Um gerente de mercado é um profissional responsável por planejar, desenvolver e executar estratégias de marketing e vendas para um determinado mercado ou segmento de mercado. Assumir a gerência de um mercado, seja qual o seu porte, é uma tarefa que envolve dedicação e responsabilidades. Para auxiliar novos profissionais que almejam a carreira de gerente de mercado e também pessoas que pretendem contratar um profissional para o cargo, criamos este artigo.
A seguir, vamos abordar as principais dúvidas sobre o que faz um gerente de mercado, quais suas principais qualidades e também a média salarial. Continue a leitura!
Principais atribuições de um gerente para mini ou supermercados
As tarefas de um gerente de mercado podem variar de acordo com o tamanho do estabelecimento. Caso seja uma rede de supermercados ou um hipermercado, por exemplo, a loja poderá ter mais de um gerente, tanto para atender todos os horários de atendimento quanto para conseguir dar conta de cada área. Em negócios menores geralmente a dinâmica acaba sendo diferente, trabalhando com apenas um profissional. Inclusive, muitas vezes esse profissional pode ser o próprio dono da loja e se acumular a outras atribuições da sua rotina.
Suas responsabilidades podem variar de acordo com a empresa e a indústria em que atuam, mas geralmente incluem as seguintes funções:
- Análise de Mercado: realizar pesquisas de mercado para entender as tendências, necessidades dos clientes, concorrência e oportunidades de negócios. Isso envolve coletar e analisar dados para tomar decisões informadas.
- Desenvolvimento de Estratégias: com base na análise de mercado, o Gerente de Mercado desenvolve estratégias de marketing e vendas para atingir metas específicas de negócios. Isso pode incluir a definição de preços, promoções, canais de distribuição e posicionamento de produtos.
- Planejamento de Marketing: elaborar planos de marketing abrangentes que podem incluir publicidade, marketing digital, relações públicas, promoções, eventos, entre outras coisas.
- Gestão de Equipe: em empresas maiores, os Gerentes de Mercado podem liderar equipes de marketing e vendas, coordenando esforços para alcançar os objetivos da empresa.
- Monitoramento e Avaliação: acompanhar o desempenho das estratégias de marketing, medindo o retorno sobre o investimento (ROI), o alcance das metas de vendas e fazer ajustes conforme necessário.
- Relações com Clientes: manter relacionamentos com clientes chave, identificando suas necessidades e garantindo um alto nível de satisfação.
- Gestão de Produtos: em algumas empresas, os Gerentes de Mercado podem estar envolvidos no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, garantindo que eles atendam às necessidades do mercado.
- Fornecedores e Fiscalização: visão ampla e estratégica para manter contato, orçamentos, negociação de preços e condições de pagamento, supervisionar entregas e autorizar pagamentos, além de atender agentes de fiscalização.
- Orçamento e Recursos: gerenciar o orçamento de marketing e recursos, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficaz para alcançar os objetivos.
- Comunicação Interna: comunicar as estratégias de marketing e vendas para outras equipes dentro da empresa, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos e a visão do mercado.
- Ambiente Organizacional: promover condições de segurança, saúde e qualidade de trabalho, dar feedbacks para o seu time, indicar melhores caminhos e formas de executar tarefas e buscar por cursos de desenvolvimento.
Qualidades de um excelente gerente de mercado
Para atender as demandas que a função pede, algumas características são essenciais para um gerente. Lembre-se que esses são pontos que podem ser desenvolvidos com estudo e prática. Participar de encontros na área, cursos, leituras e conversas com outros profissionais, pode ajudar você a encontrar caminhos novos para os desafios que surgem.
Entre as principais qualidades de um bom líder, estão:
- Organização
- Disciplina
- Empatia
- Boa comunicação
- Agilidade na resolução de problemas
- Desenvolvimento profissional contínuo
- Bom relacionamento com a equipe
- Gestão de pessoas
Quanto ganha um gerente de mercado?
Assim como a sua função pode variar, o salário de um gerente também dependerá do porte do estabelecimento, carga horária e, até mesmo, região de atuação. Segundo o site vagas.com, a média de salarial para essa função é de R$ 7.817,00; com valores que partem de R$ 4.868,00 até R$ 11.935,00.
Uma outra fonte, o site salário.com.br, realizou uma pesquisa e a média salarial ficou em R$ 2.608,05. Neste valor não estão inclusos bônus, nem possíveis benefícios. Outra informação desta pesquisa, é que o perfil do profissional é contemplado como: um trabalhador com 34 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais. Claro que isso não significa que você precisa ter exatamente esse perfil, mas ajuda a entender quem são seus concorrentes e como se preparar.