Comércio de rua ou shoppings: qual é a melhor opção?

Shopping Centers ou comércio de rua?

Todo empreendedor que sonha em abrir uma loja tem a árdua missão de escolher um local para instalá-la e é neste momento que pode surgir a grande dúvida: comércio de rua ou shopping center?

A melhor maneira de se decidir é se basear no plano de negócios, pois é através dele que você poderá identificar o perfil de sua empresa, onde estão seus clientes e quais costumes eles possuem para, então, descobrir se eles frequentam mais o comércio de rua ou o shopping center.

Abaixo, listamos os prós e contras de cada uma destas opções para te ajudar a definir onde é melhor para você abrir sua loja. Confira!

 

Comércio de rua

Prós

Se você optar por abrir sua loja no comércio de rua tradicional, você poderá trabalhar com mais variedades e preços menores, afinal, você não terá que pagar os altíssimos alugueis de lojas de um shopping, além de ser possível a personalização total de sua loja, o que não poderia ocorrer dentro de um shopping center, que possui normas rígidas quanto a construção do layout de fachada.

Outro ponto positivo é a interação com a comunidade local. Não que esta não exista dentro de um shopping, mas o “calor humano” está mais presente no comércio de rua; além de ser possível conseguir um ponto nas ruas mais tradicionais e alcançar um público mais específico.

Contras

Em contrapartida, a falta de estacionamento pode complicar a chegada de seus clientes a sua loja, além de possíveis ambulantes que ficam nas ruas, causando muito desconforto aos clientes e ao empresário.

Outro ponto negativo é a segurança, pois você dependerá da presença de policiais ou guardas civis para coibir a ação de criminosos, pois, no comércio de rua, a probabilidade de ocorrerem furtos é maior.

 

 

Shopping center

Prós

A grande vantagem do shopping center sobre o comércio de rua é o conforto e a segurança, tanto para os lojistas quanto para os clientes. Por possuir uma estrutura fechada e uma grande quantidade de seguranças circulando pelos corredores, os consumidores sentem-se mais à vontade para gastar seu dinheiro, por terem maior sensação de segurança.

Quando falamos de conforto, é importante lembrar que os shoppings possuem ar-condicionado, estacionamento seguro, maior variedade de lojas e está protegido contra as diversas condições climáticas, como chuva, frio, calor.

Contras

Oferecer estes confortos aos seus clientes também não sai barato, pois, como dissemos anteriormente, os aluguéis e taxas são altos, o que fará com que seus produtos tenham um valor maior de venda, sem oferecer maiores lucros.

É bom lembrar, também, que muitas pessoas desistem de ir aos shoppings por considerarem o ambiente muito cheio de pessoas, ou por não terem muita paciência de procurar vaga nos estacionamentos — ou mesmo por acharem os preços abusivos, tanto do comércio quanto do estacionamento.

Ambos possuem seus prós e contras e devem ser cuidadosamente analisados e comparados aos objetivos e necessidade de sua loja, levando sempre em conta as informações levantadas na fase de construção de seu plano de negócio.

Agora que você conhece os prós e os contras do comércio de rua e do shopping center, qual dos dois se encaixa em suas necessidades? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e aproveite para nos contar um pouco de sua experiência!

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Gestão de Lojas

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para gestão de lojas