O Dia das Mães é uma data muito querida pelos brasileiros e, em particular, para os lojistas. Confira no texto as nossas dicas para aumentar o fluxo de clientes e aumentar as vendas. O domingo, 12 de maio, pode ser uma ótima oportunidade para sua loja.
Maio reserva uma data tão importante para as vendas, que perde apenas para o Natal e a Black Friday. Para aproveitar o Dia das Mães ao máximo, no entanto, o lojista precisa se preparar. Fazer um bom planejamento financeiro, ter uma loja bem decorada e criar promoções especialmente para o seu público são iniciativas essenciais, e ao longo deste post você irá conhecer nossas dicas para a sua loja vender mais no Dia das Mães.
Essa data comemorativa é capaz de dar um “boom” no comércio com o aumento sazonal das vendas. De acordo com o Google Trends, o número de pesquisas das palavras “dia da mães” e “sugestões de presentes” vem crescendo durante o mês de maio nos últimos anos.
Por isso, é essencial ter uma visão ampla e moderna, para que as vendas continuem aumentando com planejamentos bem feitos. Pensando nisso, preparamos para você dicas incríveis de como realizar a campanha de dia das mães e alavancar suas vendas no próximo mês.
Ficou curioso? Continue lendo até o final.
1) Planeje-se com antecedência
Alguns dos pontos principais da preparação para qualquer data comemorativa, seja no e-commerce ou na loja física, é ter um bom planejamento e se organizar com antecedência. Assim como você, muitas outras lojas também desejam aumentar as vendas nesse período. Com uma concorrência tão acirrada, quem não se prepara acaba ficando para trás.
Organize suas finanças
O primeiro e talvez mais importante planejamento é o financeiro. Assim, você saberá exatamente o que o seu orçamento permitirá fazer ou não. Saiba com antecedência o quanto você poderá gastar com o marketing, a compra de produtos para estoque e a decoração da loja.
Negocie com fornecedores e transportadoras
Já imaginou ficar sem estoque ou transporte em uma data tão importante como o Dia das Mães? Isso pode acontecer se você não se antecipar. A negociação com os fornecedores de produtos e com as transportadoras é fundamental.
Estude oferecer mais opções aos consumidores
Em datas comemorativas, o tempo de entrega é ainda mais importante. As pessoas buscam fretes rápidos e, em alguns casos, estão até dispostas a pagar a mais para ter o pedido em mãos no dia correto. Assim, oferecer diferentes opções de entrega é essencial.
2) Conheça seu público-alvo
Em primeiro lugar, para uma campanha de Dia das Mães mais assertiva, entenda suas personas e segmente seu público-alvo. Mas, o que isso quer dizer? Verifique se o seu produto atende às necessidades e desejos das mães ou dos filhos que buscam por melhores opções para presenteá-las.
Essa etapa é fundamental para o desenvolvimento de ações de marketing efetivas. Ajuda a entender qual o melhor tipo de decoração de Dia das Mães para loja e mesmo o que vender no Dia das Mães para ter sucesso.
3) Invista em promoções
Kits exclusivos para a data comemorativa, frete grátis, cupons de descontos e preços especiais. Todas essas opções são sugestivas para o cliente realizar a compra e gerar até uma possível fidelização.
Porém, deixe claro que essas promoções têm um senso de urgência e uma data limite de expiração. Além disso, mostre que sua marca se preocupa com datas especiais. Afinal, quem não gosta de um descontinho?
Uma opção bem interessante é criar ações interativas. Por exemplo, você pode criar um Concurso Cultural em que os clientes mandem fotos com as mães para o Instagram da loja. A mais curtida ganha um prêmio especial.
Além de aumentar as vendas, você estimula a interação com o cliente nas redes sociais e ajuda a melhorar a reputação da sua loja virtual.
4) Crie um ambiente atrativo
A vitrine de Dias das Mães, e a decoração como um todo precisa ser especial. Afinal, seus concorrentes também estarão disputando os clientes. As vitrines devem ser planejadas para convencer o cliente a comprar os produtos ali expostos. Se encontrar alguma dificuldade para decorar as vitrines, o recomendável é contar com o auxílio de um profissional especializado em vitrinismo para obter ainda mais sucesso na atração de clientes.
Depois de atrair os clientes, é preciso oferecer um cenário que estimule a exploração de cada setor da loja. Pense cuidadosamente na distribuição dos produtos, sua iluminação e até na temperatura do ambiente para que as pessoas se sintam confortáveis.
O Dia das Mães em uma loja de roupas, por exemplo, precisa ter a preocupação em oferecer provadores e talvez, serviços de ajustes.
5) Inove para as mães modernas
Dar panelas novas ou um jogo de talheres no Dia das Mães é uma ideia datada! Lembre-se que cada mãe tem seu estilo próprio e gosta de ser reconhecida como um indivíduo. Por isso, fuja do clichê.
Uma boa ideia para lojas de cosméticos, por exemplo, é oferecer um dia especial para as mães com hidratação na pele e maquiagem vendidos na loja. Nesse caso, uma das regras pode ser que dentro do pacote, ao finalizar esse “spa day” a mãe ganhe uma cesta de produtos, já paga previamente pelos filhos ou pais.
Mas como uma loja de cosméticos faria esse spa day, se apenas pode oferecer os produtos? Nesse caso, poderia ser realizada uma parceria entre um salão de beleza e a loja, por exemplo, fazendo com que ambos ampliem a rede de clientes e assim, tenham mais vendas.
Lembre-se que existem diversas outras opções de parcerias que você pode pensar para a data, como floriculturas, fotógrafos e joalherias.
6) Ofereça cartão presente
No Dia das Mães são os pais e os filhos que compram o presente, e eles podem aparecer na loja com muitas dúvidas sobre o que a mãe poderia gostar.
Nesse caso, vale ter cartões presentes com diversas opções de valores para que a mãe possa escolher pessoalmente o presente desejado conforme o valor estipulado em uma loja que goste.
Os cartões presentes não precisam necessariamente ter uma mensagem, mas esses “recadinhos de amor” fazem toda a diferença e os clientes buscam bastante por elas. Se a sua loja estiver realizando uma campanha, lembre-se que o cartão deve ter as mesmas cores e desenhos.
Acreditamos que vale muito apostar tanto em cartão presente como em cartão mensagem. O cartão com mensagem se torna um ponto de contato da marca com uma potencial nova cliente, recheado com todo o carinho que a data traz.
7) Crie combos especiais
Um é pouco, dois é bom e três é demais? Que nada!
O Dia das Mães é uma data comemorativa em que os clientes querem demonstrar através de um presente todos os sentimentos pela mulher que os criou. Por isso, muitos consumidores querem dar um bom presente ao mesmo tempo que gostariam de economizar.
A campanha de Dia das Mães da loja de roupas, por exemplo, pode incluir kits com peças básicas em tons diferentes ou looks completos.
Tendo esse ponto em vista, uma excelente opção são os combos de produtos ou serviços, assim os consumidores podem dar mais de um presente e ainda sair no lucro, já que a ideia do combo é conseguir um valor mais acessível por comprar uma quantidade maior de produtos. Além disso, o ticket médio da sua loja aumentará e o seu negócio também irá lucrar.
8) Capriche nas embalagens
Os seres humanos são animais visuais e por isso, as embalagens fazem toda a diferença na hora da escolha da loja!
Caso você venda doces, por exemplo, embalagens temáticas se tornam um diferencial em relação aos seus concorrentes, caso eles não façam nada personalizado. Pense em caixas no formato de coração, com frases sentimentais ou até mesmo estampadas com uma foto de filho e mãe – elas têm um grande potencial de trazer mais vendas.
Lembre-se que embalagens especiais ajudam a divulgar a sua marca por muito tempo após a venda.
9) Use a entrega express
Para filhos que estão longe, ou os esquecidos, as lojas virtuais são a grande saída no Dia das Mães. O interessante é que alguns sites oferecem o sistema de entrega bem rápido nas principais cidades. O Mercado Livre e a Amazon são exemplos de empresas que oferecem entregas que acontecem a partir de 24h depois da compra. Então, se a preocupação era entregar um presente a tempo pra sua mãe, ainda dá pra pedir algo hoje e enviar diretamente para casa dela.
Se você tem uma loja virtual, pense em como oferecer uma forma de entrega mais ágil, mesmo que isso acarrete num aumento de custo. Em datas especiais, essa taxa costuma ser mais bem aceita.
10) Aceite o PIX como meio de pagamento
O PIX é o meio de pagamento instantâneo fornecido pelo Banco Central do Brasil, que já ganhou praticamente todos os brasileiros. É prático, o dinheiro é transferido na hora e a transação ocorre por meio do Internet Banking no celular.
Esse pagamento sai mais barato para a empresa e é uma vantagem ao cliente, já que para pagar basta acessar o aplicativo do banco e realizar a transferência imediata sem custo. Ou seja, só benefícios!
Invista no treinamento da equipe para receber por PIX, de modo que eles não se atrapalhem e a operação seja realmente rápida.
11) Dê um passo além para vender mais no Dia das Mães
Todas as dicas que você leu aqui são importantes para que sua loja física ou e-commerce tenham resultados positivos. No entanto, não limite seu planejamento a elas. Com um bom entendimento de mercado e do seu público-alvo, é possível empreender uma série de ações criativas para o Dia das Mães.
É possível, por exemplo, produzir uma série temática de vídeos sobre a data, protagonizada pelas mães dos funcionários da sua empresa. Outra ideia é produzir guias personalizados de presentes por perfil de mãe, dentro do tipo de produto que a sua loja comercializa.
É fundamental prestar atenção nas tendências de mercado para conseguir bons resultados na comemoração. Negocie com os fornecedores antecipadamente para conseguir bons preços e oferecer boas promoções. Reforce a divulgação nas semanas que antecedem o evento e invista em ações omnichannel.
Acima de tudo: divulgue!
De nada adianta você planejar campanhas de Dia das Mães super criativas, se não divulgá-las. Publicações em redes sociais, campanhas de e-mail marketing e mensagens via aplicativos de conversa são as melhores alternativas para atingir o seu público. Aqui vale o clássico: “Quem não é visto, não é lembrado”, e você não vai querer isso para a sua loja.