Aceitar pagamento com boleto

Conheça as vantagens de sua loja aceitar pagamento com boleto bancário

Aceitar pagamento com boleto bancário no seu negócio, é uma alternativa muito bem vista pelos clientes. Mesmo com novos meios de pagamento, como contas digitais, QR codes e até mesmo cartões de crédito e débito, o boleto ainda é muito utilizado. Tanto que ele figura como a segunda forma de pagamento mais utilizada em compras online.

As vantagens e facilidades são visíveis para os dois lados da transação comercial – vendedores e compradores. Afinal, esta é uma das formas mais seguras e práticas para controle e recebimento dos pagamentos. Ela também é responsável pela melhora no fluxo de caixa e uma maior sensação de segurança para os clientes que ainda não sentem muita segurança na tecnologia.

Quer saber mais vantagens de aceitar pagamento com boleto bancário? Continue a leitura!

Diminuição do prazo de recebimento

Uma das grandes vantagens aceitar pagamento com boleto é o prazo de recebimento. Ele pode variar de acordo com o emissor do documento e sua negociação com o banco ou intermediadora. Na maioria dos casos, o dinheiro estará disponível em sua conta um ou dois dias úteis após a data em que o pagamento foi efetuado, o que agiliza seu fluxo de caixa.

Por ser uma venda à vista, que não inclui a taxa administrativa dos cartões (que pode superar os 5% no caso de cartões de crédito), é possível conceder descontos atrativos. 

Nas compras online, é comum que o parcelamento não seja permitido na modalidade de boleto, por isso, você pode assumir essa regra como parte de sua política e usar deste recurso para estimular compras à vista.

 

Opção aos cartões de crédito e débito

Mesmo com o grande número de cartões de crédito e débito disponíveis no mercado, o boleto bancário é uma opção importante para ter no seu negócio. Ele evita a perda de vendas por instabilidades de rede que podem inviabilizar, ainda que momentaneamente, a operação com os cartões.

É também uma forma de atrair os clientes que não utilizam cartões ou têm receios de utilizá-los em ambientes digitais. Além disso, é comum que as pessoas desistam de uma compra porque não há limite disponível ou quando o cartão ainda não virou. Ou seja, quando as datas de vencimento da fatura e da compra estão mais próximas. Com o boleto, esse cliente terá mais uma opção de pagamento e um incentivo para efetivar a compra.

 

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Sensação de maior segurança na quitação da compra

Muitos clientes ainda preferem ter um comprovante material do pagamento, com o registro de quitação impresso — o que aumenta a sua sensação de segurança. Oferecer a esse perfil de consumidor a opção do boleto também é uma forma de fidelização.

Além disso, muitos ainda têm receio de fraudes e clonagem de cartões. Na emissão do boleto, isso não ocorre. Afinal, ele não fornecerá os dados para o processamento automático do pagamento, como número do cartão e código de segurança. A quitação depende da efetivação do processo, que pode ser feita por meio eletrônico ou até em um caixa com atendimento pessoal.

 

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Boleto recorrente

A cobrança de boleto recorrente é uma forma inteligente de agilizar o controle de contas a receber. Garantir que os pagamentos sejam feitos sem atraso já é um ganho e tanto. Uma solução de cobrança de boleto recorrente permite que a empresa disponibilize aos seus clientes o boleto via internet alguns dias antes do vencimento, enviando por e-mails que podem ser vistos em qualquer hora e em qualquer lugar tanto no computador quanto em dispositivos móveis. Assim, fica mais fácil, inclusive, para o cliente, que não precisa se preocupar com a data de vencimento, já que receberá o boleto a tempo de quitar.

Também é possível programar alertas para que o cliente não esqueça do vencimento de sua fatura, juntamente com o link para baixar o boleto. Com isso, não se eliminam as chances de atrasos por esquecimento ou extravios. Outro ponto que uma solução de cobrança por boleto recorrente pode trazer é a atualização automática de juros e multas. Como o processo todo é online, na hora em que gerar e imprimir o boleto para pagamento o cálculo é feito automaticamente evitando erros e acúmulos das taxas para o próximo pagamento.

 

Facilidade de emissão

A emissão de boletos é muito fácil, principalmente se você puder contar com um sistema que facilite o processo. Essas facilidades envolvem desde a emissão até a quitação, pois esta tarefa pode ser automatizada através de um documento eletrônico emitido pelo banco. Ou seja, ao importar o documento, o sistema dá baixa em todas as faturas que foram pagas, evitando que precise fazer isso manualmente.

Para a emissão, você deve procurar o seu banco e negociar a melhor alternativa para o seu caso. Depois disso, bastará seguir as orientações técnicas para homologá-lo junto à instituição. Feito isso, a emissão é muito fácil, basta ter em mãos os dados do cliente.

Com um sistema integrado, a emissão é automática com base nos dados da compra. Do contrário, será preciso o preenchimento manual no site do banco — o que não é a melhor opção, pois diminui a produtividade e agilidade do seu PDV.

Para concluir, a razão mais importante para você aceitar pagamento com boleto bancário é que, se não oferecer esta opção, estará limitando o número de clientes. Aqueles que preferem ou precisam dessa modalidade de pagamento darão preferência para as lojas que trabalhem com ela e, obviamente, não dá para “baixar a guarda” com a concorrência.

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