Controle de Estoque

Conheça os 4 principais tipos de estoque no varejo

Sabia que existem diferentes tipos de estoque? Apesar do estoque ser definido como o espaço físico onde são armazenados produtos ou matérias-primas que se transformarão em produtos, existem muitas formas de fazer sua gestão. A melhor vai ser a que fizer mais sentido para o dia a dia da empresa.

PUBLICADO EM 23 DE março DE 2023 6 minutos de leitura

Organizar todas as tarefas de rotina da sua loja pode parecer complicado à primeira vista, mas optando por métodos que fazem sentido no seu dia a dia, tudo fica mais fácil. Uma das tarefas mais importantes para quem está montando a primeira loja ou está buscando melhorar a gestão, é ficar de olho no estoque. Manter o estoque atualizado, facilita na hora de vender, porque você não fica sem produtos e também na hora de adquirir novos itens, para não fazer compras desnecessárias.

Além desses pontos, o estoque demanda um planejamento de espaço físico na loja, estratégias de vendas por demanda ou sazonalidade, entre outras possibilidades que variam de acordo com o tamanho e o segmento do seu negócio. Ou seja, é super importante conhecer as principais formas de controlar o estoque em uma loja. 

Abaixo, separamos os 4 principais tipos de estoque para lojas de varejo. Continue a leitura e saiba mais!

 

1. Estoque de ciclo

O estoque de ciclo geralmente é utilizado por empresas que lidam com diversos produtos distintos, mas sua produção não consegue fabricar todos ao mesmo tempo. Assim, o gestor programa sua produção e seu estoque, a fim de criar um ciclo produtivo que não gere “buracos” no atendimento à demanda.

Para facilitar o entendimento, segue um exemplo: a empresa X comercializa os produtos A, B, C e D. Por hora, ela vende 25 unidades de cada produto, porém, não pode produzi-los ao mesmo tempo. Logo, a empresa fabrica 100 unidades do produto A em 1 hora, pois na hora seguinte, quando estiver fabricando o item B, ainda restarão 75 unidades do produto A, e assim sucessivamente, com um estoque capaz de suprir a demanda por todas as mercadorias vendidas pela empresa.

Se você vende produtos que você mesmo fabrica, como é o caso de panificadoras, esse é um bom método para adotar.

 

2. Estoque de Segurança (estoque regulador)

O estoque regulador, também conhecido como estoque de segurança, é responsável por minimizar as incertezas e os riscos relacionados à alta na demanda de vendas. Ele funciona muito bem para suprir demandas sazonais, que podem aumentar repentinamente as vendas de um determinado produto. Ou seja, você sempre deixa um número X de itens por segurança, caso aconteça esse aumento na procura, você pode suprir sem problemas.

Esse método é muito utilizado em lojas que possuem filiais. Por exemplo, caso você esteja expandindo o seu negócio, sempre terá uma das lojas com um espaço maior para armazenamento de produtos. Essa loja, que pode ser a matriz ou alguma das demais unidades, pode comportar um estoque maior, que irá suprir as demandas das filiais quando tiver aumento em vendas, sem ser prejudicada pela falta de itens.

Caso você esteja apenas iniciando o seu negócio próprio, não se preocupe, aos poucos você irá notar que alguns itens possuem mais ou menos demanda e conseguirá ajustar a sua loja para atender todos os clientes ao longo do ano. Para isso, é importante manter um registro das entradas e saídas de estoque, uma planilha ou um sistema próprio para gestão de estoque podem te ajudar nesta tarefa.

 

3. Estoque de canal

O estoque de canal diz respeito a todos os produtos que estão em trânsito. Ou seja, quando a mercadoria está presente nas transportadoras, nos modais e nos centros de distribuição, por exemplo.

Se você já fez um pedido ao fornecedor, acompanhar a entrega dele te ajuda a passar a data de entrega precisa para clientes e também a contabilizar o valor total das mercadorias, inclusive das que ainda não chegaram. Ter essas informações claras e bem registradas é ótimo para evitar compras desnecessárias de itens que já estão a caminho e programar promoções para quando os itens chegarem.

 

4. Estoque sazonal (estoque de antecipação)

O estoque de antecipação ou estoque de sazonal é aquele que a empresa passa a utilizar quando antecipa sua produção para atender alguma alteração na demanda futura, algo já esperado e planejado.

Geralmente está ligado a duas situações: a primeira é a sazonalidade, em que uma empresa que produz roupas passa a produzir mais casacos antes do inverno, por exemplo, ou quando está chegando uma data comemorativa. A segunda situação, é quando há instabilidade no fornecimento, o que ocorre principalmente no ramo alimentício. Ou seja, quando você percebe que algum item poderá faltar no futuro e antecipa uma compra maior para suprir a demanda dos próximos dias.

O estoque de antecipação pode ser criado revendo como foi o comportamento de vendas nos períodos anteriores, por este motivo, ressaltamos a importância de manter o registro de vendas.

Qual o melhor tipo de estoque para o meu negócio?

A verdade é que não existe uma resposta pronta. O melhor tipo de estoque para cada empresa vai depender de diferentes características do negócio: do tipo de produto que é vendido ao comportamento dos consumidores. A dica para encontrar qual a solução entre os tipos de estoque que melhor vai atender suas necessidades é estudar em detalhes as características de cada um deles. Talvez seja até o caso de pensar em uma solução intermediária.

Além dos quatro tipos de estoque que já comentamos, existem outros, como o estoque mínimo, o estoque máximo e o dropshipping. No entanto, a gente focou nos tipos mais indicados para o varejo, principalmente para quem está começando.

Independentemente do que for adotado na sua empresa, tenha em mente que a organização é essencial para que o controle funcione adequadamente. Um sistema de gestão ERP que inclua controle de estoque, como o Hiper, pode fazer toda a diferença. O melhor é que existem alguns que você pode experimentar gratuitamente.

Um software de gestão ajudará a saber como está o estoque em tempo real, além de oferecer relatórios com insights interessantes para o desenvolvimento do negócio. Pense que sem uma visão detalhada do que acontece no estoque da empresa, as mudanças podem não surtir o efeito desejado. 

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