Como o Google Meu Negócio pode me ajudar a atrair mais clientes?

Sendo uma das ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google, o Google Meu Negócio tem como principal objetivo fazer com que uma empresa seja mais facilmente localizada na rede de buscas.

Google Meu Negócio

Estar presente nas redes sociais com a sua marca não é novidade para nenhum empreendedor. Porém você sabe a importância do Google Meu Negócio para a sua loja? Se a sua empresa não for uma nativa digital, e possuir uma loja física, você tem muitos benefícios em criar a seu perfil nessa ferramenta.

O Google disponibiliza diversas ferramentas para potencializar e agilizar o dia a dia de todos. No caso dos negócios locais, a gigante da tecnologia criou uma ferramenta muito útil que potencializar seu alcance próximo a sua região de atuação.

Mas podem surgir algumas dúvidas, como por exemplo: Quais as vantagens de ter um perfil no Google Meu Negócio? Como ele funciona? Quais são os benefícios? essas e outras dúvidas que responderemos abaixo, segue com a gente!

O que é o Google Meu Negócio?

Localização Google Meu NegócioCom o principal intuito de facilitar a descoberta de empresas nas proximidades de seus locais de atuação. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita. Onde é possível criar uma conta para a sua empresa, registrando dados como: nome, endereço, horário de funcionamento, números de telefone para contato, segmento de atuação, entre outras informações. 

Com uma conta criada e aprovada, você passará a aparecer nas pesquisas nas Busca do Google e no Google Maps. Ou seja, o Google Meu Negócio pode ser um grande aliado daqueles comércios e empresas que possuem ação muito forte regionalmente. 

Pois é através da localização, que o Google irá determinar quais empresas sugerir, e é aí que entra o Google Meu Negócio. Por exemplo: se você possui uma padaria, e faz um cadastro no Google Meu Negócio, sua ficha poderá aparecer nas buscas sobre o seu segmento, trazendo potenciais clientes que poderão estar interessados em uma padaria proximidades.

Quais os benefícios?

Uma das principais vantagens de criar um perfil no Google Meu Negócio está em tornar mais fácil para que potenciais clientes possam encontrar o seu negócio. Com um perfil ativo e completo, você fornece informações que ajudam o cliente a ter mais segurança e se sentirem atraídos em conhecer a sua empresa. 

No Google Meu Negócio você e seus clientes podem adicionar fotos do local, produtos e serviços, dando maior credibilidade. Além disso, no seu perfil também ficam avaliações feitas por clientes que já visitaram o seu local, esse feedback é uma excelente forma de transmitir confiança. 

Pense na ferramenta além de uma ficha cadastral, interaja com todos os clientes que avaliam sua empresa, poste atualizações, publique ofertas e promoções que podem gerar o interesse de quem encontrar seu perfil.

Relatórios Google Meu Negócio

Outro ponto relevante, é a possibilidade de avaliar como seu perfil está sendo encontrado pelos usuários através de relatórios dentro da ferramenta do Google Meu Negócio. Na aba de Insights você consegue validar como os clientes estão descobrindo a sua empresa. Se é por busca direta, descoberta indireta relacionada ao segmento, ou por marcas semelhantes. 

Além disso, consegue também saber se o volume de buscas é maior pelo Google Maps ou pelas Buscas do Google. Ter uma visão geral dos Insights te ajuda a entender como melhorar ainda mais o seu perfil, detalhando suas informações com base nos resultados.

Como criar um perfil para minha empresa?

Depois de entender a importância para o seu negócio, chegou a hora de criar seu próprio Perfil de Negócio na ferramenta. O processo é super fácil, basta seguir alguns passos:

  • Acesse o site do Google Meu Negócio;
  • Clique em fazer login, no canto superior direito;
  • Depois de fazer o login, selecione a opção inclua sua empresa no Google;
  • Siga com o cadastro com todas as informações da sua empresa;

Cadastro Google Meu Negócio

Em uma das etapas finais de cadastro será necessário verificar a propriedade do estabelecimento, essa verificação pode ser feita por telefone, SMS ou envio de um cartão-postal do Google para o endereço cadastrado no momento da criação da conta.

Depois de preenchida a ficha completa ela passará por avaliação do Google, depois disso ela será publicada. Quanto maior a quantidade de detalhes você preencher sobre a sua empresa no perfil de negócio, melhor será o refinamento e assertividade que o Google terá com o seu público.

Por isso não deixe nada de fora, além das informações cruciais como endereço telefone e horário de funcionamento, preencha inclusive os principais produtos ou serviços. E não deixe de de adicionar fotos e informações sobre vagas de estacionamento.

Não esqueça que o Google Meu Negócio deve estar alinhado com o seu posicionamento digital, de nada adianta você ativar um perfil na ferramenta a abandoná-lo ou então não ter outros pontos de contato com os clientes. Começar pelo Google Meu Negócio pode ser uma ótima forma de expandir a influência da sua marca na internet e atrair novos clientes. Para conferir artigos como esse, acesse o nosso blog!

Quer saber mais sobre vendas online?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre varejo digital: