10 Dicas de Marketing para Óticas e Relojoarias
Quer trabalhar na divulgação e no marketing da sua ótica? Confira as nossas dicas para arrasar na estratégia e aumentar as vendas!
Você quer entender de estratégias de marketing para alavancar as vendas das óticas e relojoarias? Temos algumas dicas que podem te ajudar. Confira:
1) Marque presença nas redes sociais
Você sabia que de 3 em cada 4 Brasileiros possui acesso à internet?
Com tantas pessoas conectadas é natural que estas pessoas também estejam nas redes sociais. Podemos dizer que é primordial realizar um trabalho nas redes sociais como instagram e facebook para atrair novos clientes!
No instagram, por exemplo, a empresa pode gerar valor para a sua marca, ajudando as pessoas a combinar peças, fazer sorteios, criar interatividade e gerar conexão com clientes.
2) Utilize o Google ADS
Você já deve ter visto este tipo de estratégia quando você pesquisa uma determinada palavra-chave no google e os primeiros resultados aparecem de forma diferente. Se você trabalha com vendas online, vale a pena investir para a sua página aparecer melhor nos resultados.
3) Invista em ações com seus clientes
O papel da loja é encantar, surpreender o cliente com um excelente atendimento, com o pós-vendas diferenciado. Este cuidado com cliente após a compra também é primordial
Confira alguns conteúdos que nós já criamos e podem te ajudar:
- 5 Dicas para Montar uma Equipe de Vendas Campeã
- Atendimento nota 10: Aprenda como Encantar seus Clientes
- Como criar e manter um bom relacionamento com os clientes
4) Produza conteúdos relevantes
Produzindo conteúdos relevantes, você mostra para os clientes que você é autoridade naquele assunto. Trabalhar nessa frente, ajuda a fidelizar os clientes e na construção de uma marca mais consolidada.
Os conteúdos podem ser feitos tanto nas redes sociais, como comentamos acima, ou através de blogs e canais de Youtube. Entenda qual o caminho que você deseja seguir e crie um planejamento de temas e cronograma de publicações.
5) Atendimento Personalizado
Empresas que conseguem conciliar toda esta transformação digital com atendimento personalizado, certamente vão se destacar dos seus concorrentes por estar preocupadas com a experiência do cliente.
Veja qual o tipo de treinamento mais funciona para a sua loja e melhore seu atendimento!
6) Gerar valor para o seu produto
Tudo o que acontece ao redor da sua marca, potencializa você a gerar valor para o seu produto. A sua embalagem, o seu posicionamento, a comunicação no atendimento, o site da empresa.
Cuide da sua identidade visual e da reputação da marca, através de itens adicionais aos pedidos, você consegue trazer mais valor para a compra.
7) Avaliações positivas dos clientes
Incentive seus clientes e a te avaliarem, seja no site, no google ou até mesmo criando depoimentos sobre o atendimento da sua empresa e qualidade dos produtos. Esta é uma das melhores formas de conquistar novos clientes, conta muito a avaliação positiva de quem já é cliente da empresa.
8) WhatsApp
O WhatsApp também pode e deve ser usado pelas óticas e relojoarias para se comunicar, gerar valor e fazer ofertas para os clientes.
É um canal poderoso de venda, mas é interessante lembrar que para usar o WhatsApp é preciso ter uma estratégica clara e respeitosa, para ter um resultado legal. Não é interessante você como empresa enviar mensagens todos os dias com lançamentos, fotos, promoção… WhatsApp é um meio de comunicação seu para o cliente e do cliente com a loja.
Um exemplo de mensagem pelo WhatsApp:
Oi Aline, tudo bem contigo?
Aqui é a Laura da Ótica & Relojoaria
Esta semana nós lançamos uma coleção com óculos de sol, brincos e pulseiras.
Eu tenho um modelo de brincos que lembrei de você!
Me responda se você quer que eu te envio a foto 😉
A cliente vai te responder, pois ela vai ficar curiosa, ela vai querer que você envie a foto para ela. Em seguida você envia a foto e você pode falar de outras opções de brincos, falar que combina com este tipo de roupa ou tipo de corte de cabelo, combina com este estilo… Ofereça conteúdo e dentro do conteúdo é importante gerar valor.
9) Parceria com influenciadores digital
Fazer parcerias com criadores de conteúdo é uma boa opção, mas você tem que estar ciente que influenciadores não são vendedores.
É sobre como você pode posicionar a sua marca aliada a influenciador digital. O influenciador digital pode potencializar as suas vendas, pode aumentar a sua audiência, pode aumentar o seu engajamento.
Eles são mídias, são canais e vão amplificar e potencializar o volume da voz da empresa pela internet. Ou seja, vão amplificar a exibição da sua marca para outras pessoas. Estas pessoas vão conhecer a empresa e vão chegar até a sua equipe, e é neste momento que tem que ter um bom atendimento, gerar conteúdo, gerar valor ao oferecer os produtos.
10) Promova e participe de eventos
Você já pensou em fazer um desfile de óculos da nova coleção? Mas desistiu da ideia só de pensar nos altos custos para alugar um espaço, custos para contratar modelos, custos das roupas dos modelos?
Então temos uma boa notícia para você! 😊
Você pode fazer uma parceria com loja de roupas e calçados que atendem o mesmo público que a sua empresa e assim os modelos podem usar as roupas e calçados destas lojas parceiras. O espaço pode ser na sua própria loja ou no espaço da empresa parceira. Os modelos podem ser os filhos dos seus clientes, imagina só você ter a participação dos filhos dos clientes no desfile, que experiência incrível para o cliente.
Invista apenas num coquetel com comes e bebes para o final do desfile. Não se esqueça de fazer muitas fotos para registrar este momento. É muito importante, enviar as fotos para os clientes! Postas nas redes sociais e marcar os clientes.
O cliente ficará muito feliz por estar participando e não somente no papel do comprador. É uma ótima opção para fidelizar e criar um bom relacionamento com o cliente!
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