Meios de Pagamento

Como usar Link de Pagamento para vendas em redes sociais

O link de pagamento é uma opção segura tanto para você, como para o seu cliente, além de ser simples para configurar.

PUBLICADO EM 19 DE maio DE 2020 6 minutos de leitura

No últimos tempos, muita coisa mudou no mercado. Com isso, negócios tradicionais precisaram cada vez mais se adaptar às novas tecnologias e os novos negócios iniciar suas atividades com um plano bem traçado para essas frentes.

Uma das formas de trazer a sua empresa para o ambiente digital, é através das redes sociais. Essas ferramentas contribuem para uma comunicação direta com o cliente final, divulgando seu produto e criando um relacionamento entre marca e cliente. É através do seu Instagram, por exemplo, que o consumidor visualiza as fotos da sua loja, os lançamentos de produtos, tira dúvidas e, cada vez mais, faz pedidos e finaliza compras. 

Criar esse espaço de troca, contribui para o reconhecimento da sua marca e também para uma nova forma de comercializar os seus produtos. E se você tem dúvidas de como finalizar uma venda pelas redes sociais, separei algumas dicas a seguir. Confira!

 

Como divulgar produtos nas redes sociais

Atualmente, ferramentas como Facebook e Instagram, já possuem a funcionalidade de cadastrar produtos e criar uma loja virtual dentro da própria plataforma. Dessa forma, você cadastra seus itens, adiciona descrição, valores, variações de cor e tamanho e pode marcar esses itens nas suas fotos ou enviar o link para seus clientes. Ao clicar em “comprar” o usuário é direcionado ou para o seu e-commerce ou para a sua caixa de entrada e pode te enviar uma mensagem.

É preciso ficar atento pois, diferente de um site exclusivo de vendas online, o Instagram e o Facebook não se responsabilizam pelas transações de vendas. Ou seja, eles não fornecem meios de pagamento para que a compra inicie e termine na plataforma. Embora o fechamento da compra fique em segundo plano, as redes sociais são um dos melhores meios para divulgar a sua loja.

Compras no Instagram

Utilizando a ferramenta de Compras do Instagram, por exemplo, ao publicar uma foto você pode marcar os produtos presentes na imagem. Dessa forma, o seu público consegue ver o que você tem disponível e os valores desses itens. Se ele ficar interessado pode ir direto para a sua loja online finalizar a compra.

Não tenho loja online, e agora?

Se você ainda não possui um e-commerce próprio, não tem problema. Você pode configurar a sua loja nas redes sociais igualmente e finalizar o pedido via mensagem direta ou mesmo no WhatsApp Business.

O importante nesse caso é ficar atento para as novas mensagens que chegam na sua caixa de entrada. Evitar atrasos para resposta e, se possível, agendar mensagens automáticas podem auxiliar você na conversão desse cliente. A partir desse momento você precisa levar em consideração o seguinte dilema: as peças adquiridas serão enviadas via correios e/ou o cliente irá retirar o pedido na sua loja física?

Essa informação é importante para que um cliente de outra cidade não fique sem o produto que ele tanto deseja, caso você não realize o envio. Minha sugestão é que você verifique a disponibilidade da equipe para preparar e despachar esses pedidos. Isso inclui a compra de caixas, um período dedicado a embalagem e o estudo da logística, além é claro, de negociar o valor do envio durante a venda do produto. No site dos Correios, você consegue ter uma noção de quanto o serviço custará.

 

Como cobrar nas redes sociais?

Depois de divulgar seu produto e negociar a venda vem a última dúvida, como eu recebo por esse item?

Se o cliente irá retirar o pedido na sua loja, a venda pode ser feita direto no local, utilizando os meios que você cobra normalmente seus clientes. Isso é, dinheiro, crediário, maquininha de cartão ou outro método que você utiliza. O indicado é que as opções de pagamento já sejam informadas na hora da venda, ainda nas redes sociais. Informe as opções que ele possui, os possíveis descontos e a quantidade de vezes que ele pode parcelar aquele item. Essas informações parecem básicas, mas fazem bastante diferença e podem ser determinantes para o fechamento da venda.

Se a mercadoria for enviada para o cliente, é importante que o pagamento já tenha sido fechado antes. Dessa forma você tem certeza que não terá nenhum prejuízo durante a venda. Esse pagamento pode ser feito de diversas formas, como depósito ou transferência bancária, boleto e link de pagamento.

 

Link de pagamento: uma alternativa para vendas por redes sociais

O link de pagamento é um ótimo aliado caso você deseja vender pelas redes sociais. Utilizando essa ferramenta, você registra o valor da compra do cliente e gera um link para ele. Esse link você pode enviar pelo whastapp, e-mail ou direto nas mensagens das suas redes sociais. 

O grande diferencial do link de pagamento é que com ele, é o seu cliente que seleciona a melhor forma para fechar aquele pedido. Ao receber o link, ele pode optar por finalizar o pedido via boleto ou no cartão de crédito, por exemplo. Muito semelhante com as opções que você já oferece na sua loja física.

Esse link para pagamento é gerado por uma plataforma à parte das redes sociais ou da sua loja online. Atualmente, no mercado já existem diversas opções que você pode utilizar, algumas inclusive, integram com o seu sistema de vendas, facilitando a emissão de documentos fiscais e a visualização dos pagamentos.

O link de pagamento é uma opção segura tanto para você, como para o seu cliente, além de ser simples para configurar. O único ponto de atenção é para a plataforma escolhida, pois para gerar o link, algumas cobram uma porcentagem pelo serviço. Minha sugestão é verificar qual tem as opções que melhor se encaixa com o seu negócio e já prever no valor do produto, essa porcentagem de cobrança.

Se você está pensando em tornar a sua loja física em digital, já sabe a importância das redes sociais e como elas podem ajudar você a crescer neste novo mercado. Descobrir como se reinventar nesse meio é essencial para continuar tendo sucesso!

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre gestão e vendas. 

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