Controle de Estoque

Métodos para controle de estoque em lojas de roupas

Saber como montar e controlar um estoque em uma loja é uma etapa fundamental para o sucesso do empreendimento. Conheça os principais métodos a seguir.

PUBLICADO EM 15 DE maio DE 2023 6 minutos de leitura

Um estoque de roupas é um investimento. Ele faz parte do ativo da empresa e precisa ser gerenciado cuidadosamente, pois representa a possibilidade de lucro. A logística deste setor, quando bem feita, permite diferenciais competitivos de preço, agilidade e eficiência nos atendimento. E tudo isso gera a tão desejada satisfação do cliente. Por isso, é importante que você conheça diferentes métodos para controle de estoque e adote-os imediatamente em sua loja.


 

Entre as muitas preocupações de um lojista, a gestão do estoque muitas vezes é esquecida. No entanto, o controle do estoque de roupas é fundamental, seja para as lojas físicas ou online. Isso porque é a partir do conhecimento do que se tem no estoque que os vendedores conseguem atender os clientes com agilidade. Para as lojas online, ter as informações corretas evita a venda de produtos que já acabaram e, consequentemente, uma série de dores de cabeça com devolução do dinheiro e insatisfação do consumidor.

 

Métodos de controle de estoque de roupas 

Ter uma planilha para o controle de estoque da loja de roupas pode ser um bom início para quem deseja saber o que tem de fato no estoque, mas não é o suficiente. O método irá envolver toda a questão de giro da mercadoria. Isso é importante, pois roupas obedecem a temporadas de moda e necessidades do clima.

 

Peps: primeiro que entra, primeiro que sai (ou Fifo, do inglês: First in, First out)

A lógica é simples. A primeira peça que entra no estoque deverá sair primeiro que as demais. E para precificar o produto, é preciso levar em conta o valor pago na data da compra. O uso desta metodologia para controle de estoque evita que as peças fiquem “encalhadas” e percam seu valor de mercado.

Lembre-se que roupas são itens que obedecem a desejos de moda e esses desejos mudam constantemente. É bom evitar que as peças fiquem no estoque por muito tempo.

 

Controle de estoque mínimo

Quando se deseja diminuir os custos de manutenção dos estoques sem correr o risco de não atender à demanda, utiliza-se o método do “estoque mínimo”. Por meio dele, determina-se a quantidade adequada para cada tipo de peça. Para isso, é necessário manter um controle meticuloso para se determinar o momento exato de reposição.

O estoque inicial de uma loja de roupas online, por exemplo, pode ser trabalhado a partir do estoque mínimo para que o lojista não precise investir tanto para dar início a sua operação. 

 

Preço médio ou custo médio

Também conhecido por “média móvel” ou “método da média ponderada”, consiste na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. Tal metodologia é usada amplamente e aceita pelo Fisco.

Precisamos lembrar que o controle de estoque da loja de roupas também tem o objetivo de auxiliar na prestação de contas. Ao saber quanto a loja tem de reserva no estoque, você poderá se programar para investir mais ou menos em produtos e também tem os requisitos para fazer a prestação de contas.

 

Just-in-time

Esta conhecida técnica japonesa tem por objetivo ter a peça-chave na quantidade e no momento certos. Diferentemente dos outros métodos para controle de estoque citados, quem utiliza o Just-in-time acredita que para lucrar, é necessário ter um inventário para suprir somente as demandas da linha de produção imediata.

Neste caso, pense nas peças que atraem os clientes para a loja, aqueles que ganham a vitrine, mas que também podem saturar com certa velocidade.

 

Empurrar estoques (tipo push)

Este sistema é comumente empregado quando há mais de um tipo de estoque em uma mesma cadeia de distribuição e geralmente é adotada quando a quantidade material produzido é maior que a capacidade de estoque.

Esse tipo de controle de estoque para lojas, é muito usado em casos de lojas que trabalham com promoções e oportunidades. Normalmente é escolhido um produto chamariz e é criada uma condição vantajosa, para que a loja possa tirar mais itens do estoque.

 

Puxar estoques (tipo pull)

Neste caso, as quantidades de peças de roupas mantidas em estoque são somente para atender à demanda específica de um produto. Um destes sistemas é chamado de “estoque para a demanda” e é feito proporcionalmente ao que se prevê em relação à procura dos clientes.

Se a sua loja de roupas é dedicada a um público seleto, oferecendo itens com aura de exclusividade, talvez seja uma boa forma de fazer o controle. Imagine que você venda roupas de festa em uma cidade pequena. Esse tipo de controle evita que duas convidadas cheguem na mesma festa com o mesmo look.

 

Os benefícios dos métodos para controle de estoque

Independentemente de qual dos métodos para controle de estoque foi escolhido, para auxiliá-lo no armazenamento e controle de estoque, preços praticados no ato da compra e rotatividade dos produtos, utilize softwares de gestão. Por meio deles, você conseguirá ter uma visão nítida de todo processo de armazenamento dos produtos e necessidade de reposições. Portanto, conheça e invista!

Cuidar da logística de sua loja de roupas requer tempo e atenção, mas os esforços são compensados na realização das vendas. Imagine deixar de fechar um negócio porque sua cliente não encontrou a calça na numeração desejada? Caso isso aconteça, além de perder a venda, você poderá deixar de oferecer uma experiência única de compra que faria o cliente retornar à sua loja outras vezes. Não dá para perder o momento, certo?  Cuide bem de seu estoque e considere adotar, ao menos, um dos métodos para controle de estoque que apresentamos neste artigo.

Você já utiliza algum dos métodos para controle de estoque dentre os citados acima? Conte pra gente a sua experiência!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.