Tipos de estoque

Conheça os 4 principais tipos de estoque no varejo

Os quatro principais tipos de estoque no varejo são: estoque de ciclo, estoque regulador, estoque de canal e estoque de antecipação. Conheça mais sobre eles neste artigo!

Organizar todas as tarefas de rotina da sua loja pode parecer complicado à primeira vista, mas optando por métodos que fazem sentido no seu dia a dia, tudo fica mais fácil. Uma das tarefas mais importantes para quem está montando a primeira loja ou está buscando melhorar a gestão, é ficar de olho no estoque. Manter o estoque atualizado, facilita na hora de vender, porque você não fica sem produtos e também na hora de adquirir novos itens, para não fazer compras desnecessárias.

Além desses pontos, o estoque demanda um planejamento de espaço físico na loja, estratégias de vendas por demanda ou sazonalidade, entre outras possibilidades que variam de acordo com o tamanho e o segmento do seu negócio. Ou seja, é super importante conhecer as principais formas de controlar o estoque em uma loja. Abaixo, separamos os 4 principais tipos de estoque para lojas de varejo.

Continue a leitura e saiba mais!

 

1. Estoque de ciclo

O estoque de ciclo geralmente é utilizado por empresas que lidam com diversos produtos distintos, mas sua produção não consegue fabricar todos ao mesmo tempo. Assim, o gestor programa sua produção e seu estoque, a fim de criar um ciclo produtivo que não gera “buracos” no atendimento à demanda.

Para facilitar o entendimento, segue um exemplo: a empresa X comercializa os produtos A, B, C e D. Por hora, ela vende 25 unidades de cada produto, porém, não pode produzi-los ao mesmo tempo. Logo, a empresa fabrica 100 unidades do produto A em 1 hora, pois na hora seguinte, quando estiver fabricando o item B, ainda restarão 75 unidades do produto A, e assim sucessivamente, com um estoque capaz de suprir a demanda por todas as mercadorias vendidas pela empresa.

Se você vende produtos que você mesmo vende, como é o caso de panificadoras, esse é um bom método para adotar.

 

2. Estoque regulador (estoque de segurança)

O estoque regulador, também conhecido como estoque de segurança, é responsável por minimizar as incertezas e os riscos relacionados à alta na demanda de vendas.

Ele funciona muito bem para suprir demandas sazonais, que podem aumentar repentinamente as vendas de um determinado produto. Ou seja, você sempre deixa um número X de itens por segurança, caso aconteça esse aumento na procura, você pode suprir sem problemas.

Esse método também é utilizado em lojas que possuem filiais. Ou seja, caso você esteja expandindo o seu negócio, sempre terá uma das lojas com um espaço maior para armazenamento de produtos. Essa loja, que pode ser a matriz ou alguma das demais unidades, pode comportar um estoque maior, que irá suprir as demandas das filiais quando tiver aumento em vendas, sem ser prejudicada pela falta de itens.

Caso você esteja apenas iniciando o seu negócio próprio, não se preocupe, aos poucos você irá notar que alguns itens possuem mais ou menos demanda e conseguirá ajustar a sua loja para atender todos os clientes ao longo do ano. Para isso, é importante manter um registro das entradas e saídas de estoque, uma planilha ou um sistema próprio para gestão de estoque podem te ajudar nesta tarefa.

 

3. Estoque de canal

O estoque de canal são todos os produtos que estão em trânsito. Ou seja, quando a mercadoria está presente nas transportadoras, nos modais e nos centros de distribuição, por exemplo.

Se você já fez um pedido, acompanhar a entrega dele te ajuda a passar data de entrega precisas para clientes e também para contabilizar o valor total de mercadorias, inclusive das que ainda não chegaram.

Ter essas informações claras e bem registradas é ótimo para evitar compras desnecessárias de itens que já estão a caminho e programar promoções para quando os itens chegarem.

 

4. Estoque de antecipação (estoque sazonal)

O estoque de antecipação ou estoque de sazonal é aquele que a empresa passa a utilizar quando antecipa sua produção para atender alguma alteração na demanda futura, algo já esperado e planejado.

Geralmente está ligado a duas situações: a sazonalidade, onde uma empresa que produz roupas passa a produzir mais casacos antes do inverno, por exemplo, ou quando está chegando uma data comemorativa. A segunda situação, é quando há instabilidade no fornecimento, o que ocorre principalmente no ramo alimentício. Ou seja, quando você percebe que algum item poderá faltar no futuro e antecipa uma compra maior para suprir a demanda dos próximos dias.

O estoque de antecipação pode ser criado revendo como foi o comportamento de vendas nos períodos anteriores, por este motivo, ressaltamos a importância de manter o registro de vendas.

 

Planilha para Controle de estoque em loja online

 

Como ter uma boa gestão de estoque no varejo?

Como escolher método de estoque?O estoque possui impacto direto no atendimento ao cliente, que por sua vez, é fator determinante para o lucro obtido pela empresa. Consequentemente, gerenciar e controlar o estoque de forma eficaz é um dos pontos essenciais para o sucesso do seu varejo.

Agora que você já conheceu os principais tipos, confira algumas dicas para ter uma boa gestão de estoque no varejo:

Invista em soluções tecnológicas

Começar a utilizar soluções tecnológicas no varejo é uma das principais formas de auxiliar o gestor a otimizar o seu plano de controle de estoque. Inclusive, no mercado atual existe uma ampla variedade de empresas especializadas no ramo, que oferecem planos de serviços customizados para atender às necessidades de empresas de todos os setores e portes.

Além de acrescentar agilidade a todos os processos que envolvem o controle de estoque, os softwares de gestão fornecem todas as informações necessárias para o gestor. Nesse sentido, relatórios consistentes e periódicos permitem que uma empresa de varejo aumente suas vendas, identificando possíveis falhas e diminuindo os custos.

Adote uma estratégia diferente para cada tipo de produto

Adotar uma estratégia de controle de estoque diferente para cada tipo de produto e deixar de lado a generalização, é uma dica imprescindível para o seu varejo. Afinal, cada produto em seu varejo possui um tipo único de consumidor, e é papel do gestor saber qual é.

Para itens de grande demanda, alto giro ou demanda provável, como feijão, arroz ou detergente, devem possuir um tipo de estoque automatizado. Isso garante que será possível administrar o volume do estoque, garantindo suas reposições constantes. Contudo, itens que apresentam uma demanda menor e pontual, mas que ainda assim possuem maiores margens, podem ser adquiridos por encomenda para reduzir custos e garantir que não faltem em seu varejo.

Faça acordos com seus fornecedores

Na hora de manter seu estoque sob controle, é importante que haja uma negociação equilibrada e benéfica com todos os seus fornecedores. Ou seja, manter boas relações é crucial para seu varejo. Por meio delas, é possível reduzir tamanho de lotes e aumentar a frequência de entrega de produtos para o seu empreendimento, por exemplo.

Saiba quando utilizar toda a verba disponível

Um dos erros mais comuns de gestores nos estoques de varejo é gastar toda a verba disponível para antecipar os momentos das entregas. Nesse contexto, estoques altos são um problema que atinge não só os varejistas, mas também os fornecedores. Isso porque eles tendem a esperar o maior tempo possível antes de promover uma liquidação. Isso significa que eventualmente eles também precisarão oferecer descontos para liberar seus estoques.

Sendo assim, esse tipo de oferta pode acontecer próximo do final da estação ou até mesmo um pouco antes do lançamento de uma nova versão do mesmo produto. Caso tenha utilizado toda a verba disponível para seu estoque varejista, é possível que você não consiga tirar proveito dessas boas oportunidades, ou tomar uma decisão que é muito comum: exceder o plano inicial de verbas e comprar além do planejado.

Como você viu ao longo deste artigo, ao conhecer os tipos de estoque, é possível identificar aquele mais adequado para a sua empresa. Sobretudo, isso permite atender ao consumidor no momento e nas condições mais adequadas, melhorando a saúde financeira do seu negócio e fazendo com que ele dê um salto competitivo.

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta