Existem muitos tipos de comércio que sempre têm um bom fluxo de clientes e o que envolve carnes é um deles. Afinal, faz parte da nossa cultura fazer um bom churrasco, ter um bife, uma costelinha ou um franguinho no almoço. Mas como montar um açougue com pouco dinheiro?
Preparamos um conteúdo bem completo, com muitas informações para você entender algumas particularidades desse mercado e tirar dúvidas como qual a margem de lucro de um açougue. Reserve alguns minutos para ler esse texto com atenção e já salva ele nos seus favoritos para consultar depois!
Documentos para abrir o açougue
A abertura de um estabelecimento comercial sempre exige que o empreendedor cumpra uma série de burocracias. Uma delas é reunir toda a documentação necessária e no caso de um açougue, ela pode variar de acordo com o estado onde você está localizado. De um modo geral, serão necessários os seguintes documentos e licenças:
Registro no CNPJ: o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é necessário para a emissão de notas fiscais e regularização fiscal da empresa.
Registro da empresa: o registro legal da empresa pode ser uma sociedade limitada, empresa individual ou outra forma de organização empresarial. Isso vai depender do seu tamanho e quadro de sócios.
Alvará de funcionamento: você precisará da licença emitida pela prefeitura ou órgão municipal que autoriza o funcionamento do estabelecimento comercial no local específico.
Licença sanitária: autorização emitida pelo órgão de vigilância sanitária que atesta que o estabelecimento está em conformidade com as normas de higiene e segurança alimentar. A ANVISA é o órgão nacional que fiscaliza o setor.
Registro de inscrição estadual: dependendo do tipo de atividade e das leis estaduais, pode ser necessário para recolhimento de impostos sobre vendas.
Certificado de regularidade do Corpo de Bombeiros: documento que atesta que o estabelecimento cumpre as normas de segurança contra incêndios.
Registro no Ministério da Agricultura: se o açougue realizar o abate de animais, pode ser necessário registrar-se no Ministério da Agricultura ou órgão equivalente, dependendo das regulamentações locais.
Além desses documentos, é importante verificar se há outros requisitos específicos da sua região que precisam ser cumpridos para abrir um açougue. Para evitar problemas ou atrasos no processo de abertura, consulte um contador ou advogado especializado para garantir que todos os requisitos legais sejam atendidos.
Escolha uma boa localização
Independentemente do tamanho do estabelecimento, a localização é um fator decisório para seu sucesso. E se você está pensando em como montar um açougue pequeno, provavelmente busca obter os melhores resultados com suas escolhas. A localização precisa ser estratégica para que o fluxo de pessoas seja constante e você mantenhas as vendas em alta.
Busque um local que não conte com esse tipo de comércio, com um bom tráfego de pessoas e veículos, além de espaço para todos os equipamentos necessários para sua atuação. Avalie também a questão da higiene, verificando se paredes e pisos são fáceis de limpar e quanto de reforma você precisará fazer.
Crie seu mix de produtos
A gente sabe que um açougue vende carnes, mas existem muitas formas de fazer isso. Pesquise seu público para entender se ele busca produtos de maior valor agregado, com cortes premium e carnes de animais exóticos, ou se são pessoas em busca de mais praticidade, que preferem carnes já picadas, prontas para execução de pratos específicos.
Outra coisa que você pode pensar é nos produtos que vão além de carnes, como acompanhamentos típicos como farofa e pão de alho, temperos, bebidas, carvão e outros itens de mercearia.
O que levar em conta no investimento inicial
Talvez você esteja se perguntando: quanto custa montar um açougue? E a resposta é depende. Os custos para abrir um açougue podem variar em função de vários fatores, incluindo localização, tamanho do estabelecimento, qualidade dos equipamentos, entre outros. Você precisará levar em consideração:
Localização: o valor do aluguel ou da compra do espaço físico pode variar significativamente de acordo com a região e a demanda por imóveis comerciais.
Equipamentos: balcões frigoríficos, serras de carne, moedores, geladeiras, freezers, entre outros. Os custos podem variar dependendo da qualidade e da quantidade de equipamentos necessários.
Estoque inicial: esse custo pode variar conforme a variedade e a quantidade de produtos que você pretende oferecer.
Licenças e documentação: são os custos relacionados à obtenção de licenças, registros e documentação legal necessária para operar o negócio, como alvará de funcionamento, licença sanitária, entre outros.
Marketing e divulgação: é o investimento em marketing local para promover o açougue e atrair clientes, que geralmente representa uma parte significativa dos custos iniciais.
Pessoal: considere os custos com funcionários, incluindo salários, benefícios e treinamento.
Capital de giro: valor necessário para garantir o funcionamento do açougue até que ele tenha um bom fluxo de caixa. Considere um valor que garanta os pagamentos das contas dos primeiros meses.
Máquinas e equipamentos
Para montar um açougue e colocá-lo em funcionamento, é necessário adquirir alguns equipamentos. Confira alguns dos principais itens:
Balança: tenha um modelo que imprima etiquetas, permitindo que o cliente tenha informações importantes sobre o produto, como peso, preço e validade. As balanças etiquetadoras também podem se integrar a sistemas de gestão para controle de estoque e caixa.
Balcão Expositor: é onde você colocará as peças de carne em exposição para os clientes. Além disso, ele mantém a temperatura adequada. Escolha um modelo que atenda às suas necessidades, atentando-se à área útil do açougue.
Mesa de Corte: é uma bancada geralmente fabricada em aço inoxidável ou polietileno. É nela que os cortes de carne solicitados pelos clientes serão feitos. Modelos em polietileno são indicados, pois não acumulam marcas de corte, enquanto os de inox são mais baratos, mas podem ficar marcados pela faca.
Serra Fita: é essencial para desossar e cortar grandes peças de carne em partes menores para exposição e venda. Opte por lâminas de aço inoxidável para cortes mais precisos e maior durabilidade.
Moedor de Carne: lembre-se que muitos clientes solicitam cortes de carne moídos. Verifique os itens de segurança e prefira modelos em aço inoxidável.
Gancheira: são refrigeradores onde o açougue armazena grandes peças de carne, garantindo sua qualidade e temperatura correta.
Você também precisará de facas, equipamentos de segurança para equipe, caixa registradora e outros itens de comércio em geral. Sem contar que, dependendo do tipo de açougue que você montar, poderá precisar de outros equipamentos específicos.
Treinamento da equipe
Um açougue que oferece um serviço diferenciado consegue se destacar com maior facilidade e ganhar a confiança do público. Por isso, o treinamento da equipe precisa ser feito com uma dedicação especial.
A equipe precisa estar treinada tanto para a parte técnica quanto para o encantamento dos clientes. Certifique-se de que ambos os requisitos estão sendo atendidos para manter a satisfação sempre em alta.
Precificação e margem de lucro
Para precificar os produtos que você irá vender no açougue, será preciso conhecer muito bem seu público-alvo. Pense que os preços precisam cobrir os custos, mas não podem ser altos demais para os seus clientes.
Mas qual o lucro de um açougue pequeno? Bem, depende do volume de vendas e da margem de lucros que você colocar nos produtos. Em média, é comum um lucro de 30% sobre o faturamento bruto. Dessa forma, pensando que um açougue pequeno consegue faturar em torno de R$ 50 mil, seu lucro líquido mensal gira ao redor de R$ 15 mil.
Sistema para açougue
Para saber exatamente como estão as vendas, quais são os produtos com melhor lucratividade e ter insights sobre o que você pode melhorar no estabelecimento, contar com um bom sistema de gestão pode fazer toda a diferença. O ideal é escolher uma ferramenta que tenha sido pensada especialmente para açougues, pois ela contará com os recursos específicos para o seu comércio.
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