Novos Negócios

Comércio de rua ou shoppings: qual é a melhor opção?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada local e entenda se comércio de rua ou shopping faz mais sentido para a sua loja.

PUBLICADO EM 23 DE novembro DE 2023 5 minutos de leitura

Todo empreendedor que sonha em abrir uma loja tem a árdua missão de escolher um local para instalá-la e é neste momento que pode surgir a grande dúvida: comércio de rua ou shopping center? 

A melhor maneira de se decidir é se basear no plano de negócios, pois é através dele que você poderá identificar o perfil de sua empresa, onde estão seus clientes e quais costumes eles possuem para, então, descobrir se eles frequentam mais o comércio de rua ou o shopping center. 

O que considerar ao escolher entre comercio de rua ou shopping center? 

A escolha entre comércio de rua e shopping para abrir uma loja depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto, orçamento, localização e público-alvo. Mas, os pontos imprescindíveis são: 

Orçamento: custo de locação, manutenção e outros custos operacionais pode variar significativamente entre as duas opções. 

Público-Alvo: conhecer o seu público-alvo e entender onde eles preferem fazer compras pode influenciar na escolha do local. 

Concorrência: avalie a concorrência na área, tanto em termos de quantidade quanto de tipo de lojas, para determinar a saturação do mercado. 

A seguir, listamos os prós e contras de cada uma destas opções para te ajudar a definir onde é melhor para você abrir sua loja. Confira! 

Comércio de rua 

Prós 

Se você optar por abrir sua loja no comércio de rua tradicional, poderá trabalhar com mais variedades e preços menores, afinal, você não terá que pagar os altíssimos aluguéis de lojas de um shopping, além de ser possível a personalização total de sua loja, o que não poderia ocorrer dentro de um shopping center, que possui normas rígidas quanto a construção do layout de fachada. 

Lojas de rua muitas vezes têm uma visibilidade direta para pedestres, o que pode atrair clientes locais. Além disso, muitas vezes contribuem para a atmosfera única de um bairro, atraindo clientes que valorizam experiências mais personalizadas. 

Outro ponto positivo é a interação com a comunidade local. Não que esta não exista dentro de um shopping, mas o “calor humano” está mais presente no comércio de rua; além de ser possível conseguir um ponto nas ruas mais tradicionais e alcançar um público mais específico. 

Contras 

Em contrapartida, a falta de estacionamento pode complicar a chegada de seus clientes a sua loja, além de possíveis ambulantes que ficam nas ruas, causando muito desconforto aos clientes e ao empresário. 

Outro ponto negativo é a segurança, pois você dependerá da presença de policiais ou guardas civis para coibir a ação de criminosos, pois, no comércio de rua, a probabilidade de ocorrerem furtos é maior. 

Shopping center 

Prós 

A grande vantagem do shopping center sobre o comércio de rua é o conforto e a segurança, tanto para os lojistas quanto para os clientes. Por possuir uma estrutura fechada e uma grande quantidade de seguranças circulando pelos corredores, os consumidores sentem-se mais à vontade para gastar seu dinheiro, por terem maior sensação de proteção. 

Quando falamos de conforto, é importante lembrar que os shoppings possuem ar-condicionado, estacionamento seguro, maior variedade de lojas e está protegido contra as diversas condições climáticas, como chuva, frio, calor. Ou seja, com isso, os shoppings geralmente têm um tráfego constante de clientes, proporcionando maior exposição à sua loja. 

Contras 

Oferecer estes confortos aos seus clientes também não sai barato, pois, como dissemos anteriormente, os aluguéis e taxas são altos, o que fará com que seus produtos tenham um valor maior de venda, sem oferecer maiores lucros. 

É bom lembrar, também, que muitas pessoas desistem de ir aos shoppings por considerarem o ambiente muito cheio de pessoas, ou por não terem muita paciência de procurar vaga nos estacionamentos — ou mesmo por acharem os preços abusivos, tanto do comércio quanto do estacionamento. 

Como escolher? 

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção, lembre-se que a melhor opção dependerá das características específicas do seu negócio e das preferências do seu público-alvo. Lembre-se que existem inúmeras opções em rua e em shoppings, com diferentes composições de custo. Faça sua análise de mercado detalhada e entenda as necessidades dos clientes locais. Certamente esses são passos essenciais para sua tomada de decisão.  

Uma vez que ambos possuem seus prós e contras e devem ser cuidadosamente analisados e comparados aos objetivos e necessidade de sua loja, leve sempre em conta as informações levantadas na fase de construção de seu plano de negócio. 

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.