Qual é a importância do comprovante de pagamento?

qual-e-a-importancia-do-comprovante-de-pagamento

O financeiro de uma empresa é o que a mantém respirando. E, por isso, todas as suas obrigações devem estar em dia para que ela permaneça atuante no mercado. Até um simples comprovante de pagamento pode contribuir com o controle das finanças, pois nele há dados importantes relacionados aos impostos, tributos e outras taxas que se referem às transações de vendas realizadas no varejo.

Quer saber mais sobre a importância deste documento? Acompanhe o texto!

 

Garantia para sua loja e para seus clientes

Emitir comprovantes de pagamento é de grande importância para ocasiões em que você está vendendo algum produto ou prestando algum serviço para seus clientes. Assim, caso ocorra um problema, a transação financeira estará documentada e validada para as devidas resoluções.

Contudo, o fato é que esses pequenos papéis são facilmente desprezados ou perdidos pela sua fragilidade — podendo causar uma tremenda dor de cabeça quando o documento descartado tratava-se de algo relevante. É normal que isso aconteça com frequência, já que as pessoas recebem, diariamente, um grande número desses comprovantes. Sendo assim, invista na organização: tenha um lugar certo para colocá-los e clipes de papel para deixá-los juntos.

 

Controle financeiro mais eficiente

O comprovante de pagamento ajuda a melhorar o controle das atividades financeiras do seu estabelecimento, pois, com a validação do pagamento, você consegue se organizar melhor em relação ao que paga e recebe.

Isso proporcionará que os responsáveis pela parte contábil tenham mais eficiência com os cálculos do seu negócio. Portanto, nunca se esqueça de guardar e enviar os comprovantes referentes a gastos ao setor financeiro.

Assim, com o fluxo de caixa em dia, fica mais simples de compreender a situação real de sua loja, reduzindo despesas desnecessárias e contribuindo com a etapa de planejamento.

 

Infográfico: Como precificar um produto?

 

Auxílio no cálculo do imposto de renda

Cada cidadão que declara imposto de renda deve conservar a cópia da declaração anual por cinco anos, sendo que esse período deve ser contado a partir do primeiro dia útil do mesmo ano. Assim, em caso de erros durante esse tempo, a transação financeira poderá ser contestada.

A regra vale para os demais tipos de comprovantes, como os documentos comprobatórios de aplicações em bolsas de valores e investimentos, recibo de entrega da declaração bancária, recibos de contas escolares ou médicas, e qualquer outro tipo comprovante que motive deduções, como o comprovante do seu comércio, por exemplo.

 

Profissionalismo e transparência

Hoje em dia, é muito difícil alguém não aceitar o comprovante de pagamento quando efetua uma compra importante. Mesmo que o documento não possua a mesma importância que uma Nota Fiscal, ainda assim garante a legalidade tanto de quem compra quanto de quem recebe.

Além disso, lojas que atestam a compra do cliente com comprovantes mostram transparência nos negócios, provando que trabalham conforme a lei prevê, demonstrando credibilidade e profissionalismo.

Esperamos que você possa ter compreendido a importância de emitir comprovantes de pagamento com a ajuda do nosso post. No entanto, automatizar esse processo com um software específico, a fim de evitar o acúmulo de papéis e mantê-los armazenados em um único lugar, pode ser uma boa alternativa. Que tal?

Gostou do artigo? Esquecemos de mencionar algo que você considera importante? Comente o post e divida suas experiências conosco!

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Emitir Nota Fiscal

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para documentos fiscais