Foto de um padeiro colocando algumas massas para descansar na prateleira

O que é preciso para abrir uma Padaria

O consumo diário de pães é um hábito para muitas pessoas e o crescimento do mercado alimentício é constante. Diante desses dados, fica fácil perceber que abrir uma padaria é uma boa aposta para quem deseja empreender, obter lucratividade e sucesso. Quer saber mais sobre o segmento? Neste artigo te explicamos tudo!

Você já pensou em abrir uma padaria? O consumo diário de pães é um hábito para muitas pessoas. Segundo o PROPAN, existem mais de 60 mil padarias em todo o país, gerando mais de 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. O crescimento do mercado alimentício é constante. Além disso, o Brasil possui um grande potencial de crescimento no mercado de pães, sendo que a panificação é um dos maiores segmentos industriais do país e corresponde a 10% dos alimentos consumidos.

Diante desses dados, fica fácil perceber que abrir uma padaria é uma boa aposta para quem deseja empreender, obter lucratividade e sucesso. Há uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de abrir um empreendimento e com uma padaria não é diferente.

Mas não se preocupe, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma padaria de sucesso. Continue lendo!

 

1) Entenda o perfil do público que será atendido

O primeiro passo para abrir uma padaria de sucesso é entender quem são seus futuros clientes. Quanto melhor você os conhecer, mais fácil será de entregar produtos e serviços de qualidade, pelos quais eles estejam dispostos a pagar.

Comece analisando as principais características que eles apresentam, principalmente em relação a:

  • classe social predominante
  • rotina diária
  • restrições alimentares
  • tipo de coisas que eles mais valorizam

Essas informações podem ser obtidas por meio de observações, pesquisas diretas, analisando estabelecimentos concorrentes, entre outros. O importante é garantir esse entendimento antes de passar para as próximas providências.

 

2) Defina o tipo de padaria que deseja montar

Depois de entender melhor o público alvo da sua padaria, é preciso definir o tipo de produtos e serviços que serão oferecidos. Eles devem estar em sintonia com o perfil do seu público para proporcionar não apenas o que eles esperam de uma padaria, mas também o que eles necessitam em seu dia a dia.

Modelos de padaria

Entre os tipos de produtos e serviços que fazem mais sucesso entre os clientes estão:

  • pães e massas artesanais
  • produtos sem glúten ou sem lactose
  • lanches feitos na hora
  • refeições prontas para levar para casa
  • receitas que utilizam ingredientes naturais

 

3) Escolha a localização ideal

Muitas padarias começam em casa e a grande vantagem disso é a minimização das despesas gerais, porque você não precisa pagar aluguel do lugar para se instalar.

Lógico que com o passar do tempo a própria casa pode não ser mais suficiente para o tamanho do negócio ou se você não pode converter a sua casa em uma padaria, a opção é encontrar uma boa localização, e isso não é muito difícil.

Como a padaria é um local que o consumidor costuma visitar com frequência, para sempre ter um pão fresquinho ou uma boa guloseima, a escolha de sua “padaria do coração” começa pela praticidade. Segundo pesquisas de hábitos de consumo, o brasileiro costuma escolher onde comprar seu pão, principalmente, pela proximidade com sua residência ou local de trabalho.

Por isso, é essencial abrir seu negócio em um local de grande densidade populacional, com bastante movimento de pessoas e poucos concorrentes, para atrair os clientes das redondezas. Mas isso é só o começo para conquistar uma clientela fiel. Você deve idealizar o local já pensando em seu cliente alvo como seu principal e potencial consumidor.

 

 

4) Como legalizar a sua padaria

Todo negócio deve ser legalizado e trabalhar dentro das regras. Quando se trata de uma padaria, que é um negócio voltado para a produção de alimentos, a preocupação deve ser ainda maior.

Então, desde o início é importante se preocupar com a parte burocrática do negócio. Para abertura e registro da empresa é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Registro na Junta Comercial
  • Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ)
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”
  • Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura

Contrate um profissional de contabilidade para lhe auxiliar desde o início ou você poderá obter mais informações procurando também o Sebrae em sua cidade.

 

5) Investimento inicial

Investimento para abrir padariaO investimento inicial para abrir uma padaria deve focar no aluguel do ponto comercial e na compra dos principais equipamentos para iniciar a produção e o trabalho, como gôndolas para os produtos, um balcão grande, freezer, fornos e alguns acessórios indispensáveis.

Para começar uma padaria pequena, além do custo para manter o local onde esta será instalada, o investimento depende da qualidade e tamanho dos equipamentos, que são baseados na demanda esperada para o estabelecimento.

O Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) estimou, em 2017, que o capital inicial necessário para uma padaria varia entre R$4.000,00 e R$5.000,00 por metro quadrado. Esse valor já considera os investimentos básicos, mas não uma possível compra de imóvel. Nesse parâmetro, para implantar uma padaria de 50 metros quadrados, o investimento inicial ficaria entre R$200.000,00 e R$250.000,00.

No entanto, o valor pode variar muito de acordo com o modelo e tamanho do negócio, sua localização e também a cidade em que está se instalando. Por isso, é fundamental elaborar um plano de negócios bastante detalhado.

 

6) O nome ideal para uma padaria

Entre os diversos processos que envolvem a abertura de uma padaria, uma das principais etapas – e a que gera mais dúvidas para a maioria dos empreendedores – é a criação do nome.

Por ser uma das maiores paixões dos brasileiros, o mercado conta com padarias a cada esquina, que tentam inovar diariamente oferecendo novos produtos visando encantar os clientes. Pensar em algo que represente exatamente o que seu negócio significa e que, ao mesmo, encante e convide o público é um tanto quanto desafiador.

Confira abaixo algumas dicas e mãos na massa! 

  • Brainstorm – duas cabeças pensam melhor que uma
  • Nomes curtos e diretos
  • Origem ou histórico da padaria
  • Inspire-se na concorrência
  • Tenha paciência

Realmente pode não parecer uma tarefa muito fácil, mas com calma e muita pesquisa, você conseguirá entender os principais pontos para a criação de nome de padaria e executá-los da melhor maneira.

 

7) Invista em um software para automatizar seus processos

Investir em softwares para automatizar sua empresa não é mais tendência, é uma necessidade.

Já existe no mercado uma ampla seleção de softwares e plataformas digitais que ajudam o empresário com rastreabilidade, inspeção de qualidade, cálculos de produção, administração de vendas, monitoramento de funcionários e clientes, integração entre ambientes físicos e virtuais e resolver questões de logística.

Os itens essenciais para gerenciar a sua padaria estão no Hiper. O sistema conta com as funcionalidades de ficha técnica, integração com a balança e emissão de cupons fiscais. Um sistema completo para a sua Padaria:

  •  Frente de caixa
  •  Fechamento de caixa
  •  Pré-venda
  •  Ordem de produção
  •  Ficha técnica
  •  Integração com a balança
  •  Cartão de permissão

Desafios existirão como em qualquer outra área. Entretanto, isso não deve impedir ninguém de investir no ramo. Basta seguir essas dicas e ter um bom planejamento para se destacar à frente dos concorrentes. Dessa forma, será fácil recuperar o investimento inicial e garantir sucesso a médio e longo prazo.

Agora é “botar a mão na massa” e começar a tirar seus planos de se tornar o dono do seu próprio negócio do papel.

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