados negativos em outros países e culturas. Isso pode evitar diversos conflitos e erros de interpretação.

 

8. Peça a opinião do seu público

Quase tudo está encaminhado, mas que tal validar se o nome é eficiente pedindo a opinião do seu público? Elabore maneiras de conseguir a opinião de seus futuros clientes. Seja fazendo um formulário simples no Google e enviando pelo WhatsApp, ou então entrando em contato pelas redes sociais.
Utilize as ferramentas online como suas aliadas, opiniões podem ser uma fonte valiosa para validação do nome. Além de trazer novos caminhos caso você ainda não tenha tanta confiança ainda sobre o nome escolhido.

 

9. Considere o uso de siglas

Se você não está conseguindo pensar em um nome impactante e pequeno para sua loja, mas já escolheu quais palavras quer usar, que tal tentar algumas siglas? Siglas são simples, fáceis de falar e fáceis de se decorar. A BMW e a LG são ótimos exemplos de como as siglas podem ter força e ajudar no processo de reconhecimento da marca (até o logotipo delas é baseado na sigla).
Mas vale o reforço, as siglas devem ser o mais originais o possível, pois apesar de extremamente simples e fáceis de gravar, elas podem acabar não transmitindo a ideia que você deseja com o nome. Por isso é importante validar bem a originalidade delas, para que as pessoas possam lembrar da sua marca mesmo que ela seja representada com um sigla de 3 a 4 letras.

 

10. Não copie, mas se inspire

A originalidade tem que estar presente no nome da loja, isso é verdade. Mas nos dias de hoje é praticamente impossível pensar uma coisa do zero. Por isso, não tenha medo de pesquisar marcas e entender como o nome da empresa identifica seus produtos, sua logo e a maneira como ela atua no mercado e se porta com os clientes. O importante aqui é ver vários exemplos de nomes de loja prontos para que você possa usar esse conhecimento para criar o nome do seu negócio.
Ter um bom nome pode ajudar sua loja a ser identificada, lembrada e amada por seu público-alvo. Assim como escolher o ponto certo para o seu lançamento e os produtos ou serviços a serem comercializados, o nome certo pode ajudar em seu caminho para o sucesso. Mas lembre-se: como escolher nome de loja é uma tarefa difícil talvez você precise de ajuda; não tenha medo de buscá-la!

Tem alguma dúvida sobre como escolher o melhor nome para a sua loja? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para gestão de lojas