É totalmente normal que sua loja tenha estoque de produtos do ano anterior que acabam não girando como você gostaria. Mesmo com aquela promoção imperdível, ter muitos produtos parados pode se tornar um empecilho para o seu negócio. Mas afinal como movimentar o estoque parado?
Nesse artigo você vai conferir 5 dicas imperdíveis de como movimentar esse estoque parado do ano anterior, e fazer com que seu negócio tenha sempre um fluxo de caixa saudável e um giro de estoque sempre com o menor número possível de produtos encalhados. Vamos lá!
Faça um levantamento da mercadoria parada
A entrada e saída de estoque deve ser gerenciada e principalmente, a partir da data que a mercadoria ou coleção entrou em sua loja. Para facilitar esse acompanhamento é possível definir uma data limite para que a mercadoria possa ser vendida. Nos produtos com data de validade, inevitavelmente eles deverão ser vendidos antes do prazo de validade, por isso é indispensável manter essas datas registradas e manter um controle rígido sobre elas.
Para os produtos que não têm data de validade, o critério para definir uma data de venda pode ser a estação do ano, uma coleção que chegou ao fim ou ainda com base nas vendas históricas dos produtos, a decisão e melhor estratégia ficam a critério do empreendedor e seu segmento de atuação.
Mas lembre-se: não se apegue! A mercadoria está há 1 ano encalhada na prateleira ou estoque? Ofereça as melhores oportunidades de negócio a seu cliente e realize a venda da mercadoria parada, pois se ficou 1 ano, certamente ficará mais tempo parada se você não tomar alguma atitude.
Não deixe de definir a melhor estratégia de saída
Após a finalização de uma temporada ou ano, seu estoque ficou muito robusto?
Faça uma revisão em seu planejamento de compras e compre apenas o que você precisa, ter um estoque sobrando é normal e necessário, mas é importante ter equilíbrio, evitando exageros e gastos desnecessários.
Muitos aproveitam grandes promoções de fornecedores para abastecer o estoque, essa pode ser uma boa estratégia, mas e se a mercadoria não for vendida? Certamente, você terá que vender o produto abaixo da margem que pretendia, o que fará você perder dinheiro.
Outro ponto importante é você conhecer o seu estoque. Saiba quais as mercadorias que mais saem. Acompanhe dia a dia, a saída das mercadorias e tome decisão de compra de mercadoria em cima das saídas. Utilize a maior fatia de compra em mercadorias que têm grande saída (3/5) e uma fatia menor em mercadorias com baixa saída (1/5) e outra fatia em mercadorias (1/5) que serão inovadoras para a sua loja.
Crie promoções
Muitos lojistas ao definirem uma promoção, simplesmente selecionam quais são as mercadorias que entraram em promoção e aplica um desconto em cima dos produtos selecionados. Porém ao realizar uma boa promoção é preciso pensar estrategicamente pois alguns produtos podem ter uma boa saída e outros podem entrar no prejuízo, que é quando o produto foi vendido abaixo da margem líquida (o preço de compra versus o preço de venda).
Para encontrar o equilíbrio tanto para o consumidor, quanto para o cliente, ao invés de definir uma promoção fixa, crie promoções combinadas, associe os produtos parados às ótimas saídas e ofereça preços promocionais que atraiam o público, e ainda tenham uma boa margem de lucro.
Seja sincero com seu cliente ao criar uma promoção! Muitos estabelecimentos simplesmente mudam a etiqueta e colocam “de outra cor” para destacar a promoção, mas acabam aplicando o mesmo preço, o que é um erro grave. Com a internet, qualquer cliente pode pesquisar a mesma mercadoria e com certeza, achará estranho o preço cobrado por sua mercadoria.
Divulgue promoções
O primeiro passo para que seja divulgada uma promoção é definir qual será o plano de comunicação, o período da promoção. Pense qual o público alvo da promoção e qual mídia social será utilizada. Depois defina o meio onde a comunicação será realizada. Se será pelo Google, Facebook, WhatsApp, Instagram, Televisão ou Rádio.
No plano de comunicação, não existe uma fórmula mágica. Porém a partir de seu público alvo, você deve focar seus esforços onde seu público é mais presente. Por exemplo, pessoas até 30 anos, provavelmente estão mais conectadas ao Instagram. Donas de casa ou domésticas provavelmente têm o rádio como um grande meio de informação. Já pessoas acima de 50 anos, tendem a utilizar mais o Facebook ou WhatsApp.
É possível divulgar em todas as plataformas possíveis? Sim, mas lembrando que você está comunicando uma promoção, mantenha o foco em vender as mercadorias que estão paradas. Investindo em todas as plataformas possíveis, você pode ter um prejuízo, pois a mercadoria vendida pode ter uma margem de lucro baixa ou nem existir. Por isso é importante colocar as ações de comunicação no preço de custo do produto ou orçamento de sua loja.
Crie um outlet permanente em sua loja
Algumas empresas vêm utilizando como estratégia a criação de um outlet permanente. Tendo em vista que você sempre oferecerá sua mercadoria já direcionada para uma saída mais rápida. Podendo atingir um novo perfil de público para a sua loja. Com isso, você sempre terá dois tipos de cliente: aquele que aproveita uma promoção da coleção passada e o cliente que quer algo novo, algo que ninguém tenha ainda.
No outlet, seja agressivo com mercadorias que estão muito tempo paradas. Já para mercadorias mais recentes utilize uma margem menor de desconto, para que você não fique em prejuízo.
O outlet deve fazer parte do seu planejamento de compras. No momento que você realizar uma compra de mercadoria, já pense que você terá que alimentar também, o estoque do outlet. Dessa forma, você terá de forma planejada, duas fontes de receita e fugirá de “correr para vender”.