5 estratégias infalíveis para a venda de produtos sazonais no ano todo

venda de produtos sazonais

Produtos sazonais são aqueles que serão consumidos em apenas uma época específica do ano. Isso acontece muito no mercado culinário com panetones, ovos de Páscoa e muitos outros produtos. No ramo do vestuário, isso se dá com o aumento das vendas de roupas, acessórios e calçados na cor branca próximo à época do ano novo.

Independentemente de qual seja o seu segmento no mercado, é preciso levar em consideração a sazonalidade dos produtos. É possível ser lucrativo com estes produtos o ano todo. Quer saber como? Veja as 5 dicas que separamos para você!

 

1. Planeje-se com antecedência

Um bom planejamento é a melhor maneira de conseguir vender produtos sazonais. É preciso ter bem claro que em algumas épocas do ano eles terão maior saída, enquanto em outras o consumo será reduzido. Fazer isso vai ajudá-lo conseguir ter um bom giro no seu estoque o ano todo.

 

2. Mude a abordagem

Muitas vezes os consumidores não veem motivos para comprar os produtos fora de época. Então cabe a você criar uma demanda ou necessidade. Quer um exemplo disso? Pensa na venda de sorvetes. Essa ação está muito ligada ao verão, época na qual as temperaturas são maiores, e os sorvetes podem refrescar o público.

Mas existem receitas de sorvete quente, por exemplo, que seriam atrativos para o inverno e em temperaturas mais baixas em outras estações. Essa ideia pode ser muito atrativa para o consumidor. Então, é estratégico fazer um pôster com algumas receitas de sorvete quente e colocá-lo no refrigerador do produto. Desta forma, é possível driblar a sazonalidade do produto e estimular o consumo dele o ano todo.

 

3. Incentive compras fora de época

Vale a pena lembrar que algumas pessoas têm o desejo de consumir os produtos de uma época do ano fora dela. Exemplo disso são os panetones e os ovos de Páscoa. Pode ser uma boa estratégia oferecer esses produtos o ano todo para os seus clientes.

Para isso é importante fazer os cálculos e verificar se é ou não interessante ter um pequeno estoque para oferecer esses produtos em diversas épocas do ano. Confira com os fornecedores esta possibilidade, provavelmente eles estarão mais dispostos a negociar os valores fora da época.

 

4. Ofereça combos

Fazer a combinação de dois ou mais produtos que estão correlacionados em um mesmo kit com um preço um pouco mais acessível quando comparado à soma do valor total dos produtos individuais é uma excelente forma de aumentar as vendas dos produtos sazonais.

Essa estratégia pode ser usada tanto nos meses de alta como na época de baixa. Tanto na época do Natal quanto durante o ano, por exemplo, uma maneira de impulsionar a venda dos panetones e castanhas é oferecê-los em um combo. O cliente se sentirá mais motivado a comprar os dois produtos e não apenas um ou outro.

Esse tipo de ação tem por objetivo aumentar o ticket médio do seu cliente, além de promover os produtos e ajudá-lo a gerar mais fluxo no seu estoque parados.

 

5. Invista na parte visual

Cada data comemorativa do ano tem as suas cores, seus ícones e elementos visuais característicos. Na hora de montar as suas promoções, estes recursos chamarão mais a atenção do consumidor e o estimularão a consumir os produtos que estão presentes no seu estabelecimento.

Ao promover os produtos fora da época use as mesmas cores, formas, símbolos e outras coisas que são características do momento de mais procura. Por isso, invista na parte visual, e as promoções terão mais a atenção.

Lembre-se de que, para vender produtos sazonais o ano todo, é preciso contar com as parcerias certas. Desenvolva um bom relacionamento com o seu fornecedor. Só assim será possível fazer negócios que sejam benéficos para os dois lados sem estresse.

Gostou de conhecer estas 5 estratégias infalíveis para a venda de produtos sazonais no ano todo? Quer continuar lendo conteúdos de qualidade como este? Veja agora a importância da variedade do mix de produtos para sua loja!