PUBLICADO EM 29 DE junho DE 2020 4 minutos de leitura

Como abrir uma empresa no mercado de automação comercial? Quais tarefas devo fazer primeiro? Devo investir em uma franquia?

Se você deseja começar um negócio, não deixe que essas e outras perguntas lhe afastem do seu sonho. O bom planejamento é o elemento necessário para alcançar o sucesso.

A seguir, descubra como fazê-lo!

 

Faça um estudo de mercado

Para abrir uma empresa, o primeiro passo é conhecer o mercado no qual se pretende atuar. Você deve conhecer seus futuros clientes, seus concorrentes e características específicas do seu setor. Assim, poderá elaborar estratégias para se destacar.

No caso do setor de automação comercial, são muitas as possibilidades de atuação: empresas grandes ou pequenas do setor de varejo ou atacado, por exemplo, possuem necessidades diferentes e buscarão por soluções específicas. Softwares de gestão, leitores de códigos de barras e impressoras fiscais são apenas alguns dos produtos que podem ser oferecidos nesse mercado.

 

Conheça seu público

Quais produtos devem ser oferecidos? Onde a loja deve estar localizada? Como o atendimento deve ser feito? Essas e outras perguntas devem ser respondidas de acordo com as características do público que se deseja atingir.

Por isso, é fundamental conhecer os possíveis clientes. Por meio de pesquisas, conheça o mercado de atuação deles, suas características de compra e quais problemas mais enfrentam para descobrir como pode ajudá-los.

 

Conheça os concorrentes

Para garantir vantagem competitiva, é preciso conhecer os concorrentes, saber o que eles fazem de melhor e superá-los, descobrir seus pontos fracos e evitar cometer os mesmos erros. Tudo isso é importante para se diferenciar diante dos clientes.

Além de conhecer os processos dos adversários para aperfeiçoar os seus, também é preciso saber os tipos de serviços e produtos oferecidos e os preços cobrados por eles. Tudo isso vai impactar na forma como você se colocará no mercado.

 

[hiper_form_post link=’hiper_form-category,899′ color=” custom_bg=” custom_text_color=” custom_button_bg=” custom_text_button=” custom_class=”]

 

Elabore um plano de negócios

Segundo o Sebrae, a elaboração do plano de negócios é uma das etapas necessárias para empreender. O documento permite ordenar todas as ideias e informações que você coletou para que possa ter certeza de que a ideia é viável e qual a melhor maneira de executá-la.

Nele, você deve incluir informações sobre o setor de atuação, os consumidores, a concorrência, fornecedores, serviços ou produtos que serão oferecidos, localização da empresa, estratégias de marketing e projeções financeiras.

 

Considere investir em uma franquia

Se você deseja empreender, principalmente se nunca fez isso antes, investir em uma franquia de automação comercial pode ser uma excelente ideia. Abrir uma empresa do zero exige muitos conhecimentos, burocracia e riscos. Com as franquias, esse caminho fica mais fácil.

O modelo de negócio já está definido, a marca já é conhecida e os investimentos iniciais podem ser menores que aqueles necessários para criar uma empresa nova. Além disso, os franqueados passam por treinamentos constantes e a franqueadora investe em marketing, o que facilita o alcance de novos clientes.

Se você tem pensado em abrir uma empresa de automação comercial, as dicas que foram dadas neste post são um excelente guia para começar. Não deixe de se planejar e conhecer assuntos relacionados ao seu negócio.

Agora que você conhece os passos fundamentais para abrir uma empresa, descubra tudo o que você precisa saber sobre fluxo de caixa!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.